Primeiro cargueiro de fabricação nacional realiza vôo inaugural

Jornal GGN – O avião militar de transporte KC-390, fabricado no Brasil, fez ontem (3) o seu vôo inaugural. O teste durou uma hora e 19 minutos. O avião saiu da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e sobrevoou uma área de fazendas do interior paulista antes de voltar ao hangar.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.

Enviado por Alfeu

KC-390: novo avião da FAB faz voo inaugural

Do Portal Brasil

Voo dura uma hora e 19 minutos e ocorre em área sobre fazendas do interior de São Paulo, conforme oficiais da FAB

O protótipo do KC-390 realizou seu voo inaugural na manhã desta terça-feira (3), a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

O voo durou uma hora e 19 minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo.

Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles, o Coronel da reserva da FAB, Marco Oliveira Lima; e dois engenheiros de voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.

Ele assistiu à primeira decolagem ao lado do presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do vice-presidente executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.

Entregas em 2016

O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves.

Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios.

Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia.

O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.

O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.

O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.

Também poderão ser levados 80 soldados equipados em uma configuração de transporte de tropa ou 64 paraquedistas ou 74 macas mais uma equipe médica.

O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.

As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

Redação

11 Comentários

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  1. algo tão importante para o país…

    que certamente não vai merecer a mínima atenção dos nossos telejornais

    se tivessem comprado dos Estados Unidos, certamente teria 10 minutos de JN e Fantástico

    Parabéns a FAB e Embraer pelo marco histórico ( maior avião já produzido no país )

  2. Monstrão estiloso. Gostei

    Monstrão estiloso. Gostei muito. Gostarei ainda mais quando alguns destes começarem a bombardear os bunkers tucanos. Ha, ha, ha… As aves agourentas do passado entreguista conseguirão destruir o futuro petrolífero do Brasil? Duvido muito. A fragilidade dos pássaros nada pode contra a tecnologia militar moderna. É claro que um ou outro tucano pode ser engolido por uma turbina prejudicando temporariamente o desempenho de um bombardeiro, mas nem mesmo uma revoada deles conseguirá interromper uma linha de produção do KC-390 adaptados pavimentar com bombas o futuro do país.

  3. Produto estratégico

      Não se irritem  nacionalistas, apenas entendam como o negócio funciona.

      Assim como o A-29, o KC-390 são produtos que exploram nichos de mercado – grandes – e especificos, de idéia e concepção brasileira, com a Embraer como “lead – contractor ” e a FAB como lançadora, tais produtos foram e são formatados com a colaboração, em contratos de risco, de varias empresas oriundas de muitos paises, como Israel, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, União Européia etc..

       O KC-390 – uma aeronave Embraer, constante do portfólio da Boeing, que o oferece como ” um tático compativel ao estratégico C-17 Globemaster III “-  é a unica aeronave capaz de romper o monopólio ocidental do C-130 XJ da Lockheed, a substituir as versões já ultrapassadas deste venerando avião ( as H, M etc..), ainda em operação ( + de 600 pelo mundo ).

  4. Entao, lembrando que a

    Entao, lembrando que a Embraer só conseguiu chegar neste patamar após ser privatizada…rs

    Eu particularmente sempre abominei a ideia de haver uma empresa como a Embraer privatizada pois considero que neste ramo se não existir VONTADE POLITICA voce nunca ira passar de um agregador e montador de avioes.

    Claro que não é pouco , se fosse haveria uma empresa dessa em cada naçao, mas a verdade é que falta um Universo de coisas para que o Brasil seja  na pratica um pais que fabrique aeronaves e nao apenas projete e ” monte ” elas.

    A encomenda da FAB ja da sinais da ” vontade ” do governo fortalecer o projeto, um pais continental como o nosso compra 23 aeronaves para serem entregues em 12 anos…

    Só o dinheiro gasto em alguns dos pequenos escandalos de currupçao poderia dobrar o numero de aeronaves.

    Uma força aerea de uma naçao como a nossa deveria dispor de miseravelmente 50 deles.

    E isso não é nenhuma fortuna que nosso pais nao possa arcar, mas é o velho modo de se fazer as coisas por aqui.

    Dia desses lí em um site de defesa que a Marinha ira modernizar 4 aeronaves do tipo Grumman C 1 Traker ( avioes projetados em meados dos anos 50 ) bimotores voltados a ASW e talves AEW , e dever receber essa quantia ridicula depois de 2 ou 3 anos.

    No mesmo periodo de tempo a USAF devera recebem + de 100 novos avioes reabastecedores para substituir os antigos KC 135 ( versao militar do 707 ) e KC 10 extender.

    E tudo tão ridiculo…rs

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