Espetáculo narra memórias de moradores da favela do Boqueirão

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Fotos: Cacá Bernardes

Jornal GGN – No início deste mês, o Núcleo Macabéa lançou para o público sua nova criação, o espetáculo “Epístola.40: Carta (Des)Armada aos Atiradores”, que fica em cartaz até 12 de dezembro, na Sede da Cia. Pessoal do Faroeste, em São Paulo. A montagem, inspirada na história de moradores da favela do Boqueirão, que mudaram suas vidas após uma ação de despejo, ganha vida às segundas, sextas e sábados, às 20h; e no domingo, às 19h.

Com cinco anos de processo de criação, a ideia para o espetáculo nasceu, em 2011, a partir da relação da trupe com os moradores do Boqueirão. O projeto final traz, além das memórias coletadas pelos atores, uma releitura do romance A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector, e do Primeiro Livro de Macabeus. Sob o texto de Rudinei Borges e encenação de Edgar Castro, a peça narra a chegada de uma família de retirantes nordestinos, Nazara, Judas, Macabéa, Misael e Auarã, na nova morada que fica em uma favela da cidade de São Paulo.

“Esta montagem teatral nasce do encontro com as memórias de despejo de moradoras da Favela do Boqueirão. Essas mulheres, vindas de outros estados, que encontraram nesta comunidade uma moradia, mesmo em condições precárias. Mas parte significativa da favela foi duramente despejada, pois os barracos foram construídos às margens de um córrego, um esgoto poluído. Depois do despejo a situação piorou, uma vez que não tinham mais onde morar. O auxílio-aluguel é um valor insuficiente para que a dignidade de moradia seja garantida. Muitos moradores foram viver até na rua. Dessas situações de extrema exclusão e de nenhum diálogo do Estado com a população, nasce a miséria mais profunda do Brasil”, disse o dramaturgo Rudinei Borges.

Mergulhando nas comunidades periféricas formadas por migrantes e narrando poeticamente os despejos de muitas localidades das grandes cidades, a obra faz parte das ações do projeto “Tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas”, do Teatro e História Oral de Vida. Com este espetáculo a trupe, da residência artística do Núcleo Macabéa na favela Boqueirão, contemplada com a 27° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, convida o público para adentrar nas vielas das memórias desses moradores. 

“Epístola.40, carta (Des)armada aos atiradores é a metáfora mais adequada de um país que se vê repetidamente despejado da vida.  É a fábula de uma família de retirantes que vaga em constante processo de expulsão, e que mal conseguindo fixar moradia numa favela, enfrenta mais uma vez o murro da exclusão”, comentou Edgar Castro.

O Núcleo Macabéa, com sede na favela do Boqueirão, cria suas montagens por meio do encontro de migrantes com a história oral de vida de pessoas que enfrentam situações de despejo. Sempre buscando dialogar diretamente com os moradores, desde cortejos cênicos a peças em salas de teatro.

Ficha técnica

Dramaturgia e Coordenação – Rudinei Borges | Encenação – Edgar Castro | Atuação – Alexandre Ganico, Andrea Aparecida Cavinato, Daniela Evelise, Dionízio Cosme do Apodi e Heitor Vallim | Cenografia e Figurino – Telumi Hellen | Iluminação – Felipe Boquimpani | Sonoplastia – Dani Nega | Produção – Fernando Gimenes | Programação Visual – Renan Marcondes | Fotografia e Vídeo – Cacá Bernardes e Bruna Lessa (Bruta Flor Filmes) | Assistência de Direção e Preparação Corporal – Raoni Garcia | Assistência de Figurino – Claudia Melo | Oficina de História Oral – Marcela Boni | Oficina de Jogos Grupais – Rani Guerra | Oficina de Cultura Popular – Cleydson Catarina | Oficina de Teatro e Imaginário – Andrea Cavinato | Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini | Palestra Clarice Lispector – Gilberto Martins | Revisão de Texto – Airton Uchoa Neto | Parceria – Cia. Pessoal do Faroeste | Realização – Núcleo Macabéa, Prefeitura de São Paulo, Programa de Fomento ao Teatro, Cooperativa Paulista de Teatro

Serviço

Epístola.40: Carta (Des)Armada Aos Atiradores, de 04 de novembro a 12 de dezembro

Local: Sede Luz do Faroeste

Endereço: R. do Triunfo, 301 – República, São Paulo – SP, 01212-010

Quando: Sexta-feira, sábado e segunda-feira, às 20h. Domingo, às 19h

Duração: 90 minutos

Classificação: Livre

Capacidade: 50 lugares

Entrada gratuita.

* Os ingressos são distribuídos uma hora antes das apresentações.

Mais informações: (11) 3151-4664
 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador