Brasil terá satélite para levar internet a municípios em áreas de difícil acesso

Sugerido por Gão

Do blog do Planalto

Brasil terá satélite que permitirá levar internet de qualidade a municípios em áreas de difícil acesso

Conversa com a Presidenta

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (5), em sua coluna semanal, que o governo federal já está em fase final para contratar a construção e o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Ao responder pergunta de Wilson Santos, 27 anos, microempreendedor individual de Nova Iguaçu (RJ), a presidenta afirmou que o satélite complementará a rede terrestre da Telebrás e permitirá levar internet de qualidade a municípios localizados em áreas de difícil acesso.

“O satélite vai atender às necessidades do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), melhorando significativamente a oferta e a qualidade da internet, atendendo também às necessidades das comunicações estratégicas civis e militares do governo brasileiro. Para o Plano de Banda Larga, o satélite complementará a rede terrestre da Telebrás e permitirá levar a internet de qualidade a municípios localizados em áreas de difícil acesso, aonde não conseguimos chegar por via terrestre com fibra ótica”, afirmou.

Segundo a presidenta, para a segurança das instalações e das informações, os centros de controle do satélite geoestacionário ficarão em instalações militares e serão operados, conjuntamente, pelo Ministério da Defesa e pela Telebrás.

“Na área da Defesa, um dos projetos beneficiados com essa expansão da capacidade de comunicações por satélite será o Sisfron, sistema de monitoramento das fronteiras terrestres. O governo está investindo no projeto cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo a montagem e lançamento do satélite, seguros e as plataformas terrestres. Esse projeto prevê ainda o lançamento de mais dois satélites. Com estas ações, Wilson, vamos aumentar a segurança das comunicações e da troca de dados entre os órgãos públicos, nas redes do governo, além de massificar o acesso à internet no âmbito do Plano de Banda Larga”, disse.

Na coluna, Dilma também reafirmou que o programa Mais Médicos está tornando realidade o Pacto pela Saúde, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos à população e acelerando os investimentos em obras e na compra de equipamentos.

“Nesta semana estão chegando novos profissionais e, com eles, o Mais Médicos terá 3.664 médicos. Eles estarão atuando nas periferias das grandes cidades, nas médias cidades, no interior, em todas as regiões do país, mas com prioridade ao Norte e Nordeste, e atendendo também distritos indígenas e à nossa população quilombola. Serão mais de 12 milhões de brasileiros beneficiados por esses profissionais. Até o fim deste ano o número subirá para mais de 6.600 médicos, cobrindo cerca de 23 milhões de pessoas”, disse.

http://blog.planalto.gov.br/brasil-tera-satelite-que-permitira-levar-int…

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Medida na direçao certa; só nao gostei do controle pelo Exército

    É perigoso deixar nas maos deles, e dentro das instalaçoes deles. Se houver outro golpe, a vigilância será total… 

      1. Nao é preciso ser uma coisa ou outra…

        Que mania as pessoas têm de colocar as coisas em termos binários! Poderia ser feito por brasileiros e no Brasil, até com ajuda de técnicos do Exército e da ABIN, mas nao nas instalaçoes deles e sob controle SÓ deles. 

  2. Depois dos PACs desempacarem,

    Depois dos PACs desempacarem, depois das seis mil creches, depois do MCMV sair do papel,  depois de tantas inaguracoes de pedras fundamentais, depois que o Sao Francisco vazou, ate’ poderemos acreditar nesta nova promessa da ex-gerentona….

    Que piada hein Rafinha Bastos?

     

  3. PMDB Ataca Neutralidade na Rede

    Governo defende neutralidade da rede no Marco Civil da Internet

    Portal Brasil | 06/11/2013

    Medida diz que provedores de conexão devem tratar igualmente quaisquer pacotes de dados na internet

    O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro Pereira, afirmou nesta quarta-feira (6) que considera fundamental a aprovação da proposta do marco civil da internet (PL 2126/11, apensado ao 5403/01) pelo Congresso e que o texto final deve inclui o princípio da neutralidade da rede.

    Durante comissão geral, no Plenário, ele destacou que a proposta se trata de uma Constituição da internet, que vai nortear outras regulamentações sobre o tema. “Hoje há confusão na regulação de inúmeros temas relativos à internet, tanto no Poder Legislativo, como no Poder Judiciário”, destacou. Segundo ele, hoje as decisões da Justiça sobre internet são contraditórias.

    O diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Nelson Simões, também apoiou a proposta por defender direitos de usuários e impor deveres aos provedores. Ele defendeu a neutralidade de rede, que, na sua visão, permite a inovação na internet e o crescimento da rede.
    Pelo princípio, os provedores de conexão devem tratar igualmente quaisquer pacotes de dados na internet, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação. “Se a rede deixar de ser neutra, gera-se desigualdade de oportunidade para todos”, disse.

    ***

    PMDB quer Marco Civil da Internet sem ‘neutralidade da rede’

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/11/1367604-pmdb-quer-marco-civil-da-internet-sem-neutralidade-da-rede.shtml

    Estratégia do PMDB é descartar todo o relatório do Marco Civil 

    http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35344&sid=4#.Un5WCXD1zfQ

    ***

    Participe

    A população pode participar do debate que ocorre neste momento, no Plenário da Câmara, com perguntas e comentários pelo Disque Câmara (0800 619 619) e pela sala interativa do e-Democracia.

    Fonte: Câmara dos Deputados

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador