Exposição A Cor Des!, por Rosângela Vig

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Exposição A Cor Des!

por Rosângela Vig

 

Dize:

O vento do meu espírito

Soprou sobre a vida.

E tudo o que era efêmero

Se desfez.

E ficaste só tu, que és eterno…

 (MEIRELES, 1995, p.6)

           

Somente uma alma de poeta para deixar tão doce mensagem. E o vento que soprou na poesia, soprou também no espírito da Arte, extasiou a alma do artista e se desfez em cores e em formas. Pelas mãos do artífice o vento acabou por se transformar em obra e em delicadeza. O coração enternecido de quem aprecia agradece.

E pode ser que muitos viveres estejam presentes nas cores que se dissiparam telas afora, em muitas formas de linguagem, repletos de metáforas. Nos brancos espaços das telas, tanto encantamento verteu músicas, poesias e está agora encantando São Paulo, na Galeria da Casa da Advocacia, Rua Afonso Celso, 1200, na Vila Mariana. A Dra. Cíndia Regina Moraca, Diretora da Comissão de Direito às Artes da OABSP, convida para o evento que teve início dia 14 de junho e terminará dia 30 de julho.

A curadoria de Patrícia Amato foi de fundamental importância para que a essência do evento se desenhasse sob a forma de dizeres, de acordes, de música. No texto abaixo, as palavras da curadora, sobre o evento:

Trata-se de Uma Mostra sobre Formas de Viver. De ACORDO com o melhor de nós. Com ACORDES musicais que nos fazem viajar por memórias pessoais. Viajar para Lugares e suas CORES. Uma Mostra que também tem um chamamento de A COR DAR para preservar estes lugares que amamos e o nosso planeta. Um pleito de ACORDA, povo! para o respeito interpessoal. E finaliza falando sobre os sentimentos que nos permitem ter ACORDOS de paz! A COR DES convida o espectador a viajar pela vida. Venha visitar a gente.

A Mostra está montada em 05 fases:

Fase 01 – Música (ACORDES) – Acordes de Lembranças. Como uma linguagem Universal, a música comunica através do som, da dança e das vibrações. Produz cores em nossa memória e nos leva a visitar estados de consciência. 

Fase 02 – Lugares – ( A COR DOS lugares) – embalados pela fase 01 (Música) e pelas lembranças que a música traz, entramos nesta fase 02 e falamos de lugares que visitamos. São cidades do mundo e do Brasil. Os lugares que nos deixam experiências através de seus costumes, tradições e suas Cores.

Fase 03 – Atitude Ambiental (ACORDAR) – Saindo da fase 02(Lugares), percebemos que os lugares que amamos precisam ser preservados. Depende de nossa atitude como cidadãos que cuidam deste planeta. Esta fase é um chamamento à preservação da vida.

Fase 04 – Me Respeita! ( ACORDA, povo) – Após a mensagem de Respeito Ambiental da fase 03, seguimos falando sobre outros tipos de respeito.. A Fase 04 traz mensagens de auto respeito como também de respeito interpessoal.

Fase 05 – Vida ( ACORDO de Paz) – Finalmente passamos à fase de mensagens da Vida. Nela estão nossos sentimentos de inquietações, mas também de agradecimento e proteção. Vivamos em altos A COR DES., em lugares lindos e bem preservados por nós, com respeito mútuo e aceitação. Vivamos!

Patricia Amato – Artista Plástica e Curadora da Mostra A COR DES

 

Local:                         Galeria Casa da Advocacia

Endereço:     Rua Afonso Celso, 1200, Vila Mariana, São Paulo

Início:             14 de junho de 2018

Término:        30 de julho de 2018

 

Referências:

MEIRELLES, Cecília. Cânticos. São Paulo: Editora Moderna, 1995.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador