Metendo a colher no caldeirão, por Sérgio Saraiva

Momento de humor na Oficina – que ninguém é de ferro. Pausa no trabalho para uma brincadeira com Luciano Huck e sua entrevista na Folha de São Paulo.

Metendo a colher no caldeirão
 
por Sérgio Saraiva

Invertendo a ordem, quais seriam as perguntas que esta Oficina faria a Luciano Huck, a partir de suas respostas dadas à Folha e aqui apresentadas fora do contexto – mas não muito.

Fale um pouco sobre a sua geração e classe social.

A minha geração tomou as rédeas do dia a dia. Você vê um ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, que tem 48. O CEO da BRF, Pedro Faria tem 42. 

Falando seriamente, nossa geração chegou a um momento em que tem capacidade, saúde, força de trabalho, relevância, influência.

Faço parte desta geração.

E você? Fale um pouco sobre você.

Viajei o Brasil todo.

Minha mãe é urbanista e casada há décadas com o economista Andrea Calabi, que participou ativamente dos principais governos tucanos no âmbito federal e estadual.

Tenho 40 milhões de seguidores nas redes sociais e 18 milhões de pessoas todo sábado assistindo ao programa. Estou na favela, no sertão, em Brasília. Tenho amigos políticos, nas Forças Armadas, na torcida do Corinthians, na favela, no samba, no futebol.

E profissionalmente?

Estou numa fase altamente produtiva, líder de audiência em um espaço relevante e comercialmente viável.

E aquelas vaias no Maracanãzinho na Olimpíada?

Não vou ser unanimidade nunca. Mas estou em paz com minha consciência. Podem não gostar do que eu faço, da televisão que eu produzo, do que eu penso, mas eu sou isso aí.

Vejo que você não está usando seu Rolex, ainda é trauma daquele assalto que redeu um artigo de cobrança para cima de todo mundo, inclusive do presidente Lula?

Fui amadurecendo. A pauta pessoal norteia muito a tua comunicação. Há 20 anos, meu universo era de menino.

Outra curiosidade pessoal, brincam muito com o tamanho do seu nariz?

Eu não sou tucano, mas sou muito próximo do Fernando Henrique. O presidente gosta de mim, é meu amigo. Sou amigo do Aécio.

Pretende aproveitar isso para fazer política?

Já faço política, fazendo televisão aberta no Brasil, com o poder que a Globo tem …

Ainda na política, qual a sua opinião sobre o impeachment da presidente Dilma?

Se foi golpe ou se não foi golpe, não importa.

E sobre o governo Temer?

O presidente Michel Temer pode ficar para a história do Brasil se souber usar a impopularidade dele para fazer o que precisa, para corrigir os erros da construção da nossa democracia.

Qual a sua fórmula para um líder de sucesso?

As lideranças no mundo têm que reunir quatro características principais. Carisma é fundamental, capacidade de implementação, acrescenta ética e aí coloca o altruísmo e você encontra os líderes que admiro.

O prefeito de São Paulo, João Doria, é um líder?

São Paulo é um bom exemplo. Sem dúvida. João não é político tradicional, não tem os vícios nem coisas debaixo do tapete que a velha política teve. Isso faz diferença.

E essa história de ser presidente da República, você é candidato?

Não, mas também não te responderia. Se falar isso agora, eu vou estar me colocando. Não é hora. Tem muita gente se organizando para isso, com projeto legal, boas ideias, vontade de botar a mão na massa e vocação pública.

E uma possível dobradinha com o Doria? Uma chapa tipo Rio-Sampa. Vocês dois têm muita afinidade, são da mesma classe social e ambos da televisão.

O que vai acontecer em 2018 está ainda em aberto. Grande incógnita. Temos que ver como vai ser o financiamento de campanha. Quem pode dar dinheiro para campanha de maneira legal.

Para finalizar, qual a sua opinião sobre gente petulante e cabotina?

No final da história, ficarei contente se puder ter melhorado o mundo à minha volta. Espero dar muito trabalho para o meu biógrafo.

PS: para asuntos sem graça, consulte a Oficina de Concertos Gerais e Poesia.

Foto – Folha de S.Paulo

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz partwe da geração que usa

    Faz partwe da geração que usa e abusa dos beneficios e recursos do país, há quinhentos anos,

     

    o golpista vai usar a impopularidade para fazer o que essa elite podre sempre fez com o povo e o país, espoliar, massacrar, humilhar, achacar, não vai entrar para a História, isso já é o histórico dessa país maltratado……mais um sem noção da midia que sai falando idiotices pelos cotovelos……

  2. Doria também era piada e foi

    Doria também era piada e foi eleito em primeiro turno em São Paulo. Trump também era e hoje é presidente dos Estados Unidos. Vai ver que a piada somos nós. Não podemos subestimar nenhum deles. No entanto, o que se viu de ontem para hoje foi uma divulgação em massa da candidatura do apresentador global que eu poucas vezes vi – e por parte da esquerda.

    Temos que criticar, mas com o cuidado de não divulgar. Huck tem apelo em pessoas mais pobres que veem o seu programa, mas pode ser também uma estratégia para levantar a bola de Doria (por contraste, pareceria um grande político perto dele, e essa pode ser a tática aí). Em todo caso, são balões de ensaio da direita. Nunca se pode subestimá-los. 

  3. metendo a colher no caldeirao

    A minha geração tomou as rédeas do dia a dia. Você vê um ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, que tem 48. O CEO da BRF, Pedro Faria ..

    Tenho 49 anos e nao me considero fazer parte de uma geração que defende, medidas que ajudam massacrar o povo, tirando direitos, terceirizando a mao de obra, fazendo vista grossa ao trabalho escravo e utilizando os meios de comunicação para manipular a grande massa… nao me considero realmente desta geração…. geração que estáa serviço da elite, da olilgarquia arcaica deste pais que perpetua no poder desde o descobrimento do brasil. 

    A minha geração, a que me considero fazer parte , é uma geração que luta contra privilegios, que luta por uma justiça social de fato, onde os trabalhadores vivem com mais dignidade, onde a justiça faça jus ao nome, isenta sem ser tedenciosa e que nao é utilizada para proteger uma parte desta elite.

    quero fazer parte de uma geração com uma educação nao  mercadologica… mas com cidadaos vivendo a possibilidade da liberdade de escolha, com visao critica da realizade……

    q

     

     

     

     

  4. folha não é jornal, é

    folha não é jornal, é panfleto da ala das elites retrógradas golpistas ditadores assassinos. São bancados com muita grana por governos ditatoriais tomados do povo sob golpe de estado e, diria Teori, assassinatos hediondos e bárbaros de seus adversários. A mesma coisa aplica-se a rede globo, estadão, veja, época, isto é, sbt, band, redetv, tv cultura…

    Resultado de imagem para imagens folha de sao paulo ditadura militarResultado de imagem para ditadura militar imagens

    Resultado de imagem para ditadura militar imagens

  5. Plano B do B

    A entrevista em questão tem uma mensagem subliminar da Folha, a ser conferida. Doria é o Plano B da direita para 2018, que na verdade já está virando Plano A.

    Porém, acho que a banca vê o Doria com certa desconfiança. O Collor 2 já traiu seu padrinho Santo de cara. Como confiar em alguém assim? Quem garante que ele não será trapalhão como o Caçador de Marajás no poder?

    Além disso, o vazio da gestão dele pode deixar cair a máscara nesse meio tempo, como pode se ver por essa sanha em confundir o interesse público com os seus interesses privados, sem nenhum pudor. Sem contar o desgaste do racha no ninho tucano.

    Com isso, o Huck está sendo apresentado como o Plano B do Plano B pelos Frias.

    Delírio? Alucinação? Depois do que aconteceu nesses últimos dois anos no País, acredito que TUDO É POSSÌVEL. Tudo mesmo.

    Os balões de ensaio mais malucos foram jogados ao ar nesse meses, e vários deles decolaram, por mais absurdos que fossem, de um jeito ou de outro, ainda que indiretamente, só para legitimar um discurso  – vide os pedalinhos. Ou alguém acreditava no Doria eleito no 1º turno?

    Um sinal desse ensaio fabricado em cima do Huck é a qualidade do discurso na entrevista. Goste-se ou não do que foi dito, percebe-se uma ajuda profissional inegável, e de qualidade. Aquilo não é somente dele nunca.

    E não seria a primeira vez que um homem de frente da mídia televisiva tentaria esse rumo. Basta lembrar da tentativa do Silvio Santos nas eleições presidenciais de 1989, que estranhamente foram abortadas em episódio nebuloso Talvez vítima de conspiração interna da mídia, com medo de o concorrente se sobressair do meio? Quem sabe?

    O fato é que a Globo teria uma marionete sua direta no poder, sem intermediários mais para isso. O que levaria ao paroxismo a tese da tautologia global do Wilson Ferreira, não é mesmo?

    Por outro lado, o cara tem qualidades inegáveis de bom comunicador, de imagem descolada, de não possuir passado político (essencial nesse tempos de negação da política) e de já ser conhecido. Excelente produto para ser trabalhado e vendido.

    Por fim, existe um fator a mais. A autoprojeção coxinha extraordinária que esse cara passa.

    É casado com uma loira linda, apesar de não ser galã. Faz sucesso. É do bem, ao entregar casas e carros reformados para aquela gente preta e pobre, que vive em outro mundo que não o dos coxinhas. Apoiou os setores que os coxinhas tem como ideal, ou seja, partilha seus valores. E, principalmente, é rico.

    Pronto. É tudo o que eles querem ser, acham que são ou merecem ter. Empatia profunda imediata.

    Alguém pode dizer: mas e os grotões, o Nordeste, como penetrar nesses meios com um cara desses? Ora, depois do Doria, tudo pode ser vendido e a Globo está aí para isso. Não achem que o fenômeno é meramente paulistano. No Centro Oeste pelo menos, é igualzinho, e no Sul parecido, não se iludam.

    Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Plim-plim.

  6. pinel mais pinel menos…

    No universo google e das novas tecnologia este menino mimado quarentão não serviria nem para tirar copias.

    Já para administrar o país da globo e com o seu apoio qualquer idiota serve.

  7. quem são os sem-noção que: 1)achou 2)subiu este lixo de artigo?
    Nassif e colegas,

    como pode alguém se dar ao trabalho de entrevistar essa inutilidade (luciano o quê?)
    como pode alguém minimamente sério fazer um artigo descaradamente bajulador como esse?

    como pode alguém dar importância para um artigo(?) como este para indicá-lo no blog?
    este artigo(?) é a união perfeita do NADA com COISA NENHUMA!!!

    como pode alguém do blog do Nassif “subir” um artigo(?) desse tipo?
    (a não ser que seja uma grande ironia por parte do blog, mas tão sutil, tão camuflada, que a maioria dos leitores do blog vai achar que isto é um artigo(?) sério)

    o objeto desse artigo(?) (luciado o quê?) tem a mesma consistência, o mesmo falso verniz do doriana jr., ou seja, um saco de ar em forma de gente, mas com capacidade suficiente para saber se vender, não como ar, mas como “astro”, como “líder”, e ainda por cima, competente! (como é que pode??? como um truque tão besta dá certo???)
    perceberam o truque?
    viram como é fácil montar um personagem “de sucesso” para a “sede de novidades” do público goy a partir de um saco de ar?
    tenho de reconhecer que, nessas pessoas “de sucesso”, a falta de escrúpulos, a falta de autocrítica, a falta de crítica pelo público goy, a falta de ética, aliados à extraordinária ganância, utilizando-se de um “esquema” midiático (além das “escadas”, mencionadas abaixo), bem montado, eles conseguem vendem sua própria imagem, ou seja, gato por lebre, ou melhor, lobo em pele de cordeiro.

    esse artigo(?) tem a escancarada, exata característica de ser “escada”!
    (“escada” são artigos, comentários, editoriais, notícias, entrevistas feitos sob medida, com aparência de isentos, onde um khazar, ou um animal goy domesticado na função de repórter, ajuda descaradamente outro khazar a “subir” na opinião do público, com o pretexto de ser um artigo “técnico” ou “apenas para conhecer ou outro lado” do entrevistado, e a grande maioria dos animais goyim “compram” essa conversa mole com uma convicção preocupante, como compraram aquela conversa mole fake da maryl estrepe chorando lágrimas — profissionais — de crocodilo na entrega do oscar)

    que lixo de artigo!
    e o pior é vai ter gente aqui do blog para achar “bacaninha” e aplaudir essa farsa ambulante do luciano(o quê?).

    em tempo: eu tbém estou entre os 99% que são o “resto”, os animais goyim, mas não sou domesticado, nem corno, muito menos corno manso, e me recusaria, NUNCA me daria ao trabalho de ler ou elaborar ou subir um artigo lixo como este.

    em tempo 2: khazares são, em sua maioria, adeptos do talmudismo farisaico, ou seja o “talmud” interpretado e doutrinado pelos fariseus… eu prefiro “farisídico”, mais próximo de “fariseu”, mas a forma culta é “farisaico”.

    RECOMENDO A LEITURA DO >>TALMUD

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador