O que Ragnar Lodbrok poderia ensinar a Gilmar Mendes?, por Fábio de Oliveira

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Quase todos os membros governo Michel Temer e todos os deputados e senadores que lhe dão sustentação no Congresso Nacional estão atolados até o pescoço em escândalos financeiros, muitos deles respondendo processos criminais. Para se salvar e garantir o patrimônio ilícito que amealharam na política, eles querem corromper de vez a legislação.

O sentido jurídico da anistia sempre foi a concessão do perdão para aqueles que movidos pelo desespero, tendo sido sempre homens honrados e pacíficos, cometeram crimes durante períodos de excepcional turbulência política. O sentido que os bandidos da quadrilha de Michel Temer querem dar a anistia é outro. Ela será um prêmio para os marginais que, num período de absoluta tranqüilidade política, cometeram crimes com proveito pessoal e que agora querem continuar sendo criminosos.

Numa das cenas memoráveis da série Vikings, Ragnar Lodbrok tem uma conversa com Bjorn sobre a natureza do poder. Sério e procurando desviar o filho do mau caminho ele diz que:

“O poder é sempre perigoso, ele atrai os piores e corrompe os melhores…”

A julgar pela cena política brasiliense nós deveríamos nos considerar vikings. Afinal, as palavras do lendário rei viking do século VIII e IX se ajustam perfeitamente à realidade política do Brasil na atualidade. Todavia, há algo ainda mais podre no Brasil.

O presidente do TSE tem se reunido constantemente com o líder da quadrilha que assaltou o poder como se isto fosse uma coisa desejável ou perdoável. Ele dá entrevistas legitimando o prêmio que os deputados e senadores mafiosos resolveram aprovar em benefício próprio à revelia do sistema constitucional e do Código Eleitoral. Gilmar Mendes não com isenção. Na verdade ele nem mesmo se dá ao trabalho de manter uma conduta pública adequada ao cargo que ocupa.

Ragnar era juiz em última instância de todas as disputas dentro do seu reino. No Brasil, existe um Judiciário supostamente independente composto por homens que deveriam ter uma reputação ilibada, demonstrar notório saber jurídico e zelar pela boa imagem do Judiciário. Os Ministros dos Tribunais (TSE e STF) deveriam capazes de julgar s políticos de maneira justa com base na legislação em vigor. Mas não é isto o que temos visto nos últimos.

Não, nós não somos vikings. No Brasil o que atrai os piores e corrompe os melhores não é o poder e sim a atividade judiciária. Tudo bem pesado, a única coisa que Ragnar Lodbrok poderia ensinar a Gilmar Mendes seria como escolher calças peludas.  

Assine

Fábio de Oliveira Ribeiro

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. não vê quem não quer

    As ações e posturas de Gilmar expressam a sua maior característica. Mesmo quando se manifesta com razão, como dizer que caixa 2 por si só não é corrupção, visto que temos falado isto há décadas, mostra que não se restringe à lei e se considera capaz de julgar sem necessidade de processo. Isto explica seus critérios contraditórios quando se aplicam a semelhantes seus ou inimigos. Ele se recusa a seguir a Constituição e decreta suas sentenças ao primeira incauto com quem fale.

      1. Homens do naipe de Ragnar,

        Homens do naipe de Ragnar, jamais integrariam nosso Judiciário. Coragem e honra não são o forte da turma, não.

  2. Era tudo que a gente

    Era tudo que a gente precisava por aqui. Um ragnar, sozinho, dava conta de toda essa renca de bandidinhos de elite, covardes e frouxos.. Nossa elite não tem salvação. é uma cambada de vagabundo que se acostumou a viver sem fazer esforço. Nesse sentido, o Judiciário é o ninho perfeito para a turma que sai da fralda pra toga ter trabalhado um dia, na vida. A única solução é paredão. O Nosso judiciiário é a extensão do berço dos filhos dos bandidos.

  3. Falam que Temer tem que sair,

    Falam que Temer tem que sair, que Aécio tem que ser invetigado e, se necessário, punido, que Serra tem que explicar a grana na Suiça, e que Renan, Padilha e outros trem que ser afastados dos respectivos cargos, mas não falam do Gilmar, o pior brasileiro vivo, que detém o maior poder da República, que manda e desmanda, faz o que quer e bem entende. 

    Gilmar tem que ser afastado do Judiciário, alás já deveria tê-lo sido há anos. Mas é do STF, o que significa que é intocável, inatingível, está acima do bem e do mal. Além disso, existe o problema mais crucial de hoje:

    QUEM COLOCARÁ O GUIZO NO GATO?

  4. Não vejo qq sentido em

    Não vejo qq sentido em mantermos esse sisstema judiciário; não dá pra salvar nada nem ninguém do ascensorista da primeira instância ao presidente do STF, tudo trambiqueiro vomitando regras pra cima da sociedade. A Cara do Poder Judiciário é Gilmar Mendes. Alguém acredita que há salvação? O troço é tão vagabundo que o Ministro da Justiça é aquele que a gente já conhece….

  5. O fato de nosso Judiciário

    O fato de nosso Judiciário ter brotado do seio da elite trambiqueira, nos coloca em xeque. toda a cúpula do judiciário teve seu caminho pavimentado por trambiques e arranjos. embora nascidos e criados em lares privilegiados, boa educação, alimentação, cuidados, mimos, vida boa, esforço zero… não foram capazes de galgar um mísero degrau, sem ” esquema. sem os favorecimentos , ainda estariam debaixo das saias das mães, nos bolsos dos pais ou encostados em alguém capaz de sobrviver por méritos próprios. O que convencionou-se chamar de meritocracia para esconder a incapacidade de nossa elite dela mesma e da patuleia, nada mais é que senso comum marketado à exaustão, atribuindo dificuldades e valores a espaços , previamente, destinados a esses grupos. Não há mérito algum em ocupar espaços criados, especificamente, para o grupo que trilhará o caminho reservado , unicamente, para ele.

    Essa incapacidade absoluta colocou nosso judiciário na bizarra situação de indignar-se e revoltar-se contra a honestidade e dignidade e irmanar-se com a pilantragem.

    O ódio e a revolta que MPF e STF revelam qdo não conseguem provar que alguém é picareta, é anormal. Os caras enlouquecem e passam a perseguir , torturar, caluniar, difamar…. até  o limite da insanidade. Um judiciário que ataca pessoas por não conseguir provar que elas são desonestas. Ah, quer posar de honestinho???? Então vai em cana! Não quer dizer que é tão picareta qdto eu? Então vou torturar a sua família…. As perseguições e torturas da LavaJato e os votos dos ministros carregados de ódio e revolta no julgamento da AP470 marcarão muito mais pelo caráter apaixonado dos ataques desferidos pela justiça do que por qq característica jurídica ou política, 

     

    Por não conseguirem entender como pessoas sem as facilidades, mimos e privilégios que tiveram, conseguiram chegar a algum lugar, sem os trambiques que tiveram que fazer, magistrados e promotores, passaram a perseguir pessoas numa obsessão patológica.  “Tem que ter alguma coisa aí..” E, no lugar de fatos e provas, entram as convicções, baseadas em suas proprias experiências. É, óbvio que um sujeito trambiqueiro jamais vai aceitar que o outro é superior a ele sem ser falcatrua….

    Estamos nessa situação, hoje pq a Única convicção que nossos magistrados e promotores tem é que eles mesmos são um bando de corruptos e trambiqueiros. Sendo assim, como um ” Zé Mané” feito Lula, uma mulher, como Dilma, um classe média baixa, como Zé Dirceu ou um ferrado como Genoíno, podem ter passado a nossa frente, sem ter o rabo preso com ninguém e, pior, não ter tido a mamãezada que a gente teve, os melhores colégios, cursos aqui e fora daqui, babá, motorista….. Ah não! Como essa turma pensa que pode olhar na nossa cara e, de cabeça erguida, deixar bem claro que, ao contrário do nosso judiciário e como a maioria do povo brasileiro, o que conquistamos é fruto de nosso suor e nossa luta. Putz! deve ser horrível dar de cara com a propria medicridade. A pergunta que fica é se o recalque da nossa elite vai desparecer qdo todas as lideranças dos trabalhadores tiverem sido neutralizadas. Aposto que não.  Como dizia Camões, a inveja é uma merda!

    A casa do Judiciário caiu forte. A continuar assim, muito em breve estará tão imunda que nem as cara de Janot e GM, servirão para simbolizá-la.

    Larguem do pé de Lula, Libertem Zé Dirceu, honrem d. Marisa pq, ao contrário de vcs que tem ódio e inveja, o povo brasileiro respeita e orgulha-se dos que tem honra e dignidade. Enquanto a Justiça brasileira conseguir manter a cara de GM, Moraes, Janot, etc… a coisa é feia mas ainda dá pra disfarçar com uma toga. Não gosto de ser pessimista mas creio que a coisa vai piorar e muito e o nosso Judiciário vai revelar-se, de vez, a ORCRIM que sempre foi. Aí vamos entender pq tonelada de cocaína, assassinatos, aviões sem dono que despencam com desafetos, abertura de garimpos ilegais, tráfico de diamantes, etc… desaparecem frente a pedalinhos.

  6. Divirjo frontalmete do

    Divirjo frontalmete do comentario de Fabio de Oliveira.Quem que quer que seja,tem alguma coisa a ensinar a um individuo como Gilmar Mendes?Pura perda de tempo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador