Documentário sobre Mário Lago mostra as diferentes faces do artista e militante político

Filme será exibido durante a 37° Mostra Internacional de São Paulo nesta quarta-feira (23)

Estreia em São Paulo, nesta quarta-feira (23), às 20h, no Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1.470), o documentário “Mário Lago”. Dirigido por Marco Abujamra e Markão Oliveira, o filme faz parte da 37° Mostra Internacional de São Paulo, que acontece até o dia 31 de outubro.

Autor de clássicos da música brasileira como “Ai, que saudades da Amélia” e “Atire a primeira pedra” (ambos com Ataulfo Alves), Lago, nascido em 1911, se definia como um “sambista, ator e autor”.

Representando, o artista destacou-se em todas as mídias por onde passou, tendo sucesso de público no rádio, no cinema (“Terra em Transe”, de Glauber Rocha) e na televisão (“O Casarão”, “Barriga de aluguel”, “Hilda Furacão”, etc).

Outro ponto evidenciado pelo filme é seu envolvimento político, uma vez que fez parte dos quadros do Partido Comunista Brasileiro por vários anos, tendo sido preso e perseguido pela ditadura Vargas e pela ditadura militar.

Com 96 minutos de duração, o documentário apresenta episódios narrados pelo próprio Lago e depoimentos de amigos e companheiros de profissão, além de cenas de arquivo, como The Andrews Sisters cantando “Aurora” com Abbott e Costello no filme “Hold That Ghost “, de 1941.

Apreciador da vida boêmia da Lapa, o carioca Mário Lago viveu intensamente e acompanhou de perto as transformações que passou o país nos seus 90 anos de vida. “Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: nem ele me persegue, nem eu fujo dele. Um dia a gente se encontra”, dizia o artista, morto em 2002.

Serviço

Mário Lago (2013) – Documentário – 96 min.
Dia 23/10, às 20h
Espaço Itaú de Cinema – Augusta Anexo 4
Rua Augusta, 1.470
Ingressos individuais: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia)
Foto: Divulgação

Publicado originalmente em: http://www.brasildefato.com.br/node/26394

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador