Nada é mais forte que nós mesmos em Grama, da editora Pipoca & Nanquim, por Rogério Faria

A HQ conta a história de Ok-sun Lee, hoje com 93 anos, ativista pelos direitos das mulheres.

Nada é mais forte que nós mesmos em Grama, da editora Pipoca & Nanquim

por Rogério Faria

Grama, da autora sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim, nos faz reavaliar o que é ser humano. A graphic novel foi lançada agora em julho pela editora Pipoca & Nanquim. Um trabalho chocante, que faz jus ao reconhecimento mundial que vem recebendo.

A HQ conta a história de Ok-sun Lee, hoje com 93 anos, ativista pelos direitos das mulheres. Aos 15 anos ela foi raptada para servir como escrava sexual do exército japonês durante a Segunda Guerra. Chegava a ser violentada por 30, 40 soldados num fim de semana.

A narrativa acontece durante a II Guerra Sino-Japonesa e adentra a II Guerra Mundial. A medida que o Império Japonês avançava, ocupando parte da China e outros países do Leste da Ásia, o exército ia instalando as chamadas “casas de confortos” para diversão sexual dos soldados.

Quando li a sinopse, fiquei assustado. Mas é surpreendente como Ok-sun Lee lida com seu passado sem nunca se render a ele. E o roteiro tem essa consciência em não trazer o peso que a própria biografada não busca em suas memórias. Claro que o horror está lá, e as cicatrizes ficaram.

Já a arte, trabalha com traços mais detalhados ou mais estilizados para construir o ritmo. O contraste é explorado de forma a conduzir as emoções. Às vezes, em momentos mais sutis, o preto some, em outros é tão pesado e difuso que as páginas parecem sujas de sangue.

A obra traz um novo ponto de vista dentro das narrativas da II Guerra. Cabe mencionar que, para apresentar a perspectiva de autores brasileiros, a editora Draco está com a coletânea de HQ Arquivos Secretos da Segunda Mundial em financiamento no Catarse. Em três dias, já atingiu 200% da meta inicial. Agora, metas extras trazem mais recompensas para os apoiadores, textos complementares e novas histórias. Uma delas terá roteiro meu e arte do quadrinista Laudo Ferreira, inspirada no ataque real de um submarino alemão a navios brasileiros na nossa costa em 1942. O endereço da campanha é catarse.me/guerra

Grama, de Keum Suk Gendry-Kim, editora Pipoca & Nanquim, tem 488 páginas e preço de capa de R$ 79,90. Pode ser comprada no site da editora clicando aqui, em livrarias e gibiterias on-line. Leitura altamente recomendada.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador