Duas únicas composições de Laurindo Almeida gravadas por Carmen Miranda

Laurindo Almeida e Carmen Miranda

O compositor/violonista Laurindo Almeida (1917-1995) teve uma enorme importância ao introduzir o violão brasileiro no mundo do jazz norte-americano, tornando-se um dos violonistas brasileiros mais conhecidos (sem o “de”, como era chamado no Brasil) e apreciado nos Estados Unidos, aonde chegou, em 1947, com trinta anos de idade e por lá viveu por 48 anos até sua morte, ocorrida em 26 de julho de 1995. (Saiba mais AQUI).

Carmen Miranda (1909-1955) nasceu na Freguesia de Várzea da Ovelha, pertencente ao Conselho de Marco de Canavezes, antiga São Martinho da Aliviada, no Distrito do Porto, em Portugal. Um ano e meio depois estava morando no Rio de Janeiro, tornando-se uma das maiores estrelas do país adotivo. O maestro Pixinguinha não conseguia dominar os músicos se a gravação era de Carmen Miranda. Quando começava a cantar, marcava o compasso requebrando as cadeiras como só ela sabia. Era um Deus nos acuda. Os músicos esqueciam as mãos do maestro e quem regia a orquestra era o gingado de Carmen. (Saiba mais, AQUI).

As duas composições de Laurindo Almeida gravadas por Carmen Miranda

Mulato antimetropolitano” (Laurindo Almeida) # Carmen Miranda. Disco Odeon (11787-A) / Matriz (6054). Gravação (5/4/1939) / Lançamento (novembro/1939).

 

Você nasceu pra ser grã-fina” (Laurindo de Almeida) # Carmen Miranda. Disco Odeon (11787-B) / Matriz (6055). Gravação (5/4/1939) / Lançamento (novembro/1939).

_____

Agradecimentos especiais ao amigo e pesquisador Samuel Machado Filho pela liberação do áudio da música: “Você nasceu pra ser grã-fina”.

______

************

Fontes:

– Áudio SoundCloud feito por Laura Macedo a partir de música enviado por Samuel Machado Filho.

– Blog de Laura Macedo no Portal Luis Nassif: Laurindo Almeida.

– Fotomontagem: Laura Macedo.

– Site oficial da cantora Carmen Miranda.

– Site YouTube / Canal: “Gilberto Inácio Gonçalves”.

************

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

6 comentários

  1. zorro
    Uma curiosidade em relação à Laurindo Almeida para os fãs do antigo seriado Zorro versão Disney: aquelas maravilhosas melodias tocadas em violão clássico que embelezaram sobremaneira os episódios eram dele.

    • Bonaza

      xispagato,

      Outro seriado que marcou minha infância/adolescência foi “Bonanza”, produzido no período de 1959/1973, totalizando 430 episódios. Aqueles acordes de Laurindo Almeida anunciando que estava começando mais uma aventura da família Cartwright ficaram registrados na minha memória auditiva e afetiva.

      Grata pelo registro do seu comentário. Abraços.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=x-pxjS6CZH8%5D

  2. Juntar Laurindo de Almeida e

    Juntar Laurindo de Almeida e Carmen Miranda só podia mesmo dar nisso. Nota dez. Mas, que ficou um gostinho de quero mais, não há dúvida.

    Beijos.

    • Agradecimentos

      Amiga Odonir,

      Grata por prestigiar, frequentemente, nossas postagens. Gostaria de corresponder as suas com a mesma frequencia, mas as “lidas domésticas” não deixam rsrsrsrsrsrs. Super beijos.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome