Quarta-feira de palhaçaria no ABC Paulista

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Ricardo Avellar

Jornal GGN – “Juntos Somos Mais Fortes” é o novo projeto da companhia Circo no Asfalto, que com as suas diversas ações pretende alcançar toda a comunidade. E, após revitalizar sua sede no ABC Paulista, o grupo se prepara para receber a Trupe Lona Preta, que fará uma apresentação gratuita do espetáculo “O Circo Fubanguinho”, nesta quarta-feira, 7 de março.   

Contemplado pelo edital PROAC –  Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a primeira ação do projeto adaptou a estrutura do Espaço Cultural Circo no Asfalto para receber os artistas e a comunidade, com o objetivo de fortalecer as atividades que já aconteciam no Galpão.

A agenda do programa têm atrações confirmadas até o final de março, com a parceria de outras trupes de palhaçaria, que irão promover ciclos de conversas, apresentações de espetáculos, vivências, oficinas, além de festas populares, shows e exposições.

O novo Espaço Cultural Circo no Asfalto também se prepara para seu o edital Residência Artística. Este e os outros projetos da trupe acolhem grupos da região e também de outros lugares do país e até do mundo, a fim de fomentar o aprendizado cultural e os diversos segmentos da arte, principalmente a circense. 

A Circo no Asfalto passeia pelos palcos, comunidades, quilombos, vilarejos e aldeias desde 2008, com  o casal Fran e Douglas Marinho. Além de passar por todas as regiões do Brasil, a trupe também já levou suas produções independentes para o público de outros países da América Latina, participando de convenções de circo e premiações.

Confira a agenda do Espaço Cultural Circo no Asfalto:

Endereço: Rua Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP, 09051-050 

*Retire seu ingresso 30 minutos antes de cada atividade

*Lotação máxima de 85 pessoas

Dia 07 de março, às 20h – Entrada gratuita 

Apresentação da Trupe Lona Preta – grupo que surgiu em 2005, no Jardim Guarau (SP) com artistas diversas linguagens: música, teatro, artes plásticas e cinema. O grupo pesquisa a linguagem do palhaço, o que incentivou ainda mais a prática de colocar em cena, tanto nos saraus como nas ruas, os esquetes criados coletivamente.

Dia 14 de Março, às 14h – Entrada Gratuita 

Mesa de Inclusão – Artistas convidados para discutir e trocar informações sobre o cenário do circo atual e como se instala um universo diverso no contexto atual.

Dia 14 de Maço, às 20h – Entrada Gratuita

Apresentação do Grupo Nopok – Formado em 2007 pelos artistas Chicho Poittevin e Fernando Nicolini, o grupo se dedica a construção de uma linguagem própria no universo circense. Em seus primeiros trabalhos o grupo tem na música e na dança seu grande diferencial para construção de personagens e cenas cômicas, além de espetáculos que impressionam pelo seu virtuosismo técnico.

Dia 21 de março, às 20h – Entrada Gratuita

Apresentação do Palhaço Klaus – O Palhaço Klaus é uma criação do ator, diretor e palhaço Marcio Douglas. Klaus é avesso da máscara do palhaço e a sombra do arquétipo do homem maduro e fracassado, fruto de uma pesquisa do anti-herói no universo da palhaçaria. Este personagem trilhou uma vida medíocre animando festas infantis e buscando apenas a sobrevivência. Porém seu humor sarcástico faz dele o contrário e ao mesmo tempo o espelho da sociedade contemporânea.

Dia 28 de março, às 20h – Entrada Gratuita 

Apresentação La Cascatas Cômica – Grupo que tem o ofício do riso como caminho e o palhaço como caminhante. Grupo de teatro e circo dedicado à arte do palhaço e do cômico popular.

Inscrições abertas para Oficina de Iniciação ao Circo do Espaço Cultural Circo do Asfalto

Até o dia 10 de março, estão abertas as inscrições para as Oficinas de Circo que vão de março até dezembro de 2018.
As oficinas contemplarão as modalidades: Circo aéreo, Acrobacias solo e em grupo, Palhaço, Saltos, Noções de espaço e Dança. 
As aulas terão sempre duas horas de duração e serão ministradas pela Oficineira Fernanda Meneghetti, que é arte educadora, artista circense em diversas modalidades (acrobacia em tecido e solo, trapézio fixo e lira, chicoteira) palhaça e produtora cultural. 
Serão duas turmas com 20 vagas para crianças de 06 à 12 anos e 30 vagas para adolescentes e adultos – a partir de 13 anos.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador