Laerte e Angeli levam a Era de Ouro para o Sesc Ipiranga

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Divulgação

Jornal GGN – Depois de quase 37 anos, os cartunistas Laerte e Angeli se unem para lançar uma nova revista, a Baiacu. Mas não só isso, o exemplar será produzido pelas mãos de mais dez ilustradores em uma residência artística. E, ao mesmo tempo, o público poderá conferir oficinas, cursos, aula-magna, bate-papos, vivências e uma mostra visual no Sesc Ipiranga, em São Paulo. As inscrições para essas atividades, que acontecem entre os dias 11 e 23 de julho, abrem para todo o público a partir do dia 7. 

A residência artística contará com os artistas Eloar Guazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes, Power Paola (Colômbia) e Ilan Manouachse (Grécia). Durante 15 dias, esses ilustradores irão ocupar a Casa do Sol, do Instituto Hilda Hilst, e lá serão coordenados por Laerte, Angeli e Rafael Coutinho na produção da revista, com a participação dos escritores  Bruna Beber, André Sant’Anna e Daniel Galera. A Baiacu chega ao público em novembro, pela Editora Todavia.  

As atividades, no Sesc Ipiranga, serão abertas com uma aula-magna ministrada por Laerte, Angeli, Rafael Coutinho e André Conti  no dia 11 de julho, a partir das  20h. A atividade, que acontecerá no teatro da unidade, será transmitida ao vivo, por meio da página do Sesc São Paulo, no Facebook. 

No decorrer das duas semanas, os artistas da residência irão se revezar em “plantões criativos”, na unidade. Cada equipe trabalhará e discutirá vários pontos da produção editorial, fazendo uma releitura da “Era de Ouro” – época de intensa produção gráfica brasileira nos anos de 1980 -, sem esquecer o futuro dos quadrinhos. Toda a programação será registrada e irá compor a Baiacu.

O Projeto Baiacu também ganhará espaço na rede. A revista digital será repleta de conteúdos audiovisuais, onde público poderá vivenciar todo o projeto, conferir um acervo digitalizado da revista Chiclete com Banana – produzida em 1980, por Laerte e Angeli -, além de  acompanhar os bastidores da residência artística.

Os dez artistas convidados também participarão de um debate sobre o processo de criação da Baiacu, no dia 23 de julho, que será transmitida ao vivo pelo Facebook.

Quadrinhos no Sesc Ipiranga

A ocupação visual do Projeto Baiacu permanecerá no Sesc Ipiranga, até o dia 3 de setembro. A exposição será composta por sete superfícies desenhadas, que também serão produzidas ao longo da residência.

O primeiro mural, ‘Bem-vindos à Baiacu’, ficará na entrada da unidade e irá reproduzir a apresentação gráfica do projeto aos visitantes. No piso superior estará o painel ‘Me Diga Quem Desenhas Que Te Digo Quem Tu És’, nessa obra os dez artistas convidados fazem uma livre apropriação de personagens da cultura pop, como o boneco da marca Michelin e a famosa Betty Boop. Esses desenhos serão impressos em preto e branco e, durante o mês, cada artista fará alterações no trabalho dos demais, colorindo, adicionando textos, etc.

‘Quadrinhofagia’, estará no muro do deck. O painel de destaque, irá apresentar o futuro da linguagem em um cruzamento entre artes visuais e o universo dos quadrinhos. O painel permite que o visitante faça um mergulho na linguagem, com os movimentos de apropriação, desconstrução e fragmentação. Além de fazer uma ponte com o Modernismo brasileiro.

Assine

Serviço

“Quadrinhofagia no Sesc Ipiranga”

Programação: oficinas, bate-papos, workshops, debate e aula-magna

Quando: de 11 a 23 de julho

Inscrições: As inscrições ocorrem na Central de Atendimento da unidade. A abertura das mesmas será a partir de 4 de julho, para os trabalhadores do comércio, serviços e turismo, bem como seus dependentes, e a partir do dia 7 para os demais.

“Ocupação Visual – Projeto Baiacu”

Temporada: até de 3 de setembro

Local: Sesc Ipiranga, nos vários espaços da unidade

Endereço: Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo – SP

Mais informações: (11) 3340-2000 ou www.sescsp.org.br/ipiranga

Acesso para deficientes físicos.

*Não há estacionamento.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Laerte e Angeli, quanta

    Laerte e Angeli, quanta diferença. Ela, genial, crítica, sempre atual. Ele, moralista, decadente, a voz dos patrões ao lado do editorial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador