Dr. Caio, uma parte da memória de Recife

Nassif,  na minha última passagem por Recife encontrei como sempre velhos amigos.  Nas nossas conversas o assunto também foi, claro, os velhos tempos e amigos que já não se encontram mais entre nós, mas que nos marcaram.  Um deles, Dr. Caio Souza Leão,  apesar de muito mais velho nos deu uma prova enorme de que juventude ou velhice não está na idade. Dr. Caio faleceu em 2006, aos 88 anos, mas marcou muitos de nós com suas histórias,  sua companhia e muitas cubas libres. Era um Intelectual e conhecedor de artes como poucos em Recife. Escreveu um dos melhores artigos sobre cinema que já li, contando os dois dias que passou com Orson Welles na cidade,  quando muito foi filmado, bebido e a noite terminou talvez na maior farra que o diretor norte-americano já fez em sua vida.  A passagem de Welles pela cidade e as presepadas com Dr. Caio e alguns outros amigos foi tema do filme « That’s is lero-lero », de  Amin Stepple e Lírio Ferreira.  O artigo abaixo foi escrito por Ítalo Rocha, na ocasião da morte do nosso querido amigo.

Algumas lembranças de Caio

Por Ítalo Rocha *

A morte do advogado, jornalista e publicitário Caio de Souza Leão deixa tristes não apenas seus parentes e amigos mais próximos. A intelectualidade e a boemia do Recife também estão de luto. Doutor Caio, como costumávamos chamá-lo, era um profundo conhecedor das artes plásticas. Nas rodas boêmias, era a conversa mais agradável e consistente que se podia ouvir nas noites recifenses das últimas décadas. Pessoas famosas privaram desse prazer: O cineasta americano Orson Welles, o cantor e compositor pernambucano Antônio Maria, e os baianos Dorival Caymi e Jorge Amado, entre outros. Existe o intelectual da literatura, da música, da cultura popular e há o intelectual das artes plásticas. Doutor Caio se enquadrava nesse último campo. Conhecia e amava a pintura como ninguém. Pode-se afirmar que foi um dos primeiros marchands de Pernambuco.

E, além da pintura, adorava a vida. Tinha uma verdadeira relação de amor com os fins de semana. Já na terça-feira entrava em contagem regressiva e começava a armazenar gelo em casa. Políticos, artistas, músicos, jornalistas e intelectuais assinavam o ponto, nas noites de sexta-feira e nas manhãs dos sábados, na casa dele. Isso era sagrado. Nada era formal nesses encontros. A ordem do anfitrião era para todo mundo jogar conversa fora e beber Bacardi com coca-cola. Essa era a bebida preferida dele, pela qual tinha verdadeira devoção.
Os convidados deviam segui-lo. Quando não o faziam, ele servia, por educação, outra coisa. Mas, no íntimo, não ficava nada satisfeito. E tinha resposta pra tudo. Sempre carregada de bom humor. Principalmente para os que iam pela primeira vez à casa dele. Certa ocasião, um “marinheiro de primeira viagem” vendo doutor Caio tomar a bebida predileta com tanto gosto e avidez caiu na besteira de perguntar se ele não tinha disenteria no dia seguinte por causa da coca. Doutor Caio respondeu na hora: “Meu filho, se Coca-Cola desse caganeira, os Estados Unidos já tinham se acabado de tanta merda!”.  Era assim o meu querido e amigo. Irreverente, bem humorado, bom anfitrião e implacável com quem lhe perguntasse bobagem. Como pobre mortal, tive o prazer de frequentar a casa dele por mais de 20 anos. Conheci doutor Caio no início da década de 80. Meu orgulho era ter um amigo com uma diferença de idade tão absurda em relação à minha, quase 40 anos. E essa convivência foi agradabilíssima. E confesso que muitas vezes o achei até mais jovem do que eu. Era um estilo de vida muito solto, muito livre, de preocupação quase perto de zero. Ele era feliz à maneira dele. E sabia disso.

Era nesse ambiente agradável, cercado de obras de artes, cheio de vida inteligente, que muitos gostavam de ir para ouvir as histórias fantásticas de doutor Caio. Bebíamos rodeados de cultura. Nas paredes, João Câmara, Francisco Brennand, Bajado, Cícero Dias, Portinari, Corbiniano Lins. Ao lado de Dona Leni, sua mulher, que morreu antes dele, e dos filhos João Augusto, Caio e Luiz Felipe, doutor Caio viveu sempre feliz. Frequentavam a casa dele o médico Lula Arraes, seu sobrinho, filho da irmã dele, Dona Célia Arraes, os jornalistas Amin Stepple, Geneton Moraes Neto, Ivanildo Sampaio, Rosalvo Melo, Márcio Acioly, o advogado Paulo Henrique Maciel, o publicitário Plínio Boy, Toinho Pedrosa, Toni e uma infinidade de amigos que doutor Caio sabia muito bem cultivar. Eram noites intermináveis e gostosas. Mil gargalhadas com as histórias fantásticas e hiperbolísticas contadas pelo anfitrião. “Doutor, na semana passada eu tive uma ressaca tão grande que foi preciso cortar de faca.” Quanto mais ele repetia isso, mais a gente achava graça. Quem o contrariava nessas noites de alegria e muita brincadeira, ganhava um título pomposo: “Sacana da bandeira americana” ou “Traidor da pátria, da família e do direito”.

Na manhã do último dia 22 de fevereiro, a morte – essa, sim, a verdadeira “sacana da bandeira americana” – levou doutor Caio para longe de todos nós. Aos 88 anos, lá se foi doutor Caio Magarinos de Souza Leão, fulo da vida com a “traidora da pátria, da família e do direito.”

* Ítalo Rocha, do Recife,  é jornalista.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador