Morre escritora Helena Jobim, irmã de Tom

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O domingo deixou o país mais pobre, pois que se foi a escritora Helena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim. Helena era a única irmã de Tom Jobim, tinha 84 anos e sofria de Mal de Alzheimer. A morte se deu em decorrência de problemas nos rins. E tudo se passou em Belo Horizonte.

Ela começou a escrever quando criança. Na década de 1960 lançou seu primeiro livro, o romance “A chave do poço”, que ficou entre os finalistas do Prêmio Walmap.

Sua consagração, no entanto, se deu com a “Trilogia do Assombro”, que foi levado às telas pelo cineasta Marco Altberg. O filme “Fonte da Saudade”, foi lançado em 1986 e conta a história de três mulheres remexendo no baú das lembranças. No elenco Lucélia Santos, Cláudio Marzo, Chico Díaz, Normal Benguell, José Wilker, Daniel Dantas e Paulo Betti.

Helena recebeu o Prêmio Destaque em Prosa concedido pela União Brasileira de Escritores. Em 1993. Em 1996, pela Editora Nova Fronteira, ela escreveu uma biografia do irmão, “Antônio Carlos Jobim – Um homem iluminado”.  Helena Jobim foi cronista do jornal O Estado de Minas.

Desde 2000 a escritora vivia em Belo Horizonte e o diretor mineiro Ernane Alves contará a vida da carioca que abraçou Minas nas telas do cinema.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador