Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Sairei da vida, mas deixarei memória!, por Luciano Hortencio

Sairei da vida, mas deixarei memória!, por Luciano Hortencio

As ilações a seguir são por minha conta e risco. Nada encontrei a respeito de VERGONHA.

Ouvindo atentamente a letra, pode-se perfeitamente inferir que os compositores tinham em mente o suicídio de Getúlio Vargas.

Senão vejamos: Getúlio Vargas cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954 e a gravação é de 15 de setembro do mesmo ano. Apenas vinte e dois dias após a morte que comoveu e abalou todo o país.

A letra refere-se a um personagem que se julgou traído por todos e que optou por sair da vida, porém deixando memória.

As últimas palavras de VERGONHA são quase idênticas às que Getúlio deixou escritas. “Saio da vida, mas entro na história”.

Outro detalhe importante é o fato da composição ter sido gravada por Linda Batista, que tinha relações estreitas com Getúlio, fato esse público e notório.

Esclareço e ressalto que nada li a respeito. São observações minhas e assumo o risco de publicá-las, por achá-las pertinentes.

 

É só vergonha, que esta vida trás,

Desgosto nem se fala, Meu Deus já é demais.

E dos amigos, Só tive a traição,

Confesso não suporta mais, meu pobre coração.

O que me resta, do mundo é desistir.

Não posso mais, a tudo resistir.

Sigo o grande exemplo de um poeta em glória,

Sairei da vida, mas deixarei memória.

Linda Batista – VERGONHA – Ary Cordovil – Fernando Lobo.

Disco RCA Victor 80-1382-A.

Gravação de 15.09.1954 e lançamento em novembro do mesmo ano.

Disco constante do Arquivo Nirez.

Coisas que o tempo levou.

 

 

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luciano, tu és um “cabra da

    Luciano, tu és um “cabra da peste” mesmo. Realmente, é inegável que a letra é como se fosse a “carta-testamento” musical de Getúlio. 

    1.  
      De fato JB Costa. O homi é

       

      De fato JB Costa. O homi é um minerador porreta mesmo. O cabra é bom no manejo da bateia
      para extração de pedras sonoras preciosas.

      E,de lambuja, tal como qualquer bom garimpeiro, o Luciano, como atilado contador de causos, tanto dos acontecidos, assim como, causos por acontecer. Nada consegue escapar da bateia do garimpeiro Luciano.

      Agora mesmo, o homi foi mais longe ao desvendar um causo ocorrido nos idos anos 50. Causo até aqui desconhecido. Claro, a história ao que parece, estava protegida pela mesma tecnologia “Stealth” usada nos aviões de guerra USA furtivos. Ainda assim nada conseguiu impedir o Luciano, de quebrar a tal furividade .
       

      Orlando

  2. sairei….

    Ode ao Caudilhismo Tupiniquim. Décadas de Ditadura. Mas sabemos existem Ditadores e Ditadores. Uma coisa é uma coisa, outra….E a Elite Esquerdopata que veio junto com o Caudilho diz não entender estes 88 anos? Prestes e Vargas. Lamarca e Regime Militar, ACM e FHC, Sarney e Lula, Morde e assopra….

  3. Luciano

    Esses tempos ouvindo uma musica com Linda Batista dei uma busca sobre a vida dela e encontrei um texto interessante. Vou colar abaixo. Nele, alias, fala-se da boa relação de Linda e Dircinha Batista com Getulio Vargas. Segundo Lira Neto, ele não teve caso com nenhuma delas. Ou então foi coisa de uma noite de verão… 

    Quanto à letra dessa musica. Quando ouvi pela primeira vez, antes de ler seu texto, pensei que Linda Batista cantava “Sairei da vida, mas entrarei para a historia.”Ai apurei os ouvidos e vi que era uma parodia. Impossivel não pensar no fim tragico de Vargas e seu governo. Nossa musica sempre entrelaçada à historia do Pais.

    http://radionahistoria.blogspot.fr/2015/01/altos-e-baixo-de-duas-irmas-famosas.html

    1. Malu de guerra e de paz!

      O que é certo mesmo é que as Batista tinham prestígio e amizade com Getúlio. Se tinham ou não relacionamento amoroso com ele, isso deve estar fazendo parte das “Coisas que o tempo levou.”

      Note que, na primeira foto, consta Hermínio Bello de Carvalho, que pediu à Linda para apresentá-lo a Getúlio. “Pense tu”! Se já é dificílimo uma entrevista com um Presidente, quando mais levar mais alguém, um rapazola à época, para conhecer o GEGÊ…

      Li o artigo do link, porém, estranhamente, não encontrei gravação de Linda Batista para SABEMOS LUTAR. A gravação existente no Arquivo Nirez e consignada na Discografia Brasileira em 78 pm é de Francisco Alves.

      Autor:A.NASSARA – E FRAZAOTítulo:SABEMOS LUTARGênero:MARCHAIntérprete:FRANCISCO ALVESGravadora:ODEONNúmero:12.121-AMatriz:6897Data gravação:14.01.1942Data lançamento:MAR/1942

      Será outra composição?

      Feliz Semana Santa para a agnóstica mais crente desses Brasil e França!

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=lzdC0py1aXA%5D

       

      1. De paz

        Sou mais de paz, mesmo que possa ser um pouco cabeça dura às vezes. 

        Pois é, que bom que você falou quem é o rapaz da foto porque não tinha reconhecido Herminio Belo de Carvalho… Então, ele foi apresentado ao Getulio. Herminio esta chegando perto do Mario Lago, que conheceu todas as figuras do cenario artistico e politico do Brasil do século passado.

        Segundo o blog, esse artigo teria sido publicado no Caderno 2 do Jornal do Brasil, mas pela leitura se trata de um programa de radio…  No youtube não tem Linda Batista catando Sabemos Lutar… Um erro?

        Em todo caso é triste saber que as irmãs Batista morreram em tragicas condições.

        Mais uma coisa. Agnostica nada. Sou ateia mesmo, graças a Deus  🙂 Boa pascoa!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador