“A Crônica das Notícias”. Publicado, em 23/01, em Rio News

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 

A Crônica das Notícias – 23 de Janeiro de 2013

 

O PODER DA ORATÓRIA

Barack Obama provou mais uma vez, durante o discurso de posse, da última segunda-feira, em Washington, para cerca de 700 mil pessoas, que tem o dom da oratória, talvez só comparável a dois de seus compatriotas célebres: Martin Luther King (vejam a rara foto do líder negro abaixo) e o ex-presidente John Kennedy, ambos assassinados. Impressiona seu gesto de pausa na oratória, o giro de cabeça e o olhar imponente. Quem viu o filme “O Discurso do Rei”,viu a dificuldade do então Rei da Inglaterra. pai da atual rainha Elizabeth II, falar em público. O dom da oratória e do convencimento na fala é qualidade de poucos. Nisso Obama é mestre.

DISCRIMINAÇÃO

Obama, durante sua fala, clamou pelo fim da discriminação e preconceito contra gays e imigrantes, mostrando seu lado humano e progressista de tais questões. No Brasil, todo ano, inúmeros homossexuais são agredidos ou mortos pelo preconceito. Até agora o crime de homofobia não foi tipificado na lei penal brasileira.

CULTURA DA ARMA

No último sábado, um adolescente norte-americano, de 15 anos, que possuía um pequeno arsenal em casa, dias após a tragédia da escola em Connecticut, matou a tiros dois adultos e três crianças no Novo México, no Estados Unidos. O incidente ocorre após o presidente Barack Obama ter assinado, na semana passada, um pacote de controle de armas naquele país. Armas devem ser portadas por quem tem missões de defesa da sociedade ou da pátria ou de vigilância. Ninguém mais.

ALEA JACTA EST

Felipão surpreendeu ao convocar, para o amistoso de fevereiro contra a Inglaterra, em Wembley, o veterano goleiro Julio Cesar. A vez era de Cássio, o gigante goleiro do Corinthians, que deu uma exibição de gala na final do campeonato mundial de clubes, onde o time do Parque São Jorge tornou-se bi-campeão.. “Alea jacta est”.

MORANDO CONTRA O INFARTO

Comer três ou mais porções de morangos por semana ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco em mulheres, em até 30%, segundo estudo publicado na revista “Circulation”, da Associação Americana do Coração ( está na Seção Saúde de O Globo do último domingo). Não custa seguir o conselho.

TRÂNSITO MORTAL

Em 2009, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência no trânsito matou 1,3 milhão de pessoas no mundo e deixou 50 milhões feridas. Se nada for feito, essas mortes chegarão a 1,9 milhão, em 2020. Tal projeção está diretamente relacionada ao aumento da frota de veículos nos países pobres e nos emergentes, sem  equivalente investimentos em educação e segurança de trânsito.

FRASE DO DIA

“País rico é país sem miséria, sem fome, sem filas em hospitais e sem pessoas habitando encostas de morros e leitos de rios, morrendo vítimas dos temporais. (de um brasileiro desconhecido).

PERGUNTA FINAL

Quem matou Geovanna, a bebê assassinada, na última sexta-feira, na Baixada Fluminense, de forma brutal e covarde?

FOTO DO DIA

 

 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador