Exposição “Genesis” de Sebastião Salgado em São Paulo

Jornal GGN – Chegou ao Sesc Belenzinho, em São Paulo, a exposição “Genesis”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O acervo ficará exposto até 1º de dezembro e a entrada é franca.

A seleção conta com 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, que retratam lugares que resistiram à ocupação humana moderna.

Segundo o próprio relesse do Sesc para a composição das fotografias, Sebastião fez mais de 30 viagens entre 2004 e 2011, mostrando aldeias, florestas, desertos, animais e tribos, ao percorrer a Antártica, as ilhas Galápagos, Botswana, Alaska e Canadá, entre outros lugares do mundo. Os trabalhos em cartaz fazem parte do livro homônimo lançado este ano, pela editora Taschen.

O lançamento mundial da mostra aconteceu no Museu de História Natural de Londres em abril. No Brasil, já passou pelo Rio de Janeiro e agora chega a São Paulo, com a curadoria de Lélia Wanick Salgado.

Sebastião Salgado
Nasceu em 1944, na cidade de Aimorés, Minas Gerais, Sebastião é formado em economia. Ele desenvolveu sua paixão pela fotografia em uma viagem à África, onde coordenava um projeto sobre cultura do café em Angola.

Foi através dessa experiência que ele decidiu se tornar fotógrafo. Sebastião Salgado já ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Unesco, na categoria cultural no Brasil; o Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores; e o 40º Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria reportagem.

Uma característica marcante de sua obra é a predileção pelo preto e branco, que surgiu em 1987, quando lançou as últimas fotos coloridas, embora, Sebastião esclareça que ainda são em cores, e só no processo de revelação é que se torna preto e branco.

Com informações do Sesc Belenzinho e fotos do Amazonas Imagens

Serviço:

Sesc Belenzinho

Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo.

Horário: terça a sábado, das 10h às 21h, e domingos e feriados, das 10h às 19h30 Entrada: gratuita

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Magnífica

    Tive a sorte de visitar a exposição no Jardim Botânico no Rio, durante o feriado chuvoso de Corpus Christi. O talento de Salgado é excepcional.

    Para quem gosta de coisas belas, não só de fotografia, recomendo calorosamente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador