Buscar lá no fundo mesmo

Por Bruno Bento.

“Buscar lá no fundo mesmo”.

2013-01-05 15.30.59Esta frase que ouvi e que marcarão o tom da Associação Mucury Cultural neste 2013. Toni, trocador da linha de ônibus que liga Teófilo Otoni ao distrito de Maravilha disse a frase acima quando conversávamos sobre cultura enquanto esperávamos a saída do carro para percorrer quase 80 quilômetros, maior parte de terra, e chegar na Comunidade de São Julião 2.

São Julião é um dos fundos deste Mucuri. Não no sentido de distância ou exclusão (que já o foram), é um fundo, um dos lugares mais profundos de nossa cultura mucuriana. Desde o segundo semestre de 2011 tive oportunidade de estar em alguns destes fundos, Comunidade Quilombola de Água Limpa, a tribo dos Mocuriñ, São Julião e Córrego do Norte, os últimos origens de Pereira da Viola e Bilora, respectivamente.

Acabei de chegar de uma experiência única, revolucionária e perturbadora que provavelmente definirá os alicerces de nosso trabalho. Revolucionária não no sentido clichê barato, mas de um retorno, é no sentido astronômico mesmo, uma volta, um retorno. E perturbadora pois sacudiu o ritmo ainda um tanto quanto superficial de nosso trabalho.

A Convite de Pereira da Viola e da Associação Quilombola Vaz Pereira, fui estar nas entranhas desta nossa acre região. O sol provando o quão bravo somos em nossa origem, as mulheres e homens enfrentando-o com compaixão, esta sim uma boa palavra. Não há reclamação. Nem resignação. Há vida.

2013-01-08 08.20.25A beleza dos lajedos, serras e grotas, matas e dos bichos todos, do canto da lambu e da fogo-pagou à gritaria das maritacas provocam um efeito indescritível, só pode ser compartilhado, não descrito. À madrugada o trabalho, quando do sol quente, chegam-se à sombra e o descanso do trabalho, nestas horas há de tudo: conversa, comida, bebida, música, conversa, riso, sabedoria popular, conversa, reza e conversa. O sol esfria e alguns arrematam o serviço antes começado. Depois, mais uma rodada generosa de prosa, risada, remedação e iniciam-se os preparativos para a função.

Recomeçado por uma promessa há quase 10 anos, a Folia de Reis da comunidade está na hora de seu recomeço diário, a função desde o dia 25 de dezembro passado. Chegam a sanfona, a viola, a rabeca, o triângulo, o violão, a caixa de folia, os pandeiros e seus tocadores, as pastorinhas e as vozes todas, aqui muitas. Uniformizados e com a bandeira à frente saem atrás das casas e dos presépios, estes feitos de tudo quanto há. Nestes presépios inclusivos estão desde o Menino Jesus, os bichos e bonecos de barro do cumpadre Ilso, aos dinossauros de plástico que as crianças estão brincando, neles há tudo divera.

2013-01-06 00.19.31Esta função regada com muita reza, café, chá, água, cachaça e vinho e mastigada às pamonhas, biscoitos e bananas, percorre e leva às lágrimas (de alegria a saudade) muitos de nós. As vespas das festas até o dia 6 de janeiro, este ano fechadas temporãs no dia 7 na casa da matriarca Mãe Augusta.

A tristeza de ir embora mesmo depois de perder a volta algumas vezes é recompensada pela claridade dada às ideias. Tudo é ensinamento. Tudo é tranquilidade. Mesmo as desgraças. Estou usando estes pontos, pois não há reticências nestes casos. É assim. 

É deste povo sofrido, que por seu trabalho, cantoria e louvação não passa fome, nossa cultura popular. Não há condições de falarmos em setor cultural, economia criativa, profissionalização sem esta perspectiva de profundidade. O Mucuri é seus grotões. Isso não é “pejorativo, negativo e negador” como uma vez me disse um renomado pesquisador da cultura popular, isso nossa realidade. O sol e a chuva que não têm dó quando estão aí formaram isso. Uma região linda, acre, fértil, dura, cravada de riquezas e desgraças, onde a água cavou a terra entre lajedos e as pedras os lugares mais férteis do Mucuri, as grotas, os grotões, onde estas comunidades florescem, como aquelas flores do mato: fortes e coloridas.

2013-01-06 23.50.22Alguns tentam imprimir à identidade neste vale, vários conceitos para o identificamos, uma vez que não somos simples e categoricamente as Minas ou os Gerais, de forma alguma. Esta é uma discussão reiniciada há pouco e ainda muitíssimo delicada, que pelo jeito começará a ser esmiuçada cada vez mais, mas estes são outros quinhentos.

O certo é que nosso fundo são esses nossos Grotões, é de lá que viemos e eles têm de ser o sustentáculo de todo o nosso trabalho. Conseguir ter esta clareza já com as poucas incursões que tive a honra de participar junto às comunidades e familiares de Bilora, e Pereira da Viola, além do Primeiro Encontro de Violeiros de Teófilo Otoni, das ações do Instituto Sociocultural Viva Viola, da visita à Comunidade Quilombola de Água Limpa e na tribo dos Mocuriñ nos últimos dois anos.

E neste ano que o cenário cultural de Teófilo Otoni e do Mucuri promete, esta será uma de nossas reflexões e diretrizes: “Buscar lá no fundo mesmo”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador