Aplicativo gratuito simula a situação do produtor rural diante do Código Florestal

Jornal GGN – Dois institutos criaram um aplicativo gratuito que auxilia produtores rurais a checar a situação de seu empreendimento diante do Código Florestal. O produtor pode fazer a avaliação a partir de um tablet ou computador conectado à internet, bastando informar dados referentes à localização, área total, data de desmatamento e áreas com florestas.

Desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – IMAFLORA e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF, o aplicativo permite ter informações sobre a situação do imóvel, como, por exemplo, se há excedente ou falta de floresta – seja em áreas de preservação permanente (APP) ou reserva legal.

A partir da consulta, o proprietário é informado de quanto seria necessário restaurar ou compensar para se adequar à legislação. O aplicativo inclui as particularidades da Lei Florestal para caba bioma, tamanho de imóvel rural e data de desmatamento, considerando as situações em que as APPs podem ser contabilizadas como reserva legal, entre outras funções.

O aplicativo está disponível nas lojas da Apple e Google, além de ter uma interface para visualização em navegadores comuns de computador. “É uma ferramenta fácil e prática para o produtor rural entender a aplicação do Código Florestal para o seu imóvel rural e se preparar o seu registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural), que é o primeiro passo para a legalização ambiental de sua propriedade”, diz Luis Fernando Guedes, gerente de Certificação do Imaflora.

Além disso, o app traz a íntegra do “Guia para a aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais”, criado pelas duas instituições. O guia explica conceitos da Lei embutidos no aplicativo e que permitem ao produtor entender os passos para o cumprimento do Código Florestal. Em cerca de seis meses, o app teve mais de 300 mil acessos, segundo os institutos.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador