Sala de visitas entrevista Boulos e aborda construção de frente de esquerda

E ainda, Nassif entrevista músico e historiador Marco Prado sobre a influência do Jazz e Blues na produção mundial de música, e Caroline Proner, uma das organizadoras do manifesto Lula Presidente

 
Jornal GGN – Nesta edição inédita do programa Sala de Visitas, Luis Nassif entrevista o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, a professora de Direito Internacional da UFRJ e uma das organizadoras do manifesto Lula Presidente, Caroline Proner e, no bloco de música, o professor, guitarrista e historiador, Marco Prado, sobre a influência da música norte-americana, sobretudo o jazz e rock and roll, na cultura mundial.
 
No primeiro bloco, Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST e da Frente de Resistência Urbana, fala a resistência popular contra o desmanche dos direitos sociais, acelerado no governo Temer, e a reconstrução de uma frente nacional de esquerda no país. 
 
Boulos ingressou no MTST em 2002. É formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, além de formado em psicologia com especialização em psicanálise, atuando hoje como professor na área. 
 
A ação mais recente realizada pelo MTST é uma ocupação que acontece na Avenida Paulista, em frente ao escritório do Temer, há 22 dias, com a realização de música, saraus de rap e aulas públicas, que já contou com a participação do jornalista Breno Altman e o jurista e professor de Direito do Trabalho da Universidade de São Paulo (USP), Souto Maior.
 
Os manifestantes exigem a retomada das contratações de moradia para os mais pobres através do Minha Casa, Minha Vida. Desde que o governo Temer assumiu, nenhuma moradia da faixa 1 do programa foi contratada – justamente onde está o grosso do déficit. Por outro lado, o programa avançou, mas para atender a população com maior renda, transformando praticamente em uma nova linha de crédito imobiliário.
 
Em seguida, Luis Nassif entrevista Caroline Proner. A professora de Direito Internacional da UFRJ é uma das organizadoras do manifesto Lula Presidente. Ela também faz uma avaliação da reconstrução da esquerda brasileira no sistema político e, ainda, a necessidade do fortalecimento das instituições e das leis constitucionais, caso contrário a democracia no país continuará em risco. 
 
Proner é doutora em direito pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha (2005), e pós-doutora pela École de Hautes Etudes de Paris. Como acadêmica, ela tem se aprofundado sobre temas ligados a direitos humanos, direitos fundamentais, direito internacional e justiça de transição. 
 
Nesta edição, entrevistamos também Edna Nogueira da Silva, colaboradora do Jornal GGN, nascida em Guaranhuns (PE) e radicada em São Paulo, que esteve em sua cidade natal quando a esposa do ex-presidente Lula, Marisa Letícia, sofreu o AVC e, em seguida, faleceu. Edna fala sobre a percepção dos familiares e conterrâneos naquele momento e da força que a imagem de Lula e Dilma tem naquela região.
 
Por último, no bloco de música, Nassif recebe na sala de visitas Marco Prado, professor, guitarrista e historiador pela USP que está à frente do projeto Tramas Culturais, realizado pela Fundação Ema Klabin e que faz uma viagem no tempo pela história da música norte-americana. 
 
A proposta é um curso que remonta a trajetória do início do Jazz, a importância de Louis Armstrong, a música country e das igrejas, a influência dos imigrantes na cultura americana, o Blues, o começo do Rock and Roll , e do Jazz-rock. 
 
https://www.youtube.com/watch?v=X1nUvAgFtM8
 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A esquerda na FOLHA

    “As colunas de Guilherme Boulos, Janio de Freitas, Celso de Barros e Gregorio Duvivier deveriam ser unidas em uma só. Há tempos, todos eles batem na mesma tecla, a de que o impeachment foi uma grande farsa para dar espaço a um governo pautado por banqueiros.”

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/kim-kataguiri/2017/03/1864228-contradicao-entre-reformas-e-lava-jato-so-existe-na-cabeca-de-celso-de-barros.shtml

     

    A resistência dos sem-teto na avenida Paulista

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/guilhermeboulos/2017/03/1862900-a-resistencia-dos-sem-teto-na-avenida-paulista.shtml

    ‘A pauta é conhecida de todos: a retomada das contratações de moradia para os mais pobres, através do Minha Casa, Minha Vida. Desde que o governo Michel Temer foi alçado ao Planalto, nenhuma moradia da faixa 1 do programa (destinada a famílias com renda mensal inferior a R$1.800) foi contratada. É nessa faixa que está o grosso do deficit habitacional brasileiro, pessoas que não conseguem obter crédito bancário e, por isso, precisa do programa social para ter garantido seu direito a morar dignamente.”

  2. Frente Democrática: É o longo caminho pra frente de esquerda.

    frente democrática. É o longo caminho pra ser formada uma frente de esquerda. Pegue 2 companehiros de equerda: é certo que ali vai surgir uma séria divergência, separação, dissidencia e mútuas acusações de traições, revisionismos e outras bobagens infantis e religiosas (no mau sentido do termo). Pode ser Boulos, pode ser quem quiser, mas é a Frente Democrática.

  3. Que tal a chapa

    Que tal a chapa Boulos-Stedile para 2018. 

    Para revolucionar, foice e martelo, campo e cidade.

    …ou

    Bolsonaro-Levi Fidelix
    Alckmin-ACM Neto
    Caiado-Ana Amelia
    Lula-Jandira
    Ciro-Lindberg
    Marina-Joaquim Barbosa
    Doria-Marquezan

     

     

  4. e preciso ir de vermelho nas manifestacoes dos coxinhas

    Os ignorantes, patos do golpe, ja APRENDERAM ALGUMAS COISA SOBRE POLITICA, e isso ficou claro nesse carnaval ONDE FICARAM VISIVELMENTE ENVERGONHADOS por sairem as ruas contra a Dilma. Por isso, o caminho para SE UNIR O BRASIL e diminuir a ignorancia dos manifestantes patos do golpe, é “””VESTIR ALGO VERMELHO E ENTRAR NAS MANIFESTAÇOES, para assim MOSTRAR QUE NÃO É IGNORANTE e está unido contra esse governo ilegitimo que entrou com a unica finalidade de acabar com as operações de combate a corrupção, conforme confessou o Romero Jucá”””. “””””””””””””””””””””””””ANTES DE UNIR AS ESQUERDAS É PRECISO UNIR AS RUAS, misturando pessoas vestindo as cores da bandeira do Brasil, com pessoas vestindo O VERMELHO que está presente NA MAIORIA DAS BANDEIRAS DOS ESTADOS DO BRASIL”””””””””””””””””””. Por isso, “”””””””””””””””””é preciso vestir ALGO NA COR VERMELHA e sair as ruas junto COM ESSA MANIFESTAÇÃO dos coxinhas marcada para o dia 26 de MARÇO de 2017″”””””””””””. Vale tudo: “””””””””””””””desde vestir UMA PEÇA DE ROUPA NA COR VERMELHA ou usar algum acessorio na COR VERMELHA””””””””””””; pois o importante É MOSTRAR A UNIÃO DAS CORES contra o Temer. -Vamos lá

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador