Carro-voador inteligente pode chegar ao mercado em 2020

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 Terrafugia/Divulgação
 

A empresa americana Terrafugia está trabalhando em um protótipo de carro-voador inteligente que pretende colocar no mercado no início da década de 2020. A companhia com sede em Massachussets é a responsável pelo Transition, um carro com asas dobráveis aprovado pelo governo americano e cuja comercialização deve começar em 2015, por cerca de US$ 280 mil.

A nova investida da empresa é o TF-X, um misto de carro autônomo, helicóptero e avião. O veículo de fibra de carbono tem asas retráteis: elas ficam dobradas no solo e se abrem durante o voo. O carro decola verticalmente, utilizando hélices movidas a energia elétrica. No ar, as hélices se dobram. Segundo a empresa, o carro voador pode operar por um sistema de piloto automático.

A Terrafugia afirma que um motorista comum não levaria mais de cinco horas para aprender a operar o veículo. Segundo o Mashable, a empresa espera que, com uma produção em escala automotiva, o preço do veículo poderia ficar em pé de igualdade com carros de luxo.

O modelo que já está em estágio de produção da Terrafugia, o Transition, tem dois assentos, quatro rodas e asas retráteis. Para decolar, o veículo precisa de uma reta de cerca de 520 m. A empresa diz também que precisa trabalhar para tornar a aterrissagem mais suave.

Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. carro voador: proiba-se esse devaneio

     

    Já há carros voadores há muito tempo – são chamados de aviões. Há também os que decolam verticalmente – os helicópteros. Há ainda os que não voam – autocarros ou, popularmente, automóveis.

    Se controlar o tráfego aéreo atualmente já é complicado, como controlar milhões de carros voadores nas mãos de motoristas mal treinados ?

    Um choque ou falha mecânica no ar é bem mais complicado do que em terra – tem ainda uma queda de brinde. Não nas ruas, mas em cima de casas ou perdido num mato. Sem falar de uma rigorosa e caríssima manutenção e o alto consumo de combustível.

    Para o bem da segurança de todos, tripulantes e povo em geral, os atuais voadores só deverão operar em aeroportos e segundo rotas de voo determinadas com plano de voo registrado, e por pilotos com muitas horas de escola e treinamento.

    Já a bandidagem vai adorar essas máquinas.Para o transporte de drogas é perfeito, ainda mais aquele tipo helicóptero. Os lucros compensam largamente o preço do carro, bem mais barato do que um avião. E não precisa de pistas, além de fácil de esconder em qualquer barraco 3 x 4.

    Tem que se proibir este devaneio imediatamente. Já não bastam as motos ?

    Imagine o pessoal saindo de manhã do quintal das casas por tudo quanto é lado e voando para o centro da cidade no rush matinal: descer onde? E a fila, no ar? Não quero nem pensar na volta… 

    E à noite, carros voadores dando rasantes por cima das casas, batendo em prédios?

    Na melhor das hipóteses, somente a polícia e [equipes de] socorro podem dispor desses veículos e 

     ninguém mais por motivos óbvios.        

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador