Momento Beatles, em viagem pela Strawberry Fields

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por jns

Lennon: – ‘Vamos lá, Mimi, é hora… está na hora… temos que ir…’

http://www.youtube.com/watch?v=W6v-f81f2u0]

John e a sua tia Mimi, em um momento muito emocionante para eles, no final dos anos quarenta e início dos anos 50, costumavam ir até a festa, realizada todos os anos, em Strawberry Field Garden.

Fotografia de Tommy Patto, 12 de maio de 2009.

Em 31 de maio de 2005, Strawberry Field, o orfanato de Liverpool, que John Lennon imortalizou em uma canção, fechou, oficialmente, as suas portas pela última vez, após 69 anos de existência.

O Exército da Salvação tomou a decisão de fechar o orfanato e as três crianças que estavam vivendo em Strawberry Field foram deslocadas para lares adotivos ou permaneceram sob o controle de serviços sociais de Liverpool.

A razão para o encerramento resulta de uma grande mudança política estabelecida pelo Conselho Municipal de Liverpool, que observou um número maior de crianças colocadas em lares adotivos, em oposição às instituições, diminuindo assim a demanda de crianças sendo colocadas em orfanatos.

‘É um imóvel do Exército de Salvação que estava localizada perto da casa onde morei com a minha tia nos subúrbios’, disse John Lennon em uma entrevista a David Sheff para a Playboy, ao descrever Strawberry Field, em setembro 1980. ‘Havia duas casas famosas lá. Uma propriedade, de Gladstone, era um reformatório para meninos, que eu podia ver pela minha janela. E, ao virar da esquina, estava Strawberry Field. Era uma velha casa vitoriana convertida para acomodar os órfãos do exército e, ainda criança, eu costumava ir às suas festas, realizadas no jardim, com meus amigos Ivan, Nigel e Pete. Nós vendíamos limonada por um centavo e sempre nos divertimos em Strawberry Field’.

   

‘Mimi costumava dizer que, assim que John ouvia o som da Banda do Exército da Salvação, pulava para cima e para baixo na sua cama dizendo: ‘Vamos lá, Mimi, é hora… está na hora… temos que ir…’

‘Aparentemente, o local era uma fazenda que cultivava morangos ou qualquer outra coisa que eu não sei, mas eu só peguei o nome que não tinha nada a ver com o Exército da Salvação como uma imagem’,  disse Lennon.

‘Lembro-me de John chegar, sorrateiramente, pelo portão de trás, nas nossas festas no jardim’ disse a ex-moradora de 63 anos de idade, Pat Fitt. ‘As crianças que brincavam ao redor sempre queriam saber sobre a casa’. No fechamento de Strawberry Field, a Sra. Fitt lamentou: ‘Era um lugar maravilhoso… fiz grandes amigos lá’. De acordo com Kate Mansey, do Liverpool Daily Post, ‘a senhora Fitt chegou ao Strawberry Field com três anos de idade, em 1944 e trabalhou ali até 1991’.

No último dia, o pessoal ‘trabalhou esta manhã para colocar tudo para fora de Strawberry Field’, disse o assistente da gerência Peter Burns. ‘É um dia muito triste para todos os funcionários, uma vez que é o último dia e as crianças vão deixar de ter um lar é o cuidado infantil’.

‘Foi um momento muito emotivo para todas as crianças e funcionários. Eu não consigo elogiar a equipe o suficiente. Eles estavam 100% comprometidos com as crianças da casa ao longo dos anos, tanto que ela tornou-se uma outra família para eles’.

Dos 26 membros da equipe que administrava Strawberry Field, apenas alguns membros permaneceram para finalizar as tarefas administrativas restantes. Quanto ao destino do edifício, nenhuma decisão foi ainda estabelecida, mas Sheila Powell, 69, que cuidava dos pinheiros do orfanato, afirma que ‘é errado fechar Strawberry Field. O Exército da Salvação eram meus únicos pais e agora espero que o edifício seja bem utilizado, como uma casa de férias para as crianças, por exemplo’.

   

Durante a sua vida útil, o orfanato passou por dificuldades financeiras e parecia que iria fechar. No entanto, Strawberry Field foi resgatado em 1984, quando Yoko Ono doou mais de 70.000 dólares para manter Strawberry Field aberto. Aparentemente Lennon deixou, no seu testamento, dinheiro para usar no orfanato.

Lennon escreveu a canção Strawberry Fields em Carboneras, na Espanha, onde estava sendo filmado ‘How I Won The War’, por Richard Lester, em algum momento entre 19 de setembro a 6 de novembro de 1966. A canção, Strawberry Fields, foi registrada nos últimos meses de 1966, juntamente com Penny Lane e When I’m 64.

‘Quando John mostrou Strawberry Fields, percebi que era uma música muito suave e ele cantou lindamente. Foi lindo!’, disse George Martin, o produtor musical dos Beatles. ‘Eu amei as imagens verbalizadas, amei as mudanças harmônicas e amei a música. Achei que era ótima’. Ele (John) passou a dizer que ‘Strawberry Fields, sem querer soar muito pretensioso, acho que foi um novo tipo de forma de arte’.

Strawberry Fields foi, de fato, reconhecida como a primeira canção psicodélica dos Beatles. O historiador musical Mark Lewisohn observou que as imagens de Strawberry Fields foram baseadas nas festas de verão, realizadas naquela casa do Exército de Salvação. Lennon ‘evoca as memórias de infância através de uma sonhadora névoa alucinógena. Foi, e ainda é, uma das maiores canções pop de todos os tempos’, disse Lewisohn.

A canção foi lançada, como single, em fevereiro 1967, atingindo o primeiro lugar nas paradas americanas. Na Inglaterra, só chegou ao segundo posto ao ser impedida por ‘Release Me’ de Engelbert Humperdinck, que permaneceu seis semanas no primeiro lugar. 

http://www.youtube.com/watch?v=kOcW9gZv68A]

Strawberry Fields Memorial em Nova York

John Lennon tinha prometido a seu filho Sean que eles iriam visitar Strawberry Field juntos, um dia. 

Em 1984, Yoko Ono cumpriu a promessa da visita com Sean e se reuniu com o David Botting que recordou as memórias de infância da tia Mimi sobre John naquele local.

Bicicletas no Ferries  Memorial em Central Park, Nova Iorque

Um ano depois que John morreu, há milhares de quilômetros de distância de Strawberry Field em Liverpool, Yoko financiou um memorial permanente em colaboração com o Conselho de Nova York. Em 09 de outubro de 1985, no que teria sido o 45º aniversário de John, Yoko inaugurou o memorial chamado ‘Strawberry Fields’ que está localizado em um local de 2,5 hectares, no Central Park, perto do Edificio Dakota, onde John e Yoko viviam. O memorial foi projetado pelo arquiteto paisagista Bruce Kelly, caracterizando uma reprodução de um mosaico Pompei, doado pela cidade italiana de Nápoles, que tem a famosa inscrição ‘Imagine’ no centro. Há também uma placa de bronze que lista os 121 países que endossam Strawberry Fields como um jardim da paz.

Bicicletas no Ferries

Cenas do filme ‘How I Won The War’

[video:http://www.youtube.com/watch?v=9P_O7pNyrjk

[video:http://www.youtube.com/watch?v=snEriQ2hEI0

http://beatles.ncf.ca/strawberry_fields_orphanage_closes.html

http://www.strawberryfieldsart.com/story1.asp

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. louco ou gênio

      John, 1980:

      “Strawberry Fields foi psicanálise com música. A segunda linha [sic] diz: acho que não tem ninguém na minha árvore. Bem, o que eu estava tentando dizer, é: ninguém parece ser tão hip como eu, portanto eu devo ser louco ou um gênio. É o mesmo problema que eu tive quando eu tinha cinco anos: há algo errado comigo, porque parece que vejo coisas que outras pessoas não vêem. Estou louco, ou eu sou um gênio? O que eu estou dizendo, na minha maneira insegura, é: ninguém parece entender de onde eu estou vindo para ver as coisas de uma maneira diferente da maioria das pessoas”

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador