Internet já é o meio mais importante para brasileiros, revela levantamento de consumo

Sugerido por Assis Ribeiro
 
Do Brasil247
 
TV também perde a guerra para a internet
 
Assim como jornais e revistas, com muitos títulos levados à extinção e com tiragem baixa, as emissoras de TV no Brasil enfrentam queda acentuada de audiência – e não é de um canal para outro, mas sim da TV para a internet; Globo e SBT, por exemplo, encerram 2013 como o pior ano das suas histórias neste quesito; no horário nobre, onde estão concentrados os anunciantes, a queda da emissora dos Marinho foi mais acentuada, devido ao baixo desempenho das suas novelas e do Jornal Nacional; a TV de Silvio Santos não empolga, com excesso de reprises; internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de internautas
 
Ano após ano, a TV aberta vê minguar o número de telespectadores interessados em sua programação. O ano de 2013, por exemplo, que se encerra nesta terça-feira (31), é um daqueles que emissoras como Globo, da família Marinho, e SBT, de Silvio Santos, querem esquecer. Ambas registraram, neste ano, sua piores audiências. De 1º de janeiro a 26 de dezembro, a média diária (das 7h à meia-noite) da Globo na Grande São Paulo (onde está concentrada a maioria dos anunciantes) foi de 14,3 pontos – 0,3 menos do que em 2012. O SBT encerra o ano com 5,3 pontos de média diária, ante 5,6 pontos do ano passado. Record e Rede TV também tiveram ligeira queda. 
 
O que preocupa as emissoras em relação à diminuição da sua audiência é que ela não está migrando de um canal para outro. O telespectador está optando por desligar a TV, para acessar a internet. Um estudo inédito feito pela IAB Brasil em parceria com a comScore, divulgado no ano passado, atestou isto. A internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de internautas.
 
Segundo o levantamento “Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia”, que investigou a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, mostra que a internet já é considerado o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados. Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV. A internet aparece como a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%.
 

 
Até mesmo na faixa nobre (das 18h à meia-noite), onde a Globo sempre apresentou desempenho invejável e onde estão concentradas suas principais atrações – as novelas, o Jornal Nacional e a linha de shows -, a queda da sua audiência foi maior. Caiu de 24,6 pontos (2012) para 23,2 pontos (2013). O SBT passou de 6,7 para 6,5 pontos. A Band foi de 3,7 para 3,5 pontos. A Rede TV! marcou 1,2 ponto neste ano, ante 1,3 em 2012.
 
Na Globo, as novelas tiveram um ano muito ruim. A novela teen Malhação, que já chegou a dar 30 pontos de audiência, hoje sofre para alcançar os dois dígitos, mantendo-se com dificuldade na casa dos 12 pontos. A atual novela das 18h, Joia Rara, também vai mal, com índices inferiores a 20 pontos. Mas o principal problema hoje da emissora dos Marinho é a novela das 19h, Além do Horizonte, que, em muitas ocasiões, aparece com a mesma audiência da novela das 18h, distante dos 30 pontos desejados pela TV. 
 
O Jornal Nacional, principal telejornal do país, é um dos produtos da Globo com audiência mais declinante. Vê 2013 também como o pior ano da sua história. Em 2012 e 2013, o principal programa da Rede Globo registrou perda acumulada de audiência de 18,4%; na última década, acúmulo de queda no Ibope soma quase 30%. Neste ano, não passa, na média anual, dos 26 pontos. É o mesmo cenário desolador do Fantástico, principal programa da Globo aos domingos. Dificilmente, o programa chega aos 20 pontos. 
 
Nas outras emissoras, a situação não é diferente. A Record, que num passado recente, chegou a fazer certo sucesso com suas novelas, hoje tem audiência pífia com a novela “Pecado Mortal”, do autor Carlos Lombardi, ex-global. No turno da tarde também sofre com números que dificilmente passam dos 5 pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil telespectadores na Grande São Paulo. No SBT, após o sucesso da novela infantil Carrossel, que colocou a emissora com audiência acima dos dois dígitos, agora já vê declínio do interesse do telespectador no seu novo produto, a também novela teen Chiquititas. Além disso, há excesso de reprises na TV de Silvio Santos
 
Assim como jornais e revistas, que vêm sendo superados em audiência pela mídia digital, levando alguns títulos à extinção, a televisão enfrenta a queda do interesse do brasileiro, que prefere ver os vídeos do Youtube e se informar pelos sites e redes sociais. Ou ainda adquirir séries e filmes por canais da internet, como Netflix. O último muro que ainda precisa ser derrubado em relação à mudança de hábitos da audiência é o conservadorismo dos anunciantes e das agências de publicidade, ainda muito presos à TV. Com o público migrando para a internet, o produto tem que ser mostrado onde a audiência realmente está.
 
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/125411/TV-tamb%C3%A9m-perde-a-guerra-para-a-internet.htm
Redação

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  1. Os anunciantes já perceberam a queda

    Na semana do natal fui para casa da minha mãe que ainda insiste em captar o sinal de TV pela parabólica, pois é dependente das novelas (já melhorou muito, pois já abandonou a das 19:00 há muito tempo e está pensando em abandonar a das 18:00 também por pura falta de qualidade).

    Na novela das 21:00 houve um dia em que não houve nenhum anúncio nos intervalos (exceto daqueles CD’s de breganojo universotário e axé plástico da som livre e institucionais da emissora. No jornal nacional a coisa caminha para o mesmo fim só que havia um anunciante ou outro por intervalo, as vezes nenhum.

  2. É uma tendência

    É uma tendência que vai mudar de fato o modo de entretenimento, notícia e afins. Lógico que tem muitas pessoas que não tem acesso a internet, mas entre os domicilios em que se tem internet, nos que conheço por exemplo: há vários domicílios que somente pessoas numa faixa etária acima de 40 assistem de forma habitual televisão, há ainda aqueles que devido ao orçamento fazem escolhas entre TV por assinatura ou internet, sendo que na maioria dos casos escolhem a internet. A internet é um território amplo e vasto em que se pode verificar praticamente de tudo.

  3. A INTERNET E A MÍDIA IMPRESSA

    O jornal impresso jamais será substituído pelo computador, por não conseguir superá-lo na versatilidade do seu desempenho multiuso.

     USO DOMICILIAR

    – Recolher o lixo.

    – Limpar os vidros.

    – Forrar a gaiola do passarinho.

    – Recolher a sujeira do cachorro.

    – Embrulhar as louças na mudança.

    – Amadurecer banana, abacate, etc.

    – Matar moscas, baratas e demais insetos.

    – Evitar que entre água por baixo da porta.

    – Cobrir os móveis e o piso antes de pintar a casa.

    – Dobradinho, serve para nivelar os pés de móveis.

    – Proteger o piso da garagem quando o carro está vazando óleo.

    USO FESTIVO

    – Acender a churrasqueira.

    – Rechear a caixa de presente-surpresa.

    USO EDUCACIONAL

    – Fazer barquinhos de papel.

    – Bater no focinho do cachorro quando ele faz xixi dentro de casa.

    – Selecionar um pedacinho em branco para anotar número de telefone.

    USO COMERCIAL

    – Alargar os sapatos.

    – Cortar moldes para o alfaiate ou para a costureira.

    – Embrulhar pregos na loja de material de construção.

    – Rechear as bolsas de mulher para conservar a forma.

    – Fazer embrulhos diversos (flores, peixes, pregos, etc).

    – Fazer um chapeuzinho para o pintor ou para o pedreiro.

    USO DIVERSO

    – Fazer uma capinha para o machado ou foice.

    – Fazer bolinhas para jogar nos colegas de classe.

    – Nos filmes, para os bandidos esconderem a arma.

    – Para os sequestradores usarem suas letras nas cartas.

    – Para esconder-se atrás dele quando não quiser que te vejam

    – Fazer proteção na cabeça para não estragar a chapinha quando estiver garoando.

    USO FUNCIONAL

    – Para ler as notícias

  4. A Convergência Digital

    Internet tira do mercado Jornais, Revistas, Enciclopédias e agora derruba Canais de TV

    Por: Olimpio Araujo Junior – http://www.gestordemarketing.com

    Estamos vivenciando uma das maiores revoluções nas comunicações e na industria de mídia já vista na história. A chamada “convergência digital” está se consolidando cada vez mais, e a cada dia, recebemos novas notícias de tradicionais veículos de mídias fechando suas portas.

    O comportamento do consumidor está mudando, a audiência da web aumentando progressivamente. As pessoas continuam lendo notícias, consultando enciclopédias, assistindo vídeos, programas de entrevista, de humor, filmes, e até ouvindo rádio, porém, não mais nos veículos tradicionais, pois agora é possível fazer tudo isso pela internet, em seu computador, smartphone ou tablet.

    Um estudo global realizado pela e-Marketer divulgou recentemente que o investimento publicitário em mídia digital continuará na casa dos dois dígitos pelo menos até 2015. O eMarketer celebra ainda o fato de o faturamento da publicidade online no Brasil dobrou em 2 anos, saltando de 1 bilhão de dólares em 2010 para quase  2 bilhões em 2012.

    Isso tem acontecido não apenas pela entrada de novas empresas no marketing digital, mas também devido a migração de grandes anunciantes que tradicionalmente anunciavam em revistas, jornais, rádio e TV e agora estão transferindo parte de seus orçamentos, ou até mesmo 100% de seu budget para ao marketing digital.

    Outro ponto importante é que os custos de produção para as mídias tradicionais (TV, Jornais e Revistas), é muito alto, e as mesmas se acostumaram ao longo dos anos a grandes lucros, o que faz com que a publicidade nestes meios seja muito cara e acessível a poucos. 

    Abaixo podemos acompanhar alguns resultados desta guerra que está sendo vencida pela internet, e algumas baixas importantes de mídias tradicionais:

    Globo retira links do facebook como forma de retaliação

        Desde o dia 8 de Abril de 2013, as plataformas das revistas da Editora Globo, do jornal O Globo e do G1 adotaram a medida de não fazer a divulgação dos links das suas matérias nos canais oficiais dos veículos da Globo no Facebook. Segundo o Diretor do G1, a medida se deve ao fato de que os anunciantes estavam migrando para o facebook, e que a rede social não concede nenhuma garantia de que seus usuários não receberão publicidades de outros anunciantes quando acessam as fanpages dos veículos da Globo. 

    Nos bastidores, sabemos que grandes anunciantes diminuíram seus investimentos em publicidade nos canais virtuais da Globo, ou cancelaram totalmente, devido aos altos custos e baixo retorno. Alguns inclusive estão diminuindo seus orçamentos para divulgação na TV e Rádios, concentrando-se cada vez mais na internet como canal de comunicação e vendas diretas.

           

    Rede Record faz cortes de custos no RecNov

         A área de dramaturgia da Rede Record (RecNov), será um dos pontos cruciais na política de redução de custos implementada. Há algum tempo, a emissora vem reavaliando suas produções na tentativa de eliminar projetos não rentáveis e de buscar novas soluções que demandem menores investimentos.

    “O ritmo do consumo das famílias caiu e o varejo é o setor que mais sente essa queda. E, quando o varejo diminui seu ritmo, o negócio televisivo acaba impactado. Tivemos diminuição do volume de anúncios publicitários e temos de reagir a isso”, confessou o presidente da Rede Record, Alexandre Raposo, em entrevista ao Meio & Mensagem.

     

    MTV encerra suas atividades em dezembro de 2013

         A partir de Dezembro de 2013 o Grupo Abril anunciou que a emissora musical “MTV” encerrará suas atividades. O canal vai continuar suas operações até dezembro com apenas 40 funcionários, e até lá, exibirá apenas reprises  de seus programas

    Ainda existe uma esperança entre os funcionários que a empresa seja vendida para uma empresa concorrente, que daria continuidade ao canal, mas devido os resultados cada vez menores, isso é cada vez menos provável.

    A crise no Grupo Abril é tão grande que 11 revistas também deverão ser fechadas.

     

    Enciclopédia Britânica deixará de ser impressa após 244 anos

         Dia 14/03/2012 foi uma data histórica, e possivelmente marcará um período de transição, que já vem acontecendo lentamente há alguns anos, mas que está a cada dia que passa em um ritmo mais acelerado. A  Enciclopédia Britânica, a mais antiga do mundo em inglês, anunciou o fechamento de sua edição em papel, 244 anos depois que seu primeiro exemplar foi publicado em Edimburgo, na Escócia, em 1768.

     

    Jornal passa a ser só online depois de 120 anos em papel

         Muito se fala sobre a sobrevivência e sobre a “morte” dos jornais em papel face a popularização da Internet. O Jornal do Brasil, um dos mais antigos diários brasileiros, com 120 anos de existência, viu-se obrigado não só a aderir ao online, mas a desistir da sua versão em papel. A partir de Setembro de 20120 O JB passou a ser publicado unicamente na Internet, depois de a edição impressa ter sofrido uma quebra de quase 80% nas vendas.

    Esse não é um fenômeno isolado, centenas de jornais e revistas tradicionais fecharam as portas ou migraram para a internet nos últimos anos. A baixa mais recente é da revista Reader’s Digest. A holding RDA entrou com pedido de falência nos Estados Unidos em fevereiro este ano. Com escritórios em 42 países, a RDA (Reader’s Digest Association) publica 75 revistas.

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