A força da cultura de um povo

   

 Não dá para negar, que fatos como este ocorrido nos Estados Unidos na madrugada do dia 20, sempre nos chocam profundamente, mesmo se considerando não tratar-se de um fato novo, ainda mais na terra do Tio San. Não podemos nos esquecer que nós também já tivemos nossos atiradores, e um caso ainda está bem presente na memória do brasileiro, o da escola de Realengo. E não quero aqui entrar no mérito da questão que costuma ser tão debatida nesta hora, por profissonais da saúde mental, principalmente, sobre as possiveis motivações que levam alguem a cometer tal ato.

O que quero discutir na verdade, é a impressionante diferença nas abordagens desses casos, aqui no Brasil, e lá nos Estados Unidos. Este tipo de ação aqui, costuma estimular uma enorme discussão em torno do tema do desarmamento, enquanto que lá, o efeito tende a ser exatamente contrário, com uma verdadeira corrida de americanos às lojas de armas.

Essa cultura das armas, tão presente na sociedade americana, escancarada sobretudo no cinema, é algo que realmente me impressiona muito. Incrivel como uma sucessão de tragédias ocorridas naquele país, como esta da ultima sexta-feira, não são suficientes para que a sociedade e a justiça revejam este conceito.

Não quero usar aqui de morbidez, ou parecer insensivel. Mas penso que este tipo de tragédia parece combinar muito mais com a sociedade americana. A nossa aqui tem muito mais a ver com pequenos absurdos do dia a dia, fruto de uma precária cultura terceiro-mundana. Lá, o cidadão aprende desde cedo a ser exigente, a não se contentar com o “menos”, com o “menor”, ou com o “remediado”. Muito pelo contrário, querem sempre o colossal, o inteligente, o moderno, o justo, o correto, o preciso e perfeito. Acontece, que se esquecem que o ser humano  não é nem preciso e nem perfeito. Muito pelo contrário, é imprevisível.

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador