Caravana teatral de Goiânia realiza espetáculos abertos ao público no Campo Limpo

Foto: Layza Vasconcelos | Espetáculo: A história é uma Istória

Enviado por Thais Siqueira

Caravana teatral de Goiânia realiza espetáculos abertos ao público no Campo Limpo

A cidade de São Paulo foi escolhida por três grupos de teatro de Goiânia que protagonizam o projeto “Na Estrada” para encerrar as apresentações que circularam em outros estados brasileiros.

Após passar por três estados brasileiros, o Projeto Na Estrada, formado pelos coletivos Bastet, Farândola e Poesia da cidade de Goiânia chega a São Paulo para realizar durante os dias 23, 24 e 25 de maio, uma série de espetáculos no Espaço Cultural CITA – Cantinho de Integração de Todas as Artes, localizado no Campo Limpo, zona sul da cidade.

Nestas datas o público poderá conferir gratuitamente, três diferentes espetáculos: Rato de Biblioteca, A história é uma Istória e Quando se abrem os Guarda-Chuvas, cada um deles apontando para questões do mundo contemporâneo, mas com formas e linguagens para públicos diferentes.

O projeto tem o objetivo de formar novas redes e o fortalecimento da produção cênica em âmbito nacional, por meio de um intercâmbio cultural. Em São Paulo, essa articulação está sendo realizada em parceria com o Bando Trapos, companhia de teatro que desenvolve suas atividades no Espaço Cultural Cita, uma ocupação cultural gerida por diversos coletivos do distrito do Campo Limpo.

Além dos espetáculos, o projeto que conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Governo de Goiás também prevê a realização de bate-papos  em cada uma das localidades. Segundo Patrícia Vieira, da Plano V Eventos e Cultura, produtora do projeto, a ideia é “estabelecer pontes de diálogo entre os artistas dos espetáculos, o público, a produção e os artistas de cada localidade visitada.”

Sobre os espetáculos

Quando se abrem os Guarda-Chuvas – Farândola Teatro

O monólogo “Quando se abrem os guarda-chuvas” tem a atuação de Fernanda Pimenta, que também é coautora da obra. Um trabalho que nasceu junto com o Farândola Teatro, no ano de 2011. A direção é da espanhola Elena Diego e a dramaturgia do carioca João Pedro Fagerlande. Um trabalho de teatro físico e poético, que é ao mesmo tempo melancólico e cômico, lírico e áspero, contundente e apaziguador. A oralidade é o ponto de partida da personagem Conceição, uma viúva de mais de 70 anos, que se relaciona com o público de uma maneira calorosa, falando de seu dia-a-dia de pessoa idosa, que viu seu mundo se transformar aos poucos. A espevitada figura fala em futuro, em desejos, em como se relaciona com um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, e certifica a audiência de sua autonomia e capacidade de se apropriar de tudo isto, inclusive de sua vontade de novamente amar. Dona Conceição contracena com suas memórias e com personagens que estão do outro lado da ligação ou das redes sociais. Ou seja, quando Dona Conceição abre seu guarda-chuva é tão somente para sair mundo afora, caminhando em direção a um futuro que ainda pode lhe reservar muitas surpresas.

A história é uma Istória – Grupo Bastet

Uma comédia de Millôr Fernandes. Um espetáculo questionador e atual, que aborda a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, derrubando os mitos, questionando os ídolos e ridicularizando os “grandes” feitos da humanidade, contando-os pela ótica dos excluídos, explorados e derrotados. O poder do espetáculo está no encontro com o espectador. Corrupção, exploração do sexo, a miséria humana, a canalhice dos poderosos, a alienação das massas. Tudo isso contado pelo Grupo Bastet, que há 15 anos inquieta-se na criação de obras sobre o mundo que alcançamos e sobre o mundo que sonhamos. No elenco estão Thiago Moura e Fernanda Pimenta. A direção do espetáculo é de Lua Barreto. E o ator Miqueias Paz foi quem fez a direção dos atores.

Rato de Biblioteca – Cia. De Arte Poesia Que Gira – 50 MINUTOS – Classificação: Livre

Uma Ratinha, ávida leitora, e uma Traça, muito sabichona e gulosa, são as protagonistas desta trama, que faz uma defesa divertida do hábito da leitura. O enredo mostra que as duas são moradoras de uma biblioteca pública que está prestes a fechar por falta de leitores. Preocupadas com seus futuros, elas vão armar os mais mirabolantes planos para defender seu lugar de vida e de cultura. O público se torna cúmplice da do estratagema. As atrizes Thaíse Monteiro e Fernanda Pimenta cantam, dançam, tocam instrumentos e se apropriam do circo e do teatro para lembrar o público sobre o poder e a importância dos livros. O espetáculo está em cartaz desde 2012.

SERVIÇO:

Projeto Na Estrada: Coletivo Bastet, Farândola e Poesia

23 de maio

Espetáculo: Rato de Biblioteca

Horário: 10h

 

24 de maio

Espetáculo: A História é uma Istória

Horário: 20h

 

25 de maio

Espetáculo: Quando se Abrem os Guarda-Chuvas

Horário: 20h

Classificação: Livre

Entrada Gratuita

Local: Espaço Cultural Cita

Endereço: R. Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refugio, São Paulo – SP, 05576-100

Telefone: (11) 5844-4116

 

Mais informações:

62 99948-9556

11 95351-7099

 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador