Cientista brasileiro é cotado para o Nobel de Física

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Celso Grebogi, cientista, foi o único brasileiro mencionado na 2016 Thomson Reuters Citation Laureates, que prevê laureados desde 2002 para o Nobel. Ele é formado em Engenharia Químida pela Federal do Paraná (UFPR), fez mestrado e doutorado na University of Maryland (EUA) e pós-doutorado em Física, na área de Teoria de Sistemas Dinâmicos, pela Berkeley, na Califórnia (EUA). Agora atua na Escócia, sendo pesquisador da cátedra Sixth Century Chair em Sistemas Complexos e Não-Lineares da University of Aberdeen.

Junto com Edward Ott e James A. Yor,e, ele está sendo cotado para o prêmio pelo trabalho Método OGY, teoria de controle de sistemas caóticos, que virou referência na área.

Leia a matéria sobre o cientista brasileiro e seu trabalho a seguir.

do HypeScience

Renomado cientista brasileiro está entre os cotados para o Prêmio Nobel de Física

Formado em Engenharia Química em 1970 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o cientista Celso Grebogi é o único brasileiro mencionado na 2016 Thomson Reuters Citation Laureates, lista que já previu 39 laureados desde 2002. Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Física pela University of Maryland (Estados Unidos) e pós-doutor em Física, especializado em Teoria de Sistemas Dinâmicos, pela University of California at Berkeley (Estados Unidos), atualmente o pesquisador ocupa a cátedra Sixth Century Chair em Sistemas Complexos e Não-Lineares da University of Aberdeen, na Escócia.

Em co-autoria com Edward Ott e James A. Yorke, Grebogi está sendo cotado por ter descrito uma teoria de controle de sistemas caóticos, o Método OGY – em referência às iniciais dos cientistas. O ranking da Thomson Reuters aponta pesquisadores cujos avanços são renomados e exercem forte influência na comunidade científica nas áreas de Química, Física, Fisiologia ou Medicina e Economia. O impacto dos estudos é medido pela alta quantidade de citações que eles tenham recebido – apenas no Google Scholar, o brasileiro já foi citado mais de 31 mil vezes, recebendo mais de mil citações todos os anos desde 1995.

A semelhança inesperada entre as físicas quântica e clássica

O trabalho de Grebogi, Ott e Yorke desafiou a convicção científica de longa data que o caos era incontrolável e virou referência na área. A pesquisa do professor em dinâmica caótica combina métodos e técnicas analíticas com extensos experimentos computacionais de alta tecnologia. O objetivo é estabelecer princípios matemáticos básicos que cientistas e engenheiros possam aplicar em seus próprios campos. Seu trabalho atual concentra-se em biologia de sistemas, neurodinâmica, métodos para controlar o caos, a dinâmica dos sistemas espaço-temporais, processos ativos nos fluxos caóticos, sistemas dinâmicos quânticos relativísticos e nanossistemas – incluindo grafeno e sistemas opto-mecânicos.

O professor declarou que ele e seus colegas de equipe se sentiram honrados com a menção no 2016 Thomson Reuters Citation Laureates. “No entanto, ainda que estejamos muito satisfeitos de ser incluídos, é improvável que possamos competir este ano contra o experimento de gravidade feito no Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), a primeira detecção direta de ondas gravitacionais e um resultado muito aguardado desde a previsão de ondas gravitacionais de Einstein, em 1916”, poderou. “É um privilégio ter o nosso trabalho, que abriu toda uma nova área de pesquisa, mudando filosoficamente a nossa maneira de pensar sobre o caos, em companhia de tamanho avanço na física”.

Veja a formação das ondas gravitacionais que provaram que Eistein estava certo

Em reconhecimento por seu trabalho, que soma mais de 400 publicações e centenas de palestras em conferências, universidades e instituições de pesquisa, Grebogi recebeu vários prêmios e títulos. Entre eles os de doutor honoris causa da University of Potsdam (Alemanha) e da Le Havre University (França), professor honorário da University of Aberdeen (Escócia), da Xi’an University of Technology, da Lanzhou University e da Xi’an Jiaotong University (China). O curitibano é, ainda, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial das Ciências da Unesco, da Royal Society of Edinburgh, da American Physical Society e do Instituto de Física do Reino Unido. Na University of Aberdeen fundou, em 2009, o Instituto de Sistemas Complexos e Biologia Matemática, do qual é diretor, e foi co-fundador, em 2013, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

O Prêmio Nobel de Física será anunciado em 4 de outubro.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em maio de 1998 li um artigo,

    Em maio de 1998 li um artigo, que inclusive traz uma citação OGY (nº 43) no IEEE Signal Processing Magazine, o qual contribuiu, enormemente, para eliminar a confusão, que naquela época, eu fazia entre caos e processo estocástico. Caos é um processo determinístico derivado de equações diferenciais não-lineares (de ordem igual ou superior a três) com grande sensibilidade às condições iniciais. Assim, no máximo, está contido na infinidade mais baixa (caso de problemas não-lineares  com operadores de derivadas parciais “decentes”), a infinidade dos contáveis. Portanto, poderia ser tratado, exatamente, numa máquina de Turing de fita infinita (computador sequencial infinito em tempo infinito). Já os processos estocásticos mais gerais pertencem à infinidade das curvas (traçados?) num plano, que segundo Cantor, constitui uma infinidade ainda maior que o contínuo (que é por sua vez maior que a infinidade dos contáveis). Diante disso, considero “hopeless” obter-se, exatamente, mesmo o conjunto dos reais. Os números irracionais (que constituem a enorme maioria do contínuo) serão para sempre um mistério: ver A Mente de Deus de Paul Davies. É claro que os irracionais algoritmizáveis, como as raízes dos polinômios com coeficientes inteiros, constituem um conjunto muito pequeno dos irracionais e que são acessíveis por máquinas de Turing (nossos computadores atuais). Penso que nem a computação quântica será capaz (a não ser que seja uma máquina infinita) de conhecer a totalidade dos irracionais, visto que os computadores quânticos são baseados em estados no espaço de Hilbert, que são raios infinitos enumeráveis (infinito menor que o contínuo).

    Roger Penrose em seu livro: The Road to Reality, cap 16, estima que não existam processos infinitos no Universo de ordem maior que o contínuo. Gosto muito de especular que não existem processos estocásticos no Universo, que tudo não passa de processos caóticos de ordem finita muito elevada, ainda mais se este é uma rede de espaço-tempo, spins, ou seja lá o que for… Neste caso, uma Máquina Quântica do tamanho do Cosmo poderia prever o comportamento do Universo, mesmo deixando livres as condições iniciais…  

    1. Ja cobri isso tudo antes!

      “Os números irracionais (que constituem a enorme maioria do contínuo) serão para sempre um mistério: ver A Mente de Deus de Paul Davies. É claro que os irracionais algoritmizáveis, como as raízes dos polinômios com coeficientes inteiros, constituem um conjunto muito pequeno dos irracionais e que são acessíveis por máquinas de Turing (nossos computadores atuais). Penso que nem a computação quântica será capaz (a não ser que seja uma máquina infinita) de conhecer a totalidade dos irracionais, visto que os computadores quânticos são baseados em estados no espaço de Hilbert, que são raios infinitos enumeráveis (infinito menor que o contínuo).

      Roger Penrose em seu livro: The Road to Reality, cap 16, estima que não existam processos infinitos no Universo de ordem maior que o contínuo”:

      Os processos estocasticos caem em contradicao consigo mesmos quando o assunto eh numeros primos, meu caro.  A razao eh simples, simplicissima:

      1

      10

      101

      1010

      11110

      100010

      1111110

       etc.

      Mas qual eh o resultado da multiplicacao de todos os integros mesmo (ou somente de todos os primos)?

      Eh igual aa raiz quadrada de menos 1, ou 100000000000…

      Que so existe dentro do grafo primo em relacao a uma direcao nos numeros primos, precisamente um desvio direcional de 45 graus (como eu o “desenhei” acima).

      Eu nao sei o que isso quer dizer:

      “irracionais algoritmizáveis, como as raízes dos polinômios com coeficientes inteiros, constituem um conjunto muito pequeno dos irracionais”:

      De acordo com o grafico dos numeros primos, toda raiz x e todo poder x eh exatamente igual a si mesmo.  A raiz quadrada ou x de 2 eh exatamente igual a 2 e nada mais.  (se ao menos procedimentalmente, nao faz diferenca por n razoes)

      E aqui entramos no pobrema de um milhao de dolares pois existe um premio enorme pra quem “provar” que nao existe uma cardinalidade entre aleph 0 e aleph 1. Ja discartei esse assunto anos atraz.  Sim, ta no lixo, eu o coloquei la e vai continuar la.

      A prova da existencia dessa cardinalidade EH MINHA, eh simples. e aparece ate mesmo no codigo SE, que tambem eh criacao minha (nao vou rever tudo isso sem parar de latir, sinto muito).  Quando NUMEROS tem INTENCAO (ou spin, como voce preferir), um bubble sort nao funciona se tudo estiver ao avesso, isso eh, “se o tempo fosse em direcao contraria”.  Por exemplo, “sabemos” do codigo SE que ele da errado com o anti-codigo SE!  E da errado crescentemente a cada poder de 2.  ACONTECE QUE…

      Acontece que O CODIGO DOS NUMEROS PRIMOS (e relembremos, ele eh random) nao deixa qualquer coisa escapar de si mesmo.  Portanto, se a multiplicacao de todos os integros eh igual aa raiz quadrada de menos 1, e o codigo continua exatamente o mesmo:

      (multiplicacao de todos os numeros eh igual a raiz quadrada de 1 ou a “unidade mais unidade”, e o que esse “unidade mais unidade esta suposto a ser, visualmente…  lembra os numerinhos que eu escrevi antes?  Aqui estao eles multiplicados por si mesmos):

      111111111111111111111111111111…

      1010101010101010101010101010…

      110110110110110110110110…

      101010101010101010101010101010…

      111101111011110111101111011110…

      100010100010100010100010100010…

      11111101111110111111011111101111110…

      etc.

      Mas…  espere la…

      Eu acabei de falar que ha um aleph entre aleph null e aleph one.  Aonde esta ele?

      O PRESENTE, idiotas!!!  O PRESENTE!

      Se a multiplicacao de todos os numeros previos resulta somente na raiz quadrada de menos 1 (que eh igual a uma desvio de direcao), e se ambos codigo SE e anti-codigo SE “ao fim dos tempos” necessariamente resultam em todos os codigos ordenados reversamente a 90 degraus desde o comeco ate o fim, entao necessariamente existe um aleph entre aleph null e aleph zero.  Ele NAO, repito NAAAOOO eh igual a um lugar, porem eh igual a um TENSO VERBAL.  (pelo menos de acordo com Einstein, que decidiu que o tempo eh a 4a dimensao!).

      Esse tenso verbal eh o presente.

      Mariano, eu ja cobri isso tudo antes e nao vou me preocupar em “explicar” mais:  nao se preocupe de comentar, eu ja sei do que estou falando e dispenso seus comentarios a respeito do meu inexistente “curriculo lattes” como voce ja tentou extrair antes desse medium aqui.

      Sorry.  Tou acima disso.

  2. Será?!…

    … que o Método OGY – Teoria de controle de sistemas caóticos, poderia ser aplicado na barafunda da política aqui da nossa aldeia Tupinambá?….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador