O Filme “Um Sonho Dentro de Um Sonho” (Slipstream, 2007), estrelado, dirigido e escrito por Anthony Hopkins certamente se enquadra na categoria do filmes com “sabor gnóstico” ao adotar uma consciência auto-reflexiva não só da realidade como da própria linguagem cinematográfica. O título em português não poderia ter sido mais feliz. Retirado de uma das linhas de diálogo do filme, é uma referência a um poema de Edgar Allan Poe “Dream Within a Dream”, escrito quando ele tinha 18 anos, em 1827. Ao fazer uma referência direta a um poema de Poe, o filme se associa à tradição da “ironia romântica” que tematiza a angústia humana em ser prisioneiro da linguagem que não consegue apreender uma realidade que se perde no cruel fluxo do tempo.
Eric Wilson, em seu livro “Secret Cinema: Gnostic Vision in Film” (onde defende o surgimento de um novo gênero cinematográfico, o “filme gnóstico”), classifica a presença do gnosticismo nos filmes em quatro categorias: os filmes propriamente gnósticos (filmes onde a cosmologia e teologia gnósticas são explícitas como em “Matrix” (Matrix, 1999) e Show de Truman (Truman Show, 1998), filmes Cabalísticos (onde a aspiração gnóstica por transcendência passa por robôs, próteses e servo-mecanismos – o filme “RoboCop” (RoboCop, 1987) seria um exemplo, filmes alquímicos (que descrevem como a vida emerge da morte, o espírito cresce a partir do corpo e a verdade surge a partir do caos – “Beleza Americana” (American Beauty, 1999), e “Homem Morto” (Dead Man, 1995) seriam exemplos dessa categoria.