“Em Nome do Desejo” evoca o romance homônimo de João Silvério Trevisan, por Antonio Nelson

Foto: Yêda Bezerra de Melo

Espetáculo “Em Nome do Desejo” evoca o romance homônimo de João Silvério Trevisan, no Recife

por Antonio Nelson

Um homem em crise existencial, decide voltar para um antigo seminário em que estudou há 30 anos, onde viveu uma arrebatadora paixão e única paixão por outro seminarista.

Recorda naquele ambiente, suas descobertas adolescentes e suas primeiras memórias afetivas, e em especial, as recordações daquele amor juvenil, num comovente relato de suas história de amor e saudade.

Baseada no romance homônimo do autor paulista João Silvério Trevisan. Em Nome do Desejo é um espetáculo poético, com uma sensualidade juvenil pulsante, que nos remete aos nossos primeiros desejos. A dicotomia carne/espírito inflama os espíritos ante a fala do narrador, protagonista da história na fase adulta – Ticão, interpretado por Taveira Júnior. Através dele, o tempo transcorre em cenas de “flashbacks” do jovem Tiquinho – defendido por Miguel Taveira – no seminário, desde os primeiros contatos no ambiente religioso até o começo de sua amizade com Abel Rebebel (pelo ator Vinícius Barros) –  até o clímax da paixão – e depois o seu fim.

No palco nu, envolvido numa caixa cênica revestida de veludo azul, com efeitos de luz e som, o espetáculo expõe a sexualidade e a descoberta juvenis. O diretor, Antonio Cadengue, fundamentou-se nos atributos visuais da iluminação de Augusto Tiburtius, usando variações entre tons azuis, âmbar e vermelho. Além disso, por meio da liturgia católica – paramentos, procissões, matracas, incenso, velas, turíbulo, candelabros, anjos e santos e corpos seminus, destacadas pelo desenho de luz estão em cena.

A indumentária clerical está em sintonia com os ambientes e os climas de paixão e drama. Os figurinos e adereços tem a assinatura de Manuel Carlos. Aliado a isto, a trilha sonora ilustra e nos convida ao estado de espírito dos personagens – em que o romance deixa efervecente a interralação do desejo e da sonoridade.

MEMÓRIA VIVA  – ATOR, DIRETOR E PRODUTOR

Com 25 anos de Galharufas Produções, o seu fundador – Taveira Júnior – produz Em Nome do Desejo.

Desde 1988 Taveira Júnior atua no teatro. O Grupo Arteatro foi sua primeira referência no Recife. Com texto e direção de Williams Santana, em 88, Taveira entrou para compor o espetáculo infantil O Ovo da Vassoura Flautista – NÔ. Na época, todos participavam pela integração da peça, pois, faziam tudo, com o intuito de atingir um objetivo: a produção do espetáculo.

Neste percurso, no começo da década de 90, Taveira estudava Jornalismo na UFPE e fazia parte do espetáculo montado por o grupo Lembrem-se de Lilith! Um marco no teatro pernambucano. Nesta circusntância, Felipe Botelho assinou a direção com texto de sua autoria, e a partir daí Taveira ficou responsável por parte da produção, na assessoria de comunicação do grupo, com o sucesso de obter patrocínio de uma expressiva emissora de rádio.

Ao lançar seu olhar com acuidade nas experiências de produção dos trabalhos de Carlos Lira, Pedro Portugal, Rui Costa, Cristiano Lins e Paulo de Castro,  em 1994, Taveira decidiu produção e abrir as oportunidades para sua sobrevivência, em que poderia viver de teatro. Taveira caminhou por vários bairros da região metropolitana – bateu de porta em porta nas escolas – vendendo espetáculos infantis produzidos pelos produtores, e ganhava uma margem em cima da renda.

Com todo este aprendizado, Taveira já tinha percebido que poderia ter um grupo, nos moldes do Arteatro. Uniu alguns atores que tinham os mesmos anseios e fundaram o Grupo Galharufas – que produz Em Nome do Desejo. A partir daí, Taveira assumiu o papel de Produtor, no momento em que decidiram montar o texto de Fernando Arrabal: Piquenique no Front, com a direção de Taveira.

Fundou um grupo, assumiu a produção e dirigiu um espetáculo, numa só tacada. Por aproximadamente dois meses, ficaram em cartaz no Teatro Apolo. Este labor o levou à convicção de que era possível trabalhar, estudar e batalhar em teatro.

“Era difícil, talvez hoje mais ainda, mas era plausível. Mesmo assim, meu trabalho em teatro como ator em outras companhias ainda continuava, era delas que eu tirava o meu sustento, pois o nosso primeiro espetáculo se não deu prejuízo, não deu lucro. Dos fundadores da Galharufas que foram testemunhas do meu nascimento como produtor, temos o hoje diretor Cláudio Lira, na época, o ator que encarnou o papel do soldado Zapo.”, conclui Taveira.

 

ANTONIO CADENGUE (1954 – 2018)

Em Nome do Desejo é uma montagem dirigida por Antonio Cadengue.  O espetáculo de Cadengue é também o equilíbrio de uma composição de realismo poético com reflexões atuais, capaz de incitar novas formas de pensar, agir e viver. Este espetáculo é dedicado à memória de Antonio Cadengue.

 

EM NOME DO DESEJO

de João Silvério Trevisan

FICHA TÉCNICA

ELENCO

Ticão: TAVEIRA JÚNIOR

Santa Teresa de Ávila: EDINALDO RIBEIRO

Tiquinho: MIGUEL TAVEIRA

Abel: VINICIUS BARROS

Pe. Reitor: PAULO DE PONTES

Pe. Marinho: ANGELIS NARDELLI

Canário: TARCÍSIO VIEIRA

Tuim: RAUL LIMA

Siriema: ADILSON DI CARVALHO

Anjo de Tiquinho: RYAN LEIVAS

Chiclete-de-Onça: RAFAEL DE MELO

Tora-Tora/Cristo/Anjo: GIL PAZ

Rafael: DADO SANTANA

Moura/Anjo: JOSÉ LUCAS

Cristão/Seminarista: ALEXANDRE AUGUSTO

 

TÉCNICA

Adaptação do romance: ANTONIO CADENGUE E JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

Encenação e Direção Geral: ANTONIO CADENGUE

1º Assistente de Direção: IGOR DE ALMEIDA SILVA

2º Assistente de Direção: CLAUDIO LIRA

Trilha Sonora: ANTONIO CADENGUE E IGOR DE ALMEIDA SILVA

Direção de Arte: MANUEL CARLOS DE ARAÚJO

Iluminação: AUGUSTO TIBURTIUS

Assistente de Iluminação: LUIZ MÁRIO VERÍSSIMO

Programação Visual: CLAUDIO LIRA

Direção Musical: SAMUEL LIRA

Coreografias, Direção de Movimentos e Preparação Corporal: PAULO HENRIQUE FERREIRA

Preparação Vocal: LEILA FREITAS

Preparação de Elenco (1º fase de montagem): DURVAL CRISTOVÃO

Fotos: YÊDA BEZERRA DE MELO

Cenotécnica: LUIZ MÁRIO VERÍSSIMO E GAGUINHO

Confecção de Cenários: HELENA BELTRÃO

Confecção de Figurinos: MARIA LIMA

Confecção de Candelabros: ISRAEL MARINHO  

Operação de Som: FERNANDO CALÁBRIA

Operação de Luz: ICÍLIO WAGNER

Contrarregra: GAGUINHO

Assessoria de Comunicação: ANTONIO NELSON

Assistentes de Produção: ALEXANDRE SAMPAIO, FELIPE ENDRIO E THALITA GADÊLHA

Produção Executiva: TAVEIRA JÚNIOR

Gerência de Produção: GALHARUFAS PRODUÇÕES E COMPANHIA TEATRO DE SERAPHIM

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador