“A Crônica das Notícias”. Publicado, em 18/01, em Rio News

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 18 de janeiro de 2013 no Jornal Rio News
 
 

RESGATE DESASTROSO

A operação militar, do Exército da Argélia, desta quinta-feira, para resgatar reféns, trabalhadores argelinos e de vários países, mantidos num campo de gás no Saara, no centro- leste do território argelino, sequestrados por terroristas islâmicos, que resultou na morte de 30 deles, é o que pode se chamar de ação desastrosa. As técnicas de ação contra  sequestro com reféns ensinam que enquanto há negociação há chance de vida das vítimas e a possibilidade de se esgotar física e psicologicamente os sequestradores. O ataque ao local do cativeiro ou o emprego de atiradores de elite (snipers) são as ultimas possibilidades do poder legal quando a negociação não se torna mais viável.

OUTRA ALDEIA

A proposta de instalação de um centro de referência da cultura dos povos indígenas, em local a ser definido pelo governo do estado e a criação de um conselho estadual de direitos dos índios, foi entregue às lideranças indígenas que ocupam o prédio do antigo Museu do Índio, no Rio. É óbvio que o interesse público, para liberação da área para trânsito de torcedores, principalmente, em razão do projeto de reurbanização do Maracanã para a Copa do Mundo, deve prevalecer. Os índios, por sua vez, ganhariam uma área mais adequada e propícia ao cultivo de suas tradições. Bom senso, caldo de galinha e uma boa negociação não fazem mal a ninguém, diz o antigo ditado. O problema é que, por ordem judicial, a União terá agora que se manifestar sobre a remoção ou não da Aldeia Maracanã. Aliás chamar o local de aldeia, de fato,  é uma ofensa aos próprios indígenas. A FIFA aguarda ansiosamente que o poder público vença a batalha.

FOCOS DE RESISTÊNCIA

O violento confronto entre policiais militares de duas UPPs do Complexo da Penha e traficantes da região, ocorrido na noite da última quarta-feira, onde resultou feridas quatro pessoas, entre elas uma senhora com tiro de raspão na cabeça, demonstra claramente que o processo de pacificação de comunidades do Rio luta contra focos de resistência do narcoterrorismo. Neste caso, o preço da paz social é a eterna vigilância.

A ATRIZ DO MOMENTO

Nanda Costa, atriz de destaque  na novela “Salve Jorge”, da TV Globo, é de fato a atriz do momento. Sobra também beleza, charme e talento no filme “Gonzaga- de Pai pra Filho”. Nanda desponta, sem dúvida, com uma das grandes realidades de talento da nova geração de atrizes brasileiras.

ADVERTÊNCIA POR ESCRITO

A  Resolução / Contran 404, de 12 de junho de 2102, que entraria em vigor, em território nacional, em primeiro de janeiro deste ano, somente entrará em vigor em primeiro julho, de acordo com a prorrogação estabelecida na Resolução / Contran 424/12, de 27 de novembro último. A Resolução 404/12 regulamenta, entre outros assuntos, o disposto no Artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro que prevê a possibilidade de ser imposta a penalidade de advertência por escrito em casos do cometimento de infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o condutor, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade executiva de trânsito, considerando o prontuário do condutor, entender esta providência como mais educativa.

BONEQUINHO DORMIU NO PONTO

A seção “O BONEQUINHO VIU….” do jornal O Globo, na crítica ao filme “DE PERNAS PRO AR 2”, não gostou e dormiu, Em verdade, com todo respeito aos críticos em cinema, acho que quem dormiu no ponto foi o bonequinho. A atriz Ingrid Guimarães dá um show de talento na interessante comédia, já vista por 2 milhões de espectadores. Ri muito e adorei, apesar de não ser crítico da “sétima arte”. Para os curiosos, que tem dúvida -confesso também que até pouco tempo não sabia- por que o cinema é conhecido como a “sétima  arte” aí vai a explicação. Na antiguidade os gregos e os romanos classificaram as belas artes em seis: arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Quando surgiu o cinema, em 1895, inventado pelos irmãos Lumiére, o cinema foi classificado então com o rótulo de “sétima arte”.

PERGUNTA FINAL

Chegou a 9,9 milhões, no ano de 2012, o número de multas aplicadas na capital de São Paulo. Um novo recorde, tendo crescido 4,7% em relação a 2011. Ou seja, em média quase 20 multas por minuto. A arrecadação também cresceu, de R$ 747 milhões para R$ 799 milhões. Detalhe: cresceram  ainda as infrações por desrespeito às faixas de pedestre e à preferência do pedestre para atravessar a rua. Ou seja uma infração típica de deseducação no trânsito. A pergunta é: Quanto do arrecadado com multas, que percentual, foi aplicado em educação de trânsito, face ao previsto no Artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro, em campanhas educativas que mostrem a motoristas e pedestres os perigos dos acidentes de trânsito? Aguarda-se resposta.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador