Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Em sendo de Maroca, não se dá, não se vende, não se troca…

por Luciano Hortencio

Meu bom amigo Nirez, sempre que me envia seus raros fonogramas, de quebra também tece considerações, manda preciosas informações e observações sobre o materal que está gentilmente enviando. Dessa vez, ao mandar alguns arquivos com o título relacionado a Maroca, fez a observação que trago a seguir:

“Você sabe quem foi Maroca? Maroca era uma prostituta que já vivera sua fase de ouro e estava em decadência e dela se contavam muitas histórias ligadas a figurões do Recife, servindo de gozação aos poetas e músicos.

Existem várias músicas que se referem a ela. Como:  “Não puxa, Maroca”, “Maroca só qué Golfinho”, “É de Maroca”, “Tadinha da Maroca”, “Maroca só qué puxá”, “Maroca só quer sortêro”, “Cutuca, Maroca”, “Maroca só qué Seu Freitas”, etc.”

Encontrei, no mesmo sentido, o trecho abaixo, na Revista Continente:

Um dos primeiros concursos para escolher a melhor marcha de Carnaval foi o de 1928, promovido pelo Clube Internacional do Recife. O frevo “Não Puxa, Maroca, de autoria de Nelson Ferreira, obteve o primeiro lugar. O pesquisador Samuel Valente (2009) recorda que o seu pai, o antropólogo Waldemar Valente, contava que Maroca era uma prostituta muito prestigiada no início do século passado no Recife. Ele acrescenta que no final dos anos 20, ela passou a ser alvo de brincadeiras relacionadas aos figurões da época, porque não tinha mais o frescor da juventude. 

Trago hoje, para apreciação, NÃO PUXA MAROCA e É DE MACOCA.

https://www.youtube.com/watch?v=UviYkJejPVo]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=4e8PawkZNQE

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Belissimo ninho

    Parece que as republicas não funcionaram sem uma maroca… Teve a famosa Aimée de Getulio, as varias amantes do Nonô etc. Tem livros sobre os papéis que as amantes de reis e presidentes representaram na vida deles e do Pais. Sabes que a Condessa du Barry era muito mais influente com Luis XV do que a rainha… Cuidado com as Marocas!

    [video:https://youtu.be/JYAJZ-fscGY%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador