Os projetos surpreendentes da arquitetura

Sugerido por Gerson Pompeu

Do iG

Prédios com arquiteturas surpreendentes

Com desenhos ultramodernos, alguns edifícios projetados por arquitetos premiados parecem feitos por extraterrestres. Veja

Ultramodernos e com formas que fogem aos padrões, alguns dos projetos mais marcantes dearquitetos de renome internacional, como o canadense Frank Gehry, a iraquiana Zaha Hadide o brasileiro Oscar Niemeyer, parecem feitos por alienígenas. Retorcidos, revestidos com materiais diferenciados e muitas vezes desafiando as leis da física, esses edifícios se destacam na paisagem e costumam motivar grandes transformações no entorno. Confira abaixo alguns dos mais surpreendentes.
 
Dalian Shell Museum, em Dalian, na China, projetado pelo Instituto de Engenharia Civil 

 
Palácio das Artes Reina Sofía, em Valência, na Espanha, projetado por Santiago Calatrava. 
 
Continua aqui

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Projetos avançados

      Ataíde,

      Certamente são funcionais não apenas estes dois, mas muitos outros prédios com concepção arquitetônica inteiramente diferentes do feijão com arroz que conhecemos.

      No patropi, considero o atraso da área de projetos de arquitetura como irrecuperável, imagino que nenhum escritório consiga se arriscar a enfrentar projetos de elevada complexidade como estes, que exigem a utilização de materiais que fogem inteiramente do escopo tradicional para que seja possível executar formas cada vez mais ousadas.

      O último arquiteto brazuca a ser capaz de ousar foi Oscar Niemeyer, e mesmo ele, provavelmente em função da idade, não conseguiu avançar na forma em ritmo semelhante ao dos melhores escritórios de arquitetura do mundo. 

      Um abraço

      1. Dúvida:

        Alfredo, não sei se tu és da área de arquitetura; eu não sou e tenho curiosidade: qual é o fator limitante à melhoria de qualidade (pelo menos em termos de design) das nossas escolas de arquitetura? Custo elevado de novos formatos e técnicas, falta de ousadia, falta de capacidade ou outro?

        1. Arquitetura

          Roberto Monteiro,

          Obrigado pelo retorno.

          Não sou arquiteto, mas trabalho em área correlarta.

          Não posso fazer crítica às escolas de arquitetura, poisnão as conheço por dentro, e criticar por ouvir falar não é boa prática.

          Novas formas e técnicas exigem, como diz a matéria e eu repeti por não ter lido a matéria corretamente, a utilização de materiais bem mais sofisticados do que cimento, pedra, areia e madeira, e não tenho conhecimento de nenhum escritório de arquitetura que esteja em condições de produzir projetos como os do post, assim como de empresas de engenharia para executá-los – este situado em Valência parece ser de execução bastante complexa,  com qual material foi feita aquela laje curva superior que aparenta estar solta no ar? Se for um elemento estrutural, eu não tenho a menor idéia.

          Pra chegar àquele nível é preciso ousadia e talento. No RJ, Oscar Niemeyer doou o projeto de um, salvo engano, auditório a ser construído ao fundo do terreno da UNE, na praia do Flamengo. Como o projeto tinha um elemento estrural à la Niemeyer, logo veio a solução tupinquim, substituição “daquilo” por elemento quadradão e pronto.

          E viva o brasilsil

          Um abraço

           

           

      2. Mas esses prédios lembram muito o museu de arte de Niterói

        Nao sei se sao anteriores a ele ou posteriores. Me parece provável que tenha havido influência de uns (os primeiros) sobre outros (os que vieram depois). 

        1. Influência

          Analu,

          Em termos de complexidade estrutural e arquitetônica, me parede que o de Niterói não chega aos pés destes dois mostrados no post.

          Quanto a uma possível influência, eu não veho desta forma, mas posso estar equivocado.

          1. Falei sob o ponto de vista da forma; aspectos técnicos nao sei

            As linhas arredondadas dessas duas obras, sobretudo da primeira, a forma de caracol, etc., lembram muito o museu de Niterói. Me parece provável que ou essas obras influenciaram NIemeyer, ou o inverso. 

  1. O Palácio das Artes Reina

    O Palácio das Artes Reina Sofía, em Valência, de fato é uma obra linda, com um domínio da plástica fantástico, no entanto há muitos problemas, e Calatrava está sendo processado, não apenas por essa, mas também por outras obras que fez ao redor do mundo. Evidente que a Arquitetura no Brasil parou de evoluir, mas a obra de Calatrava não bem o melhor exemplo a ser replicado, são obras de manutenção altíssima, com um custo de construção igualmente elevado. Há experiências na Europa muito mais interessantes, que respeitam o contexto do local, que valorizam a área na qual é implantada, sem o choque de algo que poderia estar em qualquer lugar. Álvaro Siza, arquiteto português faz muito bem esse papel de contextualizar, dialogar com o ambiente ao redor.
    A obra de Calatrava é linda, mas se a manutenção é quase inviável e o preço de sua construção é praticamente obsceno, não podemos dizer que seja funcional.
    Ah, além do Niemeyer , há outros bons arquitetos aqui, não tantos quanto deveria, um exemplo a altura é Paulo Mendes da Rocha.

  2. Desculpem mas não vejo beleza

    Desculpem mas não vejo beleza nenhuma nestas duas obras. O que vejo é uma enorme extravagância dos autores, empenhados não na busca da beleza e da funcionalidade, mas em aparecer a qualquer preço.

  3. Gostei muito mais do

    Gostei muito mais do monastério.

    Está lá há 500 anos e ainda é bonito. As outras duas, dentro de uns vinte anos ou menos, ninguém aguentará mais olhar para elas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador