Glamour e boca do lixo – histórias da prostituição no centro de São Paulo

mulheres da boca do lixo

Lançamento da Editora Multifoco aborda a prostituição barata no centro de São Paulo

 

Na rua dos Andradas, perto da Estação da Luz, um prédio vermelho chama atenção pelo movimento, um constante entra-e-sai de homens. A fachada, comum e bem cuidada, esconde o que funciona lá dentro. Quem se aventura pelo edifício descobre, espalhadas pelas escadas e em quartos criados com divisórias de madeirite, dezenas de prostitutas oferecendo programas a partir de R$15. É difícil vencer os degraus, já que elas, vestindo apenas calcinha e sutiã, ou vestidos decotados, puxam e disputam quase no tapa os homens.

Não longe dali, na rua Guaianazes, pequenos sobrados têm as portas abertas o dia todo. Quem entra descobre pequenos bordéis, em que as moças se apresentam em uma sala de visitas. O programa, que pode ser fechado por R$10, é feito em cubículos mobiliados apenas com um colchão no chão.

Na avenida Ipiranga e na Aurora, cinemas decadentes exibem filmes pornográficos enquanto garotas de programa circulam pelas fileiras, oferecendo seus serviços. Tudo pode ser feito ali mesmo, nas cadeiras de madeira ou no corredor. Na rua Aurora, pequenas boates tocam forró e black music enquanto os clientes pagam cervejas às moças da casa em troca de boquetes ou sexo – tudo acontecendo no próprio salão, na frente de todos.

Essas cenas acontecem todos os dias pelas principais ruas do centro de São Paulo e passam incólumes pelo cidadão comum. Em “Glamour e Boca do Lixo – histórias da prostituição no centro de São Paulo”, o leitor poderá conhecer esses lugares, histórias sobre cada um deles e sobre as mulheres que ganham a vida por ali. Os prédios treme-treme, os chamados “privês”, boates, as mulheres do Parque da Luz – tudo está nas páginas do livro, que será lançado em 15 de agosto pela Editora Multifoco.

As histórias das prostitutas e dos clientes são contadas em um tom informal, como que em um descompromissado passeio pela região central e seus segredos – sem moralismos ou julgamentos.

O livro é uma instigante reportagem, fruto de um trabalho de conclusão de curso de quatro jornalistas. Durante meses, os quatro autores frequentaram o baixo meretrício, conhecendo pessoas e lugares, ouvindo causos, assistindo cenas surreais. Dessa experiência surgiu Glamour e Boca do Lixo. A publicação ainda traz fotos que ajudam o leitor a se sentir ainda mais por dentro desse mundo cheio de particularidades.

Na porta das boates, os leões de chácara – hoje mais conhecidos como “laçadores” – convidam quem passa pelas ruas para conhecer as casas da luz vermelha. Aqui, nós convidamos você, leitor, a conferir o lançamento da obra na Bienal do Livro de São Paulo, e mergulhar nessas páginas, que são um verdadeiro tour pela boca do lixo paulistana.

Glamour e boca do lixo – histórias da prostituição no centro de São Paulo

Autores: Gustavo Pinchiaro, Luciano Costa, Renan Rodrigues e Ricardo Casarin. Fotos: Lívia Ramirez

Lançamento – 15/08 (domingo)

Bienal do Livro de São Paulo – Anhembi

Com sessão de autógrafos dos autores das 10h às 12h

Aqui http://glamourebocadolixo.blogspot.com/


Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador