Letícia Sallorenzo
Letícia Sallorenzo é Mestra (2018) e doutoranda (2024) em Linguística pela Universidade de Brasília. Estuda e analisa processos cognitivos e discursivos de manipulação, o que inclui processos de disseminação de fake news.
[email protected]

Cantanhêde e a gramática da manipulação, por Madrasta do Texto Ruim

Cantanhêde e a Gramática da Manipulação

por Madrasta do Texto Ruim

Essa manchete rende uma aula inteira sobre como mocozar responsabilidades.

“Preocupa a reação de Lula, que não poupa ameaças de revide a ataques a caravana”

Vejamos os verbos dela:
Preocupa e poupa.
Certo?

Não. Tem mais três verbos disfarçados de substantivos: ameaças, revides e ataques. Justamente as palavras mais negativas da manchete.
Por que um verbo vira substantivo (tecnicamente, chama-se “nominalização verbal”, mas quem liga?)?
Eu mostro:

– a polícia atacou os bandidos.

Pode virar
– o ataque da polícia

Mas, mais comumente, vira
– o ataque AOS BANDIDOS.

Cadê a polícia? Sumiu. Ela é agente da frase, mas na nominalização do verbo atacar, foi mocozada.

É pra isso que serve a nominalização de verbos. Pra você dar destaque AO QUE VOCÊ QUER QUE O SEU LEITOR ENTENDA.

Voltando à manchete acima.
Quem tá ameaçando? A própria manchete responde: é Lula.
Quem vai revidar? Idem: é Lula.

Quem tá atacando?
Cri cri cri cri….

Mas se sabe que o ataque foi à caravana.

Nós sabemos que a caravana do Lula foi atacada por agroboys.

E o leitor do Estadão? Sabe?

Sempre que você ler uma manchete com o verbo atacar ou o substantivo ataque, faça esse teste.

Você vai observar que o sujeito que mais aciona o verbo atacar é PT, em todas as suas concepções: Lula, Dilma, qualquer outro membro do PT, militantes, partidários de Lula etcetcetc.

Muitas vezes o verbo atacar é perfeita (e mais adequadamente) substituído por criticar.

Mas atacar é o verbo escolhido, pq aciona ideias de ímpeto, instinto, irracionalidade. Criticar pressupõe pensar, ponderar.

Quando o PT fica do lado de lá do verbo, ou seja, qdo é vítima / alvo de ataques, o agente da frase é sumariamente mocozado.

Apenas reparem.

Este foi um drops do que eu tô preparando pro meu livro “A Gramática da Manipulação”.
Tô acabando de escrever, me aguardem!

 

Letícia Sallorenzo

Letícia Sallorenzo é Mestra (2018) e doutoranda (2024) em Linguística pela Universidade de Brasília. Estuda e analisa processos cognitivos e discursivos de manipulação, o que inclui processos de disseminação de fake news.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Não carece tanto

        Basta um abraço de um desses milhares e milhares moradores das ruas do País e a fulana cai durinha, fulminada, direto pro encontro com o cão.

  1. Só falta a análise do “anarquista substantivo”

    que é grande leitor do oesp.

    P.S.: os leitores do oesp me lembram um sucesso do roqueiro françês Eddy Mitchell (né Claude Moine): “s’il n’ en reste qu’un je serai celui-lá” (se só sobrar um será eu).

    P.P.S. (Ironic mode ON) Bom saber que E, Catanhede ainda existe

  2. Ignore o que diz a bandidagem e faça a sua parte !!

    Amanhã (28), às 10h, o Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia entregará ao MP do Paraná a Notícia Crime elaborada com material triado pelo CAAD a partir dos e-mails com denúncias enviadas ao Coletivo.*

    ➡ *Trata-se de vídeos com cenas de apedrejamento, fogo e obstrução nas estrada para impedir a passagem da caravana, fotos de postagens com ameaças de morte a Lula, crimes de lesões corporais contra militantes, cerceamento do direito de ir e vir de Lula e de militantes, injúrias e postagens criminosas em grupos de Whatsapp, a respeito da qual se pedirá ao MP a identificação dos sujeitos através dos seus números de telefones, ali identificados*.

    ➡ *O ato de entrega da nossa representação criminal será às 10h no CAOP de Direitos Humanos, diretamente ao Dr. Olympio Sotto Mayor Neto, que encaminhará todas as denúncias para as devidas providências*.

    ➡ Como se tratam de crimes de ação penal pública, o legitimado é o Ministério Publico, a quem cabe promover a ação penal, então o CAAD, através de notícia crime, está levando ao conhecimento do MP para que tome as devidas providências e encaminhamentos em relação a todas as denúncias, o que não afasta a possibilidade de, também, quem se sentiu ofendido, ingressar com queixa-crime pelos crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), que são de ação penal privada.

    ➡ *Olympio de Sá Sotto Maior Neto é coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná*.

    * Se ainda tiverem denúncias a enviar, estamos recebendo pelo e-mail: [email protected]

    ⚖ *Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia – CAAD

     

  3. É isso aí, é necessário para

    É isso aí, é necessário para as pessoas saberem qual é o manual de jornalismo que o pig segue de fato. Esses que eles andaram publicando é engana trouxa, todo mundo sabe, menos os trouxas, claro.

    É que nem a constituição de 88 transformada em um amontoado de papel encadernado. Quem ler e acreditar que vale, vai quebrar a cara a cada esquina.  

    Já que não leio essas coisas, ainda estou esperando alguém trazer do pig algumas palavras de repúdio ao atentato. Deve ter havido, assim espero! Mas por enquanto eu vi essa do dona Tucanhede e uma da Folha dizendo que o atentado foi reforçar a “tese” de perseguição à Lula.

    As balas perseguiram Lula e os petistas ou é uma tese? Aí vai algo que certamente estará no seu livro, cara Madrasta. A Folha não chega a verbalizar que “possa talvez ter sido” um atentado forjado por petistas para insuflar a tese de perseguição. Mas deixa a vontade quem se dispõe a fazer o trabalho sujo. Essa tática chama-se “levantar a bola”, também muito comum no pig

  4. É assim que se manipula um
    É assim que se manipula um rebanho, já banhado em preconceitos, fanatismo e nojo….

    A caravana de Lula é agredida com ovos, socos, pedradas, e agora tiros…. A mídia e a sociedade deveriam estar indignados e se unirem contra essa ameaça tão séria à democracia, à liberdade, certo? ERRADO !!!!

    “Preocupa a reação de Lula….. Preocupam as ameaças de revide DO LULA……”
    Um exemplo clássico de falta de caráter absoluto, um exemplo clássico do que afirmo há anos: que o Brasil virou um “MUNDO-MATRIX”, onde a realidade é distorcida para caber na ideologia e objetivos dos poderosos, dos fascistas, dos que não conseguem mais viver sem propagar o ódio…

    Por isso minha tristeza e desespero, de ver pessoas civilizadas em seu dia a dia em outras áreas de sua vida, totalmente enfermas, contaminadas, por algo tão fétido…….

    As mais exaustas e confusas, em vez de encararem a manipulação de que foram vítimas e buscarem na VERDADE o antídoto contra esse horror, refugiaram-se no “apoliticismo” – a caverna, onde esperam se esconder da dura realidade……

  5. A palavra…

    Caríssima,

    quando você diz mocozar, quer dizer mocozear (vtd Reg (RJ), gír Pôr algo em lugar oculto e de difícil acesso; esconder)?

      1. Em SP também se diz mocozar.

        Em SP também se diz mocozar. E é  bem a cara desses fascistas mocozar de um tudo mesmo, principalmente a verdade.

  6. A Catanhede deveria mais é

    A Catanhede deveria mais é falar sobre a relação entre botox e idiotice. Ela e a Marta Suplicy estão com as expressões paralisadas. A loira que foi filmada tacando pedra no ônibus do Lula também tinha botox na cara inteira. E são o que são: mulheres de uma certa idade com o rosto botocado.

    Será o botox a causa de tanta idiotice?

    1. Esse tema é na verdade

      Esse tema é na verdade assunto pra Tese. Catanhede, Marta, Ana Maria brega, Dodge, etc…. Casuistica abundante ou desbundante?

  7. O velho estigmatismo de que a vitima tem culpa…

    Esses pseudos-modernos paulistas que adoram os segundos cadernos não passam de herdeiros de senhores de escravos. Ou então adquiriram todo o autoritarismo e conservantismo desses. Quer dizer que para a Cantanhêde se ela for estuprada, ela é a culpada…

  8. Segundo a madame…..

    O ideal seria a caravana  do Lula tomar tiro e oferecer a outra face sempre mantendo as boas maneiras…….essa galera ta querendo ver o circo pegar fogo……….nâo tem outra explicação……

  9. madama

    Como é ridícula essa gente, são anacrônicos, ultrapassados, repulsivos e repugnantes, verdadeiras caricaturas dos seres humanos.

    Eis aqui a gentalha, a representante cadela vira-latas. Essa é a gente que, para o bem da humanidade, deve ser enjaulada e exposta no circo dos horrores.

    Haja plástica, maquiagem e perfume para disfarçar o fedor que exalam.

    É isso mesmo: Nós, milhões, contra eles; uma meia-dúzia de parasitas metidos e afetados, que têm a absoluta convicção de serem superiores aos da massa fétida.

    (Foi o PT que inventou o ¨nós contra eles¨.)

    [video:https://youtu.be/OmHDcQ66KLo%5D

  10. Uma peste dessa não pode ser

    Uma peste dessa não pode ser chamada de jornalista. Ao fazermos, estamos depreciando toda a classe, o que não é justo.

    Todos os do mesmo naipe dela foram na mesma direção: ou afirmar sem tirar nem por que foi armação do PT para se auto vitimar, caso, por exemplo, do vomitável Augusto Nunes ou, o que ainda pior, apelar para truques semânticos para disfarçar a imputação criminosa. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador