A fotografia de reportagem

Por antonio francisco

Nassif, não sei se comentaram que o fotógrafo brasileiro Luiz Vasconcelos ganhou o prêmio World Press 2008 com a espantosa foto de uma índia e sua filhinha no braço – contra policiais.

Achei a foto em clique aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

17 comentários

  1. Prêmio merecido. O aparato
    Prêmio merecido. O aparato repressivo do Estado mostra a sua face. Os agentes sem face não questionam as ordens superiores, pouco importa sua origem social: não passam de escudos que marcham de botas, manchando de sangue a terra do capital. A mão invisível do mercado não pode, afinal, dispensar um Estado forte e autoritário.

  2. A foto foi mostrada neste
    A foto foi mostrada neste blog, à época, e comentamos que ela mereceria prêmios. É dramática. Parabéns ao autor. E tomara que cenas assim não se repitam.

  3. Antonio Francisco,

    que bela
    Antonio Francisco,

    que bela foto! não tinha visto ainda.

    me lembra muito aquele vídeo postado na comunidade( agora portal) por

    um outro Antonio, o Antonio Barbosa filho, mostrando uma jovem

    palestina, que se coloca na linha de tiro de um soldado de Israel, que não

    consegue atirar, o que me faz lembrar também, como sugeriu o ABF,

    daquele chinês que parou aquela coluna de tanques na Pça da Paz

    Celestial.

    agora, olhando a foto, percebe – se a insensibilidade dos fardados diante da

    coragem de luta dessa índia. quem dera se tivéssemos mais 10

    índias como ela, o GM e outros já estariam com os seus dias contados.

    abs.

  4. Deu no JB

    13/02: Lula contra
    Deu no JB

    13/02: Lula contra o pré- sal

    Não é o que parece. Mas essa imagem exclusiva da Petrobras, a 2.500 metros de profundidade, na Bacia de Campos (RJ) mostra tudo: uma lula gigante, acredite, de uns 18 metros, se enrolou toda na sonda de perfuração da estatal e não saiu mais. Foi preciso usar um robô com braço mecânico para tentar afastá-la, depois de muito trabalho.

    Veja a foto:
    http://www.jblog.com.br/media/24/20090213-lulavale.jpg

    Observação: o jornalista que publicou não sabe, mas o molusco que está na foto não pé uma lula gigante, mas um calamar gigante.

  5. Grande Luíz Nassif….meus
    Grande Luíz Nassif….meus parabéns pela lembrança….e a foto que o Ig trousse como ganhadora de premio…a do policial na casa do despejado…kkkkk PKP!!!!….aquilo lá merece algum Prêmio????….já vi milhares iguais nos lixos cinematográficos que importamos de lá as carradas, a minarem as personalidades de nossos jovens….Dizer que aquela foto do policial é merecedora de algum Prêmio, já é um insulto a inteligência!
    Forte Abraço ….espero um dia poder lhe conhecer…Boa Sorte!

  6. Nassif, a foto lembra na
    Nassif, a foto lembra na greve do abc aho que em 1978, a deputada por SP Irma Passone em frente da cavalaria em um enfrentamento com 8 meses de gestação,não tendo duvuda da importancia da luta no momento.

  7. Qualquer coisa que mencione
    Qualquer coisa que mencione índios, causas indígenas, favelas os estrangeiros adoram premiar. Não sei se eles são sinceros em suas ponderações ou marcam serrado numa política intervencionista contra nós os brasileiros comuns…

  8. Isto de pegar uma criança no
    Isto de pegar uma criança no colo e tentar ‘resistir’ a uma desocupação (quase sempre legal) para aparecer para fotos – é mais velho que andar para frente…. Na década de 80, quando Dante de Oliveira organizava invasões aqui em Cuiabá já havia sempre uma ‘coitadinha’ com criança no colo de plantão nas reintegrações de posse….
    >> Falar em ‘aparato repressivo’ chega a ser hilário….

  9. Só quem não conviveu com os
    Só quem não conviveu com os índios é capaz de acreditar nessa história do bom selvagem, sempre certo. Algum dos comentarisas por acaso tem noção das circunstâncias em que a foto foi feita? Sabe os motivos da ação da PM? Por quê então esse posicionamento automático, burro, em favor do índio? Sabe-se lá se não era uma daquelas ocupações oportunistas, em troca de dinheiro para os caciques, ou de mais dinheiro da FUNAI, de mão beijada para a tribo? Quem realmente convive com os índios sabe que boa parte deles só quer saber de comer às custas do governo, plantar e caças quase nenhum sabe mais, são pouco mais que souvenirs para estrangeiros.

  10. O palhaço teocrito
    Essa
    O palhaço teocrito
    Essa puliça fdp é do Estado do Amazonas, ignorância e canalhice tem limites. Vá ler um pouco antes de falar besteira, tá?

  11. Como tem tucanurubu inimigo
    Como tem tucanurubu inimigo de indio, preto, pobre que ficou injuriado pela foto da india, a criança e os meganhas assassinos. O que que deu neles? Estão de xilique?

  12. Respostas violentas e ataques
    Respostas violentas e ataques pessoais fazem parte do governo Lula, que muitos fingem ser liberal e vão faturando os seus cargos em comissão enquanto pregam a ignorância, corrupção e subserviência!
    A agressão é a arma da repressão que volta com toda a força com os aliados de Lula como Sarney e Collor!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome