Festival promove a tradição do Futebol de Várzea na periferia paulistana

Por Thais Siqueira

Com 18 equipes tradicionais na história da Várzea Paulista, a segunda edição do Festival vai além do futebol, trazendo poesia, música e geração de renda para a beira dos campos das Comunidades de Paraisópolis e Pirituba, nos dias 28 de novembro e 05 de dezembro.

Com o objetivo de fortalecer a cultura periférica “para” e “entre” as comunidades de São Paulo no mês da Consciência Negra, a Rede DoLaDodeCá, especializada em pesquisas de mercado e ativação de marcas junto às classes populares por meio do Negócio Social está promovendo a segunda edição do Festival DoLaDoDecá, confirmando o seu compromisso em destacar o futebol, que é um dos pilares da cultura da periferia.

Uma grande novidade para esta edição é o torneio de futebol de várzea feminino, que vai reunir duas grandes equipes para abertura do segundo dia do Festival. O jogo acontece entre os times – “9 de Julho” e “CDC Jd. Ibirapuera”- , no dia 05/12, às 12h, no Campo do Palmeirinha na comunidade de Paraisópolis. O objetivo da partida é destacar a importância e crescimento da mulher na modalidade esportiva, antes, dominada somente pelos homens.

Para Carlos Canu, diretor da Rede DoLaDodeCá, a tradição do futebol de várzea está ligada diretamente às opções de cultura e lazer na periferia. “Nosso objetivo é contribuir para manter viva e em constante crescimento a tradição da várzea na periferia”, destaca o diretor, lembrando que para realizar o Festival, a Rede DLDC selecionou as 18 equipes tradicionais na história da Várzea Paulista, para se enfrentarem em jogos que são considerados clássicos no cenário do futebol de várzea.

Narra Várzea/Foto: Guma

“Quem estiver presente, assistindo uma das partidas vai vibrar e interagir com cada lance dos jogos, pois além das grandes equipes, teremos a presença do Narra Várzea para comentar e narrar os jogos”, diz Canu, explicando que o Narra Várzea é um projeto criado e formado por Kennyata, Dugueto Shabbaz, Edurado Brechó, Akins Kinte, Alex Barcellos, DJ Tano e Fino Du Rap, todos, músicos, poetas e articuladores culturais da periferia, que farão os comentários em beiras de campo durante os jogos, mesclando poesia e música.

Para os times haverá entrega de troféus e placas de participação, já as torcidas, participarão de sorteios, concurso concorrendo a bandeirões e desafios durante o intervalo de cada jogo. Além disso, para celebrar o final de cada dia do jogo festa, o Festival contará com shows de samba de Cris Sotto cantor e compositor com 28 anos no samba paulista, e do sambista Nego Branco, revelação do samba e pagode paulista, que é cogitado pra ser um dos novos vocalistas do grupo Exalta Samba para 2016.

Com a perspectiva de atrair cerca de 5 mil pessoas a cada dia de evento, a Rede DoladeCá conta neste ano com importantes parcerias como: Topper, que será o fornecedora oficial de artigos esportivos para as equipes participantes; UNIEX que fornecerá a camisa oficial do Festival; e SEVGALLI que fornecerá os troféus e placas de participação, para oferecer uma boa estrutura para as equipes participantes.O Festival viabiliza o lazer e geração de renda fortalecendo os negócios dos empreendedores locais e beneficiando diretamente a comunidade.

O evento também conta com uma homenagem para a “Madrinha da Periferia”, Tatiana Ivanovici, nome que ganhou carinhosamente nas comunidades do Brasil. A homenagem será feita por meio das camisetas do Festival que terá uma marca d´água com o rosto da fundadora da Rede DoLadoDeCá e idealizadora do Festival. A  mentora da Rede DoLadoDeCá  faleceu no dia (10) de junho deste ano, vítima de um câncer no pâncreas, e desde então, vem recebendo diversas homenagens de artistas, articuladores culturais e comunidades de todo o País. Tati Ivanovici nasceu na periferia de São Paulo e se tornou exemplo de luta e superação nas comunidades espalhadas pelo Brasil.

Confira o Mini Doc Festival DoLadoDeCá 2014!

https://www.youtube.com/watch?v=J8PWZ0A9wZE align:center

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador