Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
[email protected]

“La Jetée”´foi o marco da viagem no tempo no cinema

O filme de média metragem francês La Jetée (1962) do diretor Chris Marker foi uma das obras que mais influenciaram a cultura atual: da literatura, rock ao cinema de ficção científica como “Os 12 Macacos” de Terry Gilliam, “Red Espectacles” de Momoru Oshi ou “Em Algum Lugar do Passado” de Richard Matheson. Pela primeira vez na ficção científica a viagem no tempo é explorada de forma proustiana como memórias induzidas por estados alterados de consciência. Em um mundo pós III Guerra Mundial, um homem com uma recorrente imagem da infância de uma misteriosa e bela mulher é submetido à experiência de viagem no tempo por meio de drogas como esperança de encontrar no passado um meio de salvar a espécie humana. Mas lá ele encontrará mais do que isso. Filme sugerido pelo nosso leitor Daniel Cruz de Souza.

“Essa é a história de um homem marcado por uma imagem da sua infância”. Assim abre o filme La Jetée do diretor Chris Marker, cuja influência transcendeu o gênero ficção científica ao reformular o conceito de viagem no tempo, como também encontrou conexões na filosofia, rock e teorias conspiratórias.

Falecido em 2012, o francês Chris Marker foi fotógrafo, documentarista, ensaísta e artista multimídia. Estudou filosofia sob a influência do existencialismo de Sartre, associou-se à resistência francesa na Segunda guerra Mundial e como documentarista viajou por muitos países socialistas. Mas foi a partir do filme de média metragem La Jetée (30 minutos de duração) que passou a ser conhecido internacionalmente. Sua história sobre uma experiência de viagem no tempo num futuro pós-guerra nuclear foi a inspiração para cineastas como Momoru Oshi (The Red Spectacles, 1987) e Terry Gilliam (Os 12 Macacos de 1995, onde o diretor praticamente reconta a história de Marker e a transforma em longa metragem).

O tema de um protagonista cuja viagem no tempo se faz a partir da imagem da infância de uma mulher misteriosa no terminal do aeroporto de Orly em Paris, foi inspirar músicas como Vision do líder da banda de rock progressivo Van Der Graaf Generator Peter Hammill (“eu tenho uma visão de você/trancada em minha cabeça/pegue meus tormentos/pegue minha mão/e não me deixe ir/deixe-me morrer em seus braços/e assim a visão não se quebrará…”).

Além disso, Chris Marker lançou as bases para a exploração cinematográfica PsicoGnóstica – categoria de filmes gnósticos que mostram protagonistas presos em mundos criados pelas memórias, sonhos lúcidos ou limbos entre a vida e a morte.

Isso sem falar no sincronismo entre o filme e teorias conspiratórias: a possibilidade da viagem no tempo a partir das memórias com conjecturas conspiratórias do famoso Projeto Montauk: suposto projeto secreto empreendido pela inteligência militar dos EUA nos anos 1960-70 com experiências de intervenção psíquica por meio de drogas e equipamentos eletrônicos para fins de espionagem e interrogatórios. Mas o efeito colateral teria sido a descoberta da possibilidade da viagem no tempo através da consciência. Essa é a ideia por trás de filmes como O Efeito Borboleta (2004) e Vanilla Sky (2001).

O Filme

A história é contada inteiramente através de sequências de fotografias fixas como fosse um mix de foto-romance e cinema, numa interessante intertextualidade. Às vezes as imagens se encaixam em sequência para compor uma cena fragmentada, e outras vezes fazem saltos para o passado e futuro, compondo uma realidade em tempo real. A técnica é surpreendentemente eficaz e extremamente cinematográfica, se encaixando perfeitamente no tema da memória: cada foto é uma imagem em si, como memórias armazenadas de um herói sem nome que ele acessa como se navegasse em um museu interior – não é esse senão o tema de filmes psicognósticos como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004) e Vanilla Sky (2001)?

O filme inicia com as imagens de uma mulher misteriosamente bela no terraço do aeroporto de Orly em Paris, horas antes da eclosão da III Guerra Mundial que destruiria a cidade numa grande explosão nuclear. São imagens da infância, que o protagonista nem ao certo sabe se são reais ou algum mecanismo de defesa psíquico para se proteger da tragédia que se sucederia.

Num planeta quase arrasado, a espécie humana ficou condenada a viver em túneis à esperança da sua própria extinção. Sem poder encontrar fontes de alimentos ou energia no espaço, restava apenas o tempo: buscar ajuda no passado ou no futuro. Iniciam-se experiências de viagem no tempo por meio de estados alterados de consciência induzido por drogas que trazem “ondas do passado e do futuro” para que o sujeito mergulhe nas memórias e através delas faça a consciência viajar no tempo. Porém, o trauma da guerra parece ter danificado as memórias – tema caro para um diretor que vivenciou a II Guerra Mundial.

Mas o protagonista sem nome demonstra ser a cobaia ideal para o experimento pela sua recorrente imagem da mulher misteriosa da sua infância. Dopado e em estado alucinatório retorna àquela mulher, criando “um tempo sem dor ao redor”, um estado de devaneio sem distinguir claramente se está sonhando.

O tempo proustiano

A grande novidade que La Jetéel trouxe e que representou o divisor de águas no campo da ficção científica foi a exploração proustiana do tempo. Para o escritor francês Marcel Proust, principalmente na sua obra-prima Em Busca do Tempo Perdido, Tempo e Memória são a mesma coisa: uma hora não é apenas um período de tempo quantificável em minutos e segundos. São também perfumes, sons, projetos e climas. A memória involuntária trazida, por exemplo, por barulho de talheres ou do martelo tráz o tempo em estado puro, reviver o passado como estivesse aqui e agora.

O tempo não é mais um lócus para onde deslocamos o corpo através de uma máquina ou dispositivo, mas momentos de alteração de consciência trazidos pela memória involuntária de uma flagrância, música, cheiro ou imagem. O protagonista sem nome do filme converte a vigem no tempo numa visita ao museu das suas memórias – prenunciando o tema do “sonho lúcido” de Vanilla Sky onde David Aymes vive através das lembranças afetivas uma vida virtual enquanto seu corpo esta em estado criogênico.

>>>>>>>>>>Leia mais>>>>>

 

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chris Marker é outro gênio do

    Chris Marker é outro gênio do cinema, infelizmente pouco conhecido. É praticamente um dos criadores do cinema-ensaio, algo que não é ficção nem documentário. Mas foi um dos principais documentaristas do mundo, e dos mais empenhados poética e politicamente. Por exemplo, Sans Soleil.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0K8j3MU9dw4%5D

     

  2. Admirável

    Depois de ler este texto do Wilson Ferreira (grato, Wilson, pela viagem!), fiquei a pensar se o criador de  A Cela não seria também um fã da obra de Chris Marker e das ideias de Proust. No filme,  memórias são coisas tão reais  que a terapeuta vai escarafunchar  lá no estoque (do transtornado), para tentar resolver os enigmas, não é?

    Vou rever La Jetée e Sans Soleil.  E, também, Os 12 macacos. 

    Encontrei na internet estas fotos de Chris Marker:

    http://culturacolectiva.com/ambulante-2013-rendira-homenaje-a-chris-marker/

    http://cinefilosconvergentes.blogspot.com.br/2013/10/la-jetee-1962.html

     

    1. Foyos de Marker são raras. Ou

      Fotos de Marker são raras. Ou eram, antes da internet. Nunca foi de expor imagens de seu rosto. E em todos os seus filmes há imagens de gatos…

  3. Fiquei pensando se no

    Fiquei pensando se no Iluminado de Kubrick não há algo assim, pois a personagem de Jack, Terrance, depois aparece naquelas fotos de baile dos idos anos 20, anos que nunca viveu…

  4. Ilusões

    Vi esse filme a algum tempo, ou melhor, esse foto áudio romance, e realmente vale a dica principalmente para quem já viu os 12 macacos.

    Mas fora a poesia, o tempo não é algo que se prova existir. Sabemos apenas que objetos deslocam-se pelo espaço. E não há necessidade que cada objeto seja uma composição de infinitas cópias de partículas que permaneceriam congeladas num espaço de 4 dimensões ou 5 se for admitida a possibilidade de viajar no tempo (com 4 dimensões o paradoxo do avô fica instransponível, com 5 já se pode admitir universos alternativos).

    Mas por alguma razão isso me soa improvável. Acredito que simplesmente as partículas saltam de uma posição planck para outra (a menor distância possível de existir segundo a mecânica quântica) sem deixar nada para trás. Ou seja, o passado não tem porque existir; o que fica é apenas o vazio. Ou melhor, o nada.

    Assim a palavra “passado” é apenas mero sinônimo da palavra memória. E a nossa memória vez por outra se corrompe em ilusões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador