Cientista que se deixou picar por abelhas vence Ig Nobel

Jornal GGN – Distribuído em uma cerimônia na Universidade de Harvard, o prêmio Ig Nobel homenageia estudos com abordagens e teses diferentes, curiosas e pouco usuais. Um dos vencedores deste ano, na categoria de Fisiologia, foi  Michael Smith, cientista que se deixou picar por abelhas em todo o seu corpo, incluindo no pênis. Outro premiado foi o trabalho de Nick Enfield, da Austrália, que descobriu que o termo “huh” está presente em todas as línguas humanas.

A premiação existe desde 1991 e homenageou 12 trabalhos em dez categorias diferentes. Os vencedores ganham um nota de dez trilhões de dólaroes do Zimbábue, moeda que foi extina neste ano e tinha a conta de 250 trilhões de dólares zimbabuanos por US$1.

Do O Globo

Cientista que se deixou picar por abelhas até no pênis vence Ig Nobel
 
Outras categorias também mostram engraçados estudos como a descoberta do ‘huh’ como palavra universal

Desde 1991, a comunidade científica internacional dedica uma noite do ano para rir com estudos que propõem abordagens e teses curiosas e pouco usuais, mas fazem parte da construção do conhecimento. O lema do prêmio Ig Nobel, distribuído na noite desta quinta-feira em concorrida cerimônia na Universidade Harvard, é homenagear realizações que façam as pessoas gargalhar, e depois pensar, como o trabalho de Nick Enfield, pesquisador da Universidade de Sydney, na Austrália, que encontrou evidências de que o termo “Huh” é uma palavra universal, presente em todas as línguas humanas. Ou o vencedor na cateogoria de Fisiologia: um trabalho em que o cientista se deixou picar por abelhas em todo o seu corpo – inclusive no pênis.

— Os resultados dão uma visão sobre o que é especial na linguagem em nossa espécie — disse Enfield, vencedor do Ig Nobel na categoria Literatura. — Nossas descobertas têm implicações no ensino de línguas e na comunicação intercultural. Sabendo como e quando usar essa ferramenta pode ajudar as pessoas na compreensão mútua de forma mais efetiva.

DEZ TRILHÕES DE DÓLARES DO ZIMBÁBUE

Ao todo, foram 12 os trabalhos premiados na 25ª edição do Ig Nobel, em dez categorias diferentes. Os vencedores recebem um troféu e uma nota de dez trilhões de dólares do Zimbábue (a moeda, extinta este ano, tinha a cotação de 250 trilhões de dólares zimbabuanos por US$ 1) das mãos de verdadeiros laureados. Este ano, participaram do evento Carol Greider e Jack Szostak, Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2009; Eric Maskin, Nobel de Economia em 2007; Frank Wilczek, Nobel de Física em 2004; e Dudley Herschbach, Nobel de Química em 1986.

Hajime Kimata, diretor do Departamento de Alergia do Hospital Kyouwakai, em Osaka, no Japão, e Jaroslava Durdiaková , da Universidade Comenius, em Bratislava, na Eslováquia, foram os vencedores do Ig Nobel na categoria Medicina, por descobertas relacionadas ao beijo. Kimata descobriu que o ato de beijar influencia as defesas contra alergias provocadas por pólen e ácaros. O estudo de Jaroslava demonstrou ser possível recuperar traços genéticos na saliva trocada durante o beijo.

— Nós somos especialistas em beijo. Se tiverem alguma dúvida, basta nos perguntar — brincou Jaroslava.

O estudo de David Hu, premiado na categoria Física, descobriu que praticamente todos os mamíferos, não importa o tamanho, demoram o mesmo tempo para esvaziar a bexiga, aproximadamente 21 segundos.

— Isso é explicado pela lei da gravidade — disse Hu. — Na próxima vez que estiver na fila do banheiro, lembre-se que precisa esperar por 21 segundos.

Na categoria Química, o trabalho vencedor foi liderado por Gregory Weiss, e descreveu uma nova técnica para “descozinhar” ovos, que poderá ser usada não na culinária, mas no desenvolvimento de novas drogas pela indústria farmacêutica. O prêmio de Administração foi para Raghavendra Rau, que descobriu que muitos empresários de sucesso desenvolveram o gosto pelo risco ao vivenciarem desastres naturais durante a infância, mas sem serem afetados diretamente.

— A lei que descobrimos é que o que não te mata, te torna mais amante do risco — disse Rau.

A Polícia Metropolitana de Bangkok, na Tailândia, foi premiada em Economia por oferecer pagamento extra a policiais que rejeitarem suborno. Em Matemática, venceu o trabalho liderado por Elisabeth Oberzaucher, por tentar usar técnicas matemáticas para entender como Mulai Ismail, Imperador do Marrocos entre 1672 e 1727, conseguiu ser pai de 888 crianças. Em Biologia, Bruno Grossi observou que uma galinha com um peso preso na parte traseira caminha como um dinossauro; e em Medicina Diagnóstica, Diallah Karim descobriu que sentir dor ao passar por um quebra-molas indica a presença de uma apendicite aguda.

Na categoria Fisiologia, os vencedores foram Justin Schmidt e Michael Smith, por estudos relacionados a dor. Smith se doou ao trabalho, ao deixar ser picado por abelhas em 25 partes do corpo para descobrir onde as dores são menos (cabeça, ponta do dedo médio e braço) ou mais (narina, lábio superior e pênis) intensas.

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lá em Brasília tem um montão

    Lá em Brasília tem um montão de ‘cientistas’ aptos a receberem o Ig Nobel. Numa memória recente, o Gilmar Mendes no seu voto de anteontem…

  2. O IgNóbel está mudando de abordagem.

    No início era mais voltado para pesquisas que eram consideradas um desperdício do dinheiro público com assuntos idiotas que não levavam a nada.

    Atualmente pela lista de vencedores temos pesquisas que aportam coisas para o desenvolvimento científico, como achar um som que deve ser natural e deve ter servido como o início de todas as línguas, sendo mais coisas e metodologias completamente idiotas (deixar ser picado por abelhas) para aportar algo que é importante para a ciência (saber quantificar a dor conforme a posição do corpo que se sofre a injúria). Se eu fosse do comite julgador pediria afastamento. pois estão deixando séria a brincadeira.

    1. Sim, mas “uh” tem a ver com a

      Sim, mas “uh” tem a ver com a geometria da garganta e como o ar eh expelido do pulmao e nao necessariamente a ver com “linguagem”.  Como fungar, digamos.  Nao eh so que aparece em praticamente toda “linguagem humana”, mas aparece em “linguagens animais” tambem.  Se o estudo nao menciona isso, ele tem zero valor linguistico mas continua com alto valor de entretenimento!

      (outro dia minha filha tava escutando uma musica no youtube e o cara ficava repetindo “say luh”.  Ela nao sabia o que era e nem eu, mas eu disse pra ela que esse “lah” era arabe, ela pesquisou e confirmou que os caras do video eram arabes)

    2. Pelo menos na ediçao anterior q foi tema aqui, sp foi sério

      As matérias é que levam na galhofa o que é sério pelos autores delas e comentaristas nao entenderem o ponto. Me lembro que uma pesquisa de um dos maiores primatologistas que há foi ridicularizada, e havia outra tb, sobre a gagueira, que era importante mas neguinho achou que sabia mais que o pesquisador.

  3. Triste pelo Sardemberg ter

    Triste pelo Sardemberg ter pedido o Ig Nobel de Economia com sua tese de que a crise na Grécia foi culpa da Lula e Dilma….

    Ano que vem ele ganha!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador