O que há por trás do logo de cada marca

Sugerido por Marco St.
 
Do Design.Blog
 
Mensagens escondidas nas logomarcas novo
 
 
Marcas são criadas para refletir a identidade de uma empresa e ser memorizada o mais rápido possível. Mas por que muitas vezes não percebemos detalhes tão óbvios ? A principal razão é que olhamos rapidamente para uma marca e não temos tempo de curtir o trabalho do designer. Neste artigo, vamos observar alguns logos com mensagens que os designers “esconderam” em seus trabalhos.
 
 
1. Toblerone
 
A marca do famoso chocolate suíço mostra o Matterhorn, a montanha mais famosa do país. O que poucas pessoas sabem é que você pode ver um urso dentro do espaço em branco da montanha. O urso é o animal que representa o cantão de Berna, local onde a Toblerone foi fundada.
 
 
 
2. Cisco
 
Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, uma das principais responsáveis pela internet funcionar no mundo, a Cisco foi fundada em São Francisco – cidade americana que é casa da famosa ponte de Golden Gate, que é mostrada de forma minimalista em seu logo.
 
 
3. Bronx Zoo
 
Os espaços em branco entre as pernas das girafas mostram alguns dos prédios famosos do bairro de Bronx, na cidade norte-americana de Nova Iorque.
 
 

4. FedEx

 
A flecha no logo da FedEx (entre o “E” e “x”) já é bem famosa, mas o motivo pelo qual foi incluído nesse artigo é a adaptação do logo em árabe. Você ainda consegue visualizar a flecha, mas indo na direção contrária já que árabe é lido da direita para a esquerda.
 
 
5. Northwestern Airlines (logo antigo)
 
Embora seja um logo que não é mais utilizado, ainda é interessante de mencionar. Ele combina o “N” de norte, “W” de oeste (“west”) e o triângulo pequeno que aponta na direção noroeste.
 
 
6. Amazon
 
Outro logo famoso. A flecha debaixo vai da letra “a” a “z”, sugerindo que a empresa vende de tudo, de A a Z.
 
 
7. Tour de France
 
O logo da Tour de France parece normal, com uma tipografia elaborada e um pouco de cor. Mas se você observar com cuidado, pode ver um homem andando de bicicleta na letra “r” da palavra “Tour”.
 
 
8. Baskin Robbins
 
A sorveteria norte-americana Baskin Robbins vende 31 sabores de sorvete, e eles indicam isto no logo com o “31″ em rosa.
 
 
9. Wendy’s
 
A rede de restaurantes Wendy’s tenta trazer memórias infantis ao usuário incluindo a palavra “mom” (mãe) no colarinho da garotinha.
 
10. Basecamp
 
Essa famosa ferramenta de colaboração ajuda a seus usuários concluírem tarefas, colocando uma marca na sua lista de afazeres, por isto que o pequeno “check” está escondido no logo deles.
 
 
 
 
 

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13 comentários

  1. Onde estão os lindos anuncios

    Onde estão os lindos anuncios do passado, artisticos, bonitos de se ver? A propaganda brasileira afundou num mar de vulgaridade impressionante, depois do advento de certos “genios” cheios de leões de ouro que não valem o peso do latão do premio fajuto.. Na TV piadinhas e pegadinhas e pior ainda, tantans querendo dar lições de filosofia em anuncios, como os do HSBC, agora com um menino (ou voz de menino) filosofo, “”ah, eu devia ter feito isso ou aquivlo, aproveitado mais a vida” como se estivessem falando para crentes do pastaor, muita pretensão, outro do mesmo banco com o “”pescador e o executivo””, outra lição de filossofia rastaquera.

    Um bom anuncio basta sugerir e agradar aos olhos e ouvidos, não precisa pretender dar lições de vida, publicidade não é curso de auto ajuda e publicitarios não são sábios para ensinar os outros como viver.

    Parece que está entrando muito maluco na propaganda, sempre teve mas os do passado eram mais cultos e inteligentes, os de hoje são só malucos.

  2. Muito bom
    Muitas vezes ou

    Muito bom

    Muitas vezes ou muitos de nós nos acostumamos com um logo, independente da da razão de sua imagem, sem numca procurar saber o que mais se agrega ao seu desenho e o que ele quer dizer.

    Então uma lição que trago destes exemplos é que as coisas nem sempre são só o que possa sugerir na primeira observação.

    Convivo já a algum tempo com esta discussão, seja ela de nível primário.

    Mais presente ao meu cotidiano esta o logo do supermercado Carrefour e que carrega com ele uma série de justificativas além do proprio nome e que para mim foi incrível visualizar o C do carrefour. 

  3. Onde estão os lindos anuncios

    Onde estão os lindos anuncios do passado, artisticos, bonitos de se ver? A propaganda brasileira afundou num mar de vulgaridade impressionante, depois do advento de certos “genios” cheios de leões de ouro que não valem o peso do latão do premio fajuto.. Na TV piadinhas e pegadinhas e pior ainda, tantans querendo dar lições de filosofia em anuncios, como os do HSBC, agora com um menino (ou voz de menino) filosofo, “”ah, eu devia ter feito isso ou aquivlo, aproveitado mais a vida” como se estivessem falando para crentes do pastaor, muita pretensão, outro do mesmo banco com o “”pescador e o executivo””, outra lição de filossofia rastaquera.

    Um bom anuncio basta sugerir e agradar aos olhos e ouvidos, não precisa pretender dar lições de vida, publicidade não é curso de auto ajuda e publicitarios não são sábios para ensinar os outros como viver.

    Parece que está entrando muito maluco na propaganda, sempre teve mas os do passado eram mais cultos e inteligentes, os de hoje são só malucos.

  4.   Dizem por aí que. símbolo

      Dizem por aí que o símbolo do time do Boa Esporte foi modificado, pois antes de ter a letra B no meio da estrela, tinha um I, de Ituiutaba, sua origem. Segundo os teóricos da conspiração, o novo escudo, passou a  representar a estrela do PT com a letra B simbolizando o número 13. Na época, a cidade de Varginha era administrada pelo PT.

  5. Acho q o mais famoso – por

    Acho q o mais famoso – por ser tão enigmático p/ alguns qto óbvio p/ outros – é o logo do Carrefour, em que a parte branca forma a letra “C”. 

     

  6. Depois das explicações fica

    Depois das explicações fica fácil entender as logos.

    Agora, quantos mortais comum teem essa percepção ?

    Na minha opinião, só o pessoal que está ligado nessas área de comunicação visual que percebem mais facilmente.

    Nem o C do carrefour eu conseguir ver.

    Eu percebia que as cores da logo lebram a bandeira da França, pois o Carrefour é francês.

  7. …continuando o jogo es/finge “decifra-me ou te devoro!”

    11. Vaio

    Parece apenas um logo moderninho, mas tem um significado. O “V” e o “A” simbolizam um sinal analógico e as outras duas representam os números 1 e 0 (sistema binário).

     

    12. Sun

    Aqui você acompanha um maravilhoso trabalho de simetria e ordem. O logo é formado pelas letras “U” e “N”. Se você prestar atenção, verá surgir a palavra SUN.

     

    13. Tostitos

    As letras “TiT” são duas pessoas desfrutando comida mexicana numa mesa.

     

    14. Formula 1

    Muita gente não percebe o número 1 oculto entre a letra F e as linhas de velocidade.

     

    15. Elefont

    No logo da Elefont, você pode perceber uma tromba no espaço negativo.

     

    16. NBC

    As cores do logo da NBC simbolizam as 6 diferentes divisões da empresa. Uma cabeça é visível no centro delas, formando um pavão.

     

    17. Carrefour

    Carrefour é um dos maiores varejistas europeus, e em francês significa “cruzamento”. O logo simboliza esta palavra através de duas setas opostas. Ao centro, você percebe a letra “C” no espaço negativo.

     

    18. Unilever

    A Unilever produz milhares de produtos diferentes, portanto, a letra “U” é composta por símbolos que representam todos estes produtos e o que eles significam para seus consumidores.

     

    19. Families

    Families é uma revista. As letras “ili” juntas formam uma família.

     

    20. Hope for African

    À primeira vista, este logo parece um mapa da África, mas se você olhar bem, vai ver duas pessoas se olhando.

     

    21. ED

    O nome da empresa é “Elettrodomestici – Home Appliances”, ou “ED”. Logo, os designers resolveram adotar as duas letras (“E” e “D”), além de criar uma tomada.

     

    22. Spartan

    Este é um logo conceitual. Ele mostra um jogador de golfe no momento de uma jogada, e ao mesmo tempo um capacete de guerreiro espartano.

    …a história do logo da marca entrou por uma porta e saiu pela outra, e quem quiser que conte outra!

     

     

  8. E o preconceito dos

    E o preconceito dos publicitários que acham que o “povão” é composto de uma cambada de idiotas, ignorantes sem “cultura”… Alguma análise? Tem produtos – e marcas –  que eu já boicoto faz tempo. Uns porque são ruins mesmo; outro por causa exclusiva da publicidade.

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