Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O compositor Raymundo Olavo, ao vivo e em cores, no Programa Ensaio

Há cerca de vinte dias recebi do amigo Barão do Pandeiro raríssimos arquivos do disco “Esquina do Nice”, gravado por Raymundo Olavo em 1958. O pesquisador Samuel Machado Filho nos foi de grande valia ao fornecer os títulos das faixas e os parceiros de Raymundo Olavo. Editei várias faixas, porém com grande dificuldade, uma vez que não havia sequer uma foto do compositor do samba sincopado na internet. Consegui copiar uma imagem, extraída de um vídeo publicado por Ruth Souza, filha de Raymundo Olavo.

Como o intuito sempre é resgatar a memória de quem tem valor e merece ser relembrado, comecei a pesquisar sobre o compositor potiguar, porém não tive qualquer êxito. Consegui apenas assistir a um depoimento do cantor Roberto Silva, porém os dados fornecidos por ele não batiam com as datas das gravações… 

Teimoso por natureza, pedi auxílio publicamente através do facebook. Qualquer notícia, dado biográfico, uma simples foto, tudo seria de valia pra quem não possuia nada. Nada consegui. Já desanimando, recebo uma mensagem do amigo Barão do Pandeiro avisando-me que havia enviado, via sedex, um DVD com Raymundo Olavo sendo entrevistado por Fernando Faro no Programa Ensaio.

Ontem, recebi o excelente presente e o publicitário Robson Parreira copiou-o de modo que pudesse ser enviado ao youtube. Dividi-o em quatro partes a fim de ser melhor visualizado e assistido. Divido-o, prazeirosamente com todos, ao tempo em que agradeço ao Barão do Pandeiro, ao Samuel Machado Filho e ao Robson Parreira, pela valiosa ajuda no resgate à memória de Raymundo Olavo através do youtube.

Ao pesquisador Fernando Faro, nossa admiração e agradecimento pelo excelente Programa Ensaio.

luciano

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Belo Resgate!

    Amigo Luciano,

    Demorei a comentar porque assisti, na íntegra, os quatro vídeos do excelente Programa Ensaio com o compositor Raymundo Olavo.

    Deixo aqui registrado meu voto de louvor a sua persistência/determinação da sua meta. Sei o que você sentiu quando, em determinado momento, suas principais fontes de ajuda (por mais que tentassem) também não conseguiam ajudá-lo. Nessa nossa área de interesse, que é a música, nunca jogamos a toalha, não é mesmo?. Vi seu pedido, via Facebook, e fui nos meus arquivos (muitos só o áudio – “A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes”) do Programa MPB Especial e Ensaio. Infelizmente nada do Raymundo Olavo.

    E que figura, o Raymundo Olavo! Que simplicidade! Que sinceridade! E que belas composições! E quantas ele vendeu suas músicas para sobreviver. “Papel queimado” foi uma delas que foi vendida por quatro mil, e que nosso amigo Jair Fonseca anexou aqui. E que produção! “Fazia quatro músicas por dia”. Homenageou a esposa com “Mande notícias”. Enfim um figura que merece todo o nosso esforço na divulgação da sua obra.

    Amigo e parceiro Luciano, este seu post é HISTÓRICO. Um grande serviço de resgate do compositor Raymundo Olavo, que muitos conhecem suas músicas sem saber da verdadeira autoria dos seus sucessos. Isso não tem preço.

    Grande abraço da amiga de sempre.

    Laura

     

     

  2. Raymundo Olavo ao vivo e em cores

    Eu conheço algumas das muitas composições de Raymundo Olavo, graças ao meu tio que era chorista/seresteiro/sambista… E cantava e tocava  muito, o repertório de vários artistas que gravaram Raymundo.

    Assim, foi com grata surpresa que encontrei aqui, esse documentário desse importante e excelente artista brasileiro. 

    O nosso “garimpeito musical”, Lucano Hortêncio, uma vez mais acertando na mosca! 

    Obrigado. Obrigado mesmo! Maravilhoso.

  3. Resgate Genial! Muito obrigada.

    Quero Super parabenizar ao Luciano Hortêncio, por disponibilizar essa verdadeira obra prima. Faz tempo que também pesquisava sobre a obra de Raymundo Olavo, e nada encontrava… Nem sequer,uma foto na internet. O meu desejo sempre foi fazer um tributo a este grande artista que muito representou o meu estado Rio Grande do Norte, com suas belas composições. Grande Compositor!

      1. Obra e Legado do Raimundo Olavo

        Estou extremamente feliz com a disponibilização deste material Luciano!

        Que maravilha!

        Deixo o meu muito obrigada por compartilhar esta obra que eu tanto pesquisava.

        Um forte abraço!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador