Lembranças de Poços na década de 1960

Por João Luiz Lacerda

Comentário ao post “O golpe, visto pelos secundaristas de Poços e São João da Boa Vista

Nassif,

Acho interessante suas memórias de adolescente em Poços. Em pesquisa que fiz no jornal “Diário de Poços de Caldas”, na PUC, para escrever sobre a UEC, aparecem alguns nomes que, talvez, possam merecer lembranças. A pesquisa tem poucas anotações e começam em 1959 a 1962.

1959- 18/fev: “Todas as 6ª feiras da quaresma são de abstinência de carne”. – 18/março: artigo do padre João Botelho: “Às moças do Brasil – basta tanta profanação do sexo da Virgem Maria”. 18/julho: Teatro do Estudante de Poços de Caldas apresentou “Testemunha de acusação” e retorna com “Almas em conflito”. Direção: Benigno Gaiga (um dos atores, Degeney Diniz de Melo, foi candidato a deputado estadual, em 1978, pelo MDB).

1960- 12/outubro: “1ª Semana Nacional do Estudante Secundário”. – 13/outubro: Encontro dos estudantes com a diretoria da UEC de BH e núcleos presentes. Conferência da irmã Rafaela Bimbi sobre ‘Liderança estudantil’. Testemunho do jovem estudante de BH Marco Aurélio Veloso. – 19/outubro: Fundada a UEC de Poços (reportagem de José Asdrúbal). Em seguida, aparecem os nomes da diretoria da UEC-Poços).

1962- 16/setembro: 15h, Conferência do catedrático da Faculdade de Direito, dr. Edgar Godói da Matta Machado: “Formação política do estudante”.(outros conferencistas durante a IIIª Semana do Estudante Secundário: dr. A. Mello Cançado e o encerramento com o dr. Geraldo Freire, deputado federal: “O estudante nos movimentos populares”). – 10/novembro: eleição da diretoria do GGN.

Outra informação da UEC: Gustavo Loyolla (presidente 1961/62) – Luís Nassif (vice-presidente 1961/62) e o nome do Luís José Rosa.

Espero que alguma coisa possa ser útil e mais histórias apareçam por aqui.

Por LN

1. O Benigno Gaiga era bem mais velho, quase idoso. Foi o grande estimulador do teatro em Poços. Creio que existe até hoje.
 
2. O Djaney era um dos poucos vereadores do MDB, ao lado do José Maria Chaves.
 
3.  A UEC (União Estudantil Católica) precedeu a fundação da UME (União Municipal dos Estudantes). Na época eu tinha 11 anos. Confesso não me lembrar das circunstâncias em que me tornei vice-presidente. O Gustavo devia estar no científico. Depois, formou-se em engenharia pelo ITA. Mas não consta que tenha ficado na atividade política.
 
4. O Geraldo Freire era um deputado combativo. Seu slogan, se não me engano era “ah, se o boi soubesse a força que sei”.
 
Em uma dessas Semanas, o Napoleão Stanziola, retórico, verborrágico, lançou uma frase de efeito:: “Só não devolvemos Brasil para Portugal porque temos certeza de que ele não aceitaria”.
 
Do fundo do salão um senhor levantou-se, pediu a palavra, apresentou-se como lente da Universidade de Coimbra, e retrucou: “Queria informar ao ilustra debatedor que Portugal aceitaria sim, mas para poder entregar o país a jovens como este”.  E apontou um moleque na sala.
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oh tentação que não acaba…

    1959- 18/fev: “Todas as 6ª feiras da quaresma são de abstinência de carne”. – 18/março: artigo do padre João Botelho: “Às moças do Brasil – basta tanta profanação do sexo da Virgem Maria”. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador