Empreendedores se dividem entre críticas e propostas para Start Up Brasil

Desde o lançamento do primeiro edital, em fevereiro deste ano, o programa Start Up Brasil tem recebido algumas críticas por parte do escossistema brasileiro de startups em relação a tradicionais problemas crônicos que impedem o desenvolvimento de empresas, em geral, e de tecnologias, em particular.

Para os novos empreendedores, qualquer possibilidade de investimento é bem-vinda, mas muitos se disseram preocupados com algumas exigências legais mínimas, como a abertura de um CNPJ para cada empresa inscrita, além de alguns protocolos que são comuns a qualquer concorrência, pública ou não. Já alguns mais experientes vêm levantando questões cruciais a respeito dos detalhes e do andamento do programa de incentivo.

Que medidas o poder legislativo pode promover para diminuir a lentidão e os entraves burocráticos para as empresas iniciantes?

– Quais medidas podem ser criadas para diminuir os custos e o tempo para abrir uma empresa?

– Há alguma alternativa à obrigatoriedade do CNPJ para participar de futuras seleções?

– Que tipo de incentivo fiscal o o governo pode oferecer para investidores e empreendedores?

Veja o que dizem empresas, empreendedores e o governo na reportagem abaixo:

Assim que o MCTI divulgou o primeiro edital do programa Start Up Brasil, em fevereiro deste ano, startups, investidores e outros membros do ecossistema de empreendimentos de tecnologia criticaram a tentativa de lidar com a informalidade e a falta de capacitação do empreendedor no país.

Em um mercado que precisa de incentivos, os dois editais geraram polêmica. De um lado, quem já está no mercado criticou a falta de medidas que facilitassem o dia a dia do empreendedor. Já para quem quer entrar nele, as reclamações foram dirigidas à burocracia, ao processo de abertura (ou fechamento) de empresas e à falta de incentivos fiscais – esta última já está em análise pelo MCTI e pelo Ministério da Fazenda, como adiantou, nesta terça-feira (16), o GGN.

Nenhuma das críticas é unânime, no entanto. Mesmo para quem lida com startups, a maioria delas gostou da iniciativa. Responsável por um programa de incentivo da Locaweb para um grupo entre 30 e 40 startups, cujo objetivo é estimular o empreendedorismo no país, Luis Carlos dos Anjos, gerente de marketing institucional da empresa, conta que as empresas iniciantes, de uma maneira geral, gostaram muito do programa. Se, por um lado, “é o primeiro passo do governo para incentivar o empreendedorismo”, ele conta, por outro, “[o incentivo financeiro é bom], mas não facilita as questões burocráticas; o processo para abrir uma empresas ainda é demorado”, acrescenta.

Burocracia

O governo diz que fez tudo o que estava ao seu alcance para tentar reduzir o atraso tecnológico e aumentar a competitividade das empresas nacionais em um mercado em que o custo de crédito é alto. O coordenador do programa Start Up Brasil no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Rafael Moreira, explica que as questões burocráticas não dependem apenas da pasta que representa.“Não é um problema para as aceleradoras, elas têm infraestutura para isso, serviços que levamos em conta na escolha”, explica.

O coordenador do programa conta que, para facilitar a vinda de profissionais e empreendedores internacionais, o MCTI fechou um acordo com o Ministério das Relações Exteriores, para garantir visto temporário por um ano. Se o projeto der certo, a aceleradora pode pedir visto de até três anos para empreendedores que deverão investir no mínimo R$ 150 mil no Brasil.

Um dos fundadores da Ilhasoft, startup que concorre a uma das cem vagas do programa de incentivo do MCTI, Leandro Neves acredita que a iniciativa é uma “tremenda oportunidade oferecida pelo governo federal porque oferece ajuda na contratação de mão de obra, o maior custo de uma empresa iniciante para garantir gente talentosa”.

O carro-chefe da startup é o CrowdMobi, um aplicativo que avalia a qualidade dos serviços de uma operadora de telefonia móvel oferecidos ao usuário. “Estamos empolgados, o edital foi simples, com um sistema de pontuação decrescente para os critérios de seleção, que foca primeiro no modelo de negócios e na solução“.

Formalidade

Uma das exigências do governo foi de que as startups sejam formalizadas com até três anos, parte da estratégia de incentivar empresas que já estão em um estágio de maturidade maior. “Você precisa rodar para ganhar indicadores e massa crítica”, explica Moreira, acrescentando que a visão do Brasil lá fora é a de um país com grande potencial, “mas que precisa lapidar seus diamantes, o modelo de negócios, a apresentação”.

Para Leandro Neves, da Ilhasoft, “o investimento público tem que ter algumas garantias, produtos que sejam selecionados para dar lucro, resultados, uma delas é o CNPJ”.

Em relação às críticas de que a iniciativa foi alvo, o especialista Yuri Gitahy, que participou das discussões para a criação do edital, com o governo e investidores e aceleradoras, diz que durante o processo “ficou nítido que jamais se chegaria a um modelo ideal”.

Jogo seguro

Ao avaliar o modelo brasileiro com os de outros países, Gitahy explica que é difícil comparar iniciativas diferentes. O Chile decidiu separar a fatia de um imposto para sustentar o Startup Chile. Os Estados Unidos criaram o Startup America, uma parceria público-privada com forte influência no legislativo, Singapura tem fortes incentivos para investidores, e dezenas de países da Europa e da Ásia têm programas fortes de integração entre startups, incubadoras públicas, parques tecnológicos e capital de risco.

“Dessa forma, o Brasil jogou seguro: criou um programa para se posicionar, mas com uma mecânica de funcionamento e origem de capital que não foge a sua tradição na política pública de fomento à inovação”, completa. Segundo ele, o sucesso da iniciativa vai depender da variedade de empresas aprovadas. “como a taxa de mortalidade de startups é de 90% no primeiro ano, o resultado do programa será totalmente diferente caso microempresass com negócios já provados também sejam aprovadas pelo edital”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador