Empresa cria óculos de realidade virtual usando impressão 3D

Jornal GGN – Um dos problemas ergonômicos do Oculus Rift, gadget de realidade virtual comprado recentemente pelo Facebook por US$ 2 bilhões, é o fone de ouvido, que é considerado volumoso demais.

Uma empresa resolveu criar sua própria versão de óculos de realidade virtual usando outra tecnologia em franca expensão: a impressão 3D. O Altergaze, segundo a empresa criadora, promete uma experiência de realidade virtual através do dispositivos iPhone ou Android.

Para Liviu Berechet Antoni, o criador do projeto do Altergaze, no futuro a tecnologia de realidade virtual poderá ser usada como uma forma de compartilhar e colaborar no mundo real. Ele cita como exemplo uma situação em que arquitetos poderiam apresentar os projetos para os clientes em uma simulação do projeto já construído.

“Eu sou um firme crente de que a realidade virtual deve ser usada como uma forma de conectar as pessoas, ao invés de isolá-las em seus próprios mundos virtuais”, afirma Antoni. “Muitas pessoas, quando se fala de realidade virtual, esperam ver uma simulação da realidade. Eu acho que a beleza dela realmente está nos mundos que estão longe da realidade quanto possível”, defende.

O novo acessório para ser usado com o telefone móvel foi construído utilizando uma série de camadas de borracha impressas por tecnologia 3D, com alguns parafusos e um par de lentes óticas – cada uma com campo de 110 graus de vista e, utilizando o giroscópio do próprio telefone, pode rastrear o movimento do aparelho em até nove eixos diferentes. Atualmente, o Altergaze está em campanha de financiamento coletivo pelo Kickstarter, já conseguindo quase a metade da meta de US$ 42 mil, ainda restando 29 dias para o fim da campanha.

Uma sacada diferente da empresa é que os próprios usuários poderão adicionar recursos ao projeto do óculos, por meio de modificações no arquivo de impressão 3D – em uma iniciativa de código-aberto (open-source). Assim, quem tiver uma impressora do tipo, poderá imprimir o seu próprio modelo do Altergaze. As modificações são feitas por meio de uma ferramenta de personalização existente no site do gasdget.

Com informações do Mashable.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador