Memória inspira exposição dos 44 anos da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí, por Carlos Motta

Memória inspira exposição dos 44 anos da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí

por Carlos Motta

Uma das mais atuantes entidades culturais do país, a Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí (AAPJ), vai inaugurar, dia 3 de outubro, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (Av. Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos, Vila Arens, Jundiaí/SP), a exposição “Pelos Rios da Babilônia”, que comemora os seus 44 anos de existência.

A associação foi oficialmente fundada em 14 de outubro de 1974, e nasceu da iniciativa de um grupo de artistas da cidade que montou, em 1972, uma mostra de artes no Clube 28 de Setembro. A exposição reuniu artistas recusados pelo 1º Encontro Jundiaiense de Artes, promovido pela prefeitura. Depois da mostra, os artistas continuaram se reunindo, na casa do pintor e gravador Antônio Thyrso Pereira de Souza, até que resolveram fundar uma associação que cuidasse de seus interesses. Thyrso foi o primeiro presidente da entidade.

Nos anos seguintes, a associação promoveu vários salões de arte contemporânea, que tiveram a participação de artistas de todo o país, mostras individuais e cursos de desenho de pintura, inicialmente dados por Issis Martins Roda, que também presidiu a entidade. 

A exposição que vai marcar o 44º aniversário da entidade se estende até o dia 27 de outubro. Ela tem curadoria do seu atual presidente, Marco Antônio Scarelli, e contará com obras dos artistas Alex Roch, Crismontez, Gabriel Mendes, Márcia Piva, Marckos Pamplona, Paulo Gomes, Regina Kalman e Vera Palermo.

“Pelos Rios da Babilônia” é um antigo cântico judeu que vem sendo gravado geração após geração em vários idiomas e estilos musicais. O cântico fala sobre a memória, tema que inspirou a criação das obras que estarão expostas. Segundo a curadoria da mostra, nela os artistas procuraram retratar suas próprias memórias, esclarecendo como a arte entrou em suas vidas, tornando-se uma paixão e até mesmo uma profissão.

Mais sobre a Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí pode ser encontrado em sua página no Facebook: https://www.facebook.com/aapjartesvisuais/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador