Elton Medeiros e a lição de Cartola

Por Alfeu

Durante a sua carreira de compositor, Elton Medeiros teve diversos e grandes parceiros. Um deles, Paulinho da Viola, já declarou o quanto aprendeu com Elton Medeiros na arte de compor.

https://www.youtube.com/watch?v=pBdqU5uf_Vw align:center]

O outro Paulo, o Vanzolini contou em um documentário, que no samba “Dançando na Chuva”, Elton Medeiros conseguiu dar uma arrumada na música, e como resultado o cientista-sambista ofereceu a parceria.

Cartola, além de parceiro em inesquecíveis músicas como ” O Sol Nascerá” e “Peito Vazio”, foi também seu grande mestre. Certa vez, Elton Medeiros contou em uma entrevista que tinha empacado em uma composição e não conseguia desatear o nó, a coisa não andava. Chegou junto a Cartola para se aconselhar com o mestre, à espera de uma dica. Cartola disse, conta ainda Elton Medeiros, que conhecia esse impasses; algumas técnicas ele usava nessas horas. Uma delas, a mais simples, Cartola dizia que repetia uma palavra no verso seguinte da música.

Em poder desse ensinamento, Elton Medeiros se encontra com outro parceiro, o Zé Kéti, que estava com uma idéia, ou melhor uma vivência, uma paixão de carnaval. Juntando os ingradientes de cada um, comporam uma música que o Elton disse que foi feita brincando com o toque que o Mestre Cartola lhe deu, e que ficou assim:

“Vejo agora esse teu lindo olhar
Olhar que eu sonhei
E sonhei conquistar
E que num dia afinal conquistei, enfim

Findou-se o carnaval
E só nos carnavais
Encontrava-me sem
Encontrar este teu lindo olhar, porque”

E por aí vai…

O resultado é esse, a linda música “Mascarada”

Canta essa maravilha, Zé Kéti

[video:https://www.youtube.com/watch?v=pWw1IiCFd28 align:center

 E viva os 85 anos de Elton Medeiros!!!

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns, grande Elton Medeiros!!!
     [video:https://www.youtube.com/watch?v=mweRU5pu9QE%5D  Elton Medeiros, Raul Marques, Bucy Moreira, Marçal, Doutor, Voltaire – ARRASTA A SANDÁLIA – Mano Aurélio e Baiaco. Nosso abraço de agradecimento ao amigo Barão do Pandeiro, que juntou-se ao Wiliam Marques e a mim, na homenagem que estamos fazendo ao grande sambista RAUL MARQUES, publicada no jornalggn.com.br.http://www.jornalggn.com.br/blog/lucianohortencio/meu-nome-e-raul-marques    

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador