Estudantes da USP vencem concurso mundial de inovação na aviação

Jornal GGN – Uma ideia criativa e sustentável. Uma equipe de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) venceu um concurso mundial promovido pela fabricante de aviões Airbus. A Equipe Levar levou o prêmio por um sistema de embarque e desembarque de bagagens no compartimento de carga dos aviões, que diminui o trabalho dos carregadores. Os brasileiros apresentaram uma solução de colchões de ar inspirada nos jogos de hóquei de mesa.

O segundo prêmio, de 15 mil euros, foi para a Equipe CLiMA, do Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, que apresentou proposta de desenvolver aviões movidos a uma mistura de combustíveis, produzida sustentavelmente com biometano líquido e gás natural líquido (Bio-LNG).

Realizado em cooperação com a Unesco, o Fly Your Ideas é uma competição bienal, que desafia estudantes de todo o mundo a desenvolverem ideias que tornem a indústria da aviação mais sustentável. A terceira edição do concurso teve a participação de 600 equipes de vários países, que submeteram suas propostas, respondendo a um dos seis desafios estabelecidos pela Airbus para a aviação do século 21. Mais de 60 assessores da Airbus avaliaram as propostas, pela qualidade, benefícios ambientais e pelo nível de inovação demonstrado pela equipe.  

Proposta inovadora

A etapa final aconteceu no início desta semana, numa linha de montagem da companhia, em Toulouse, na França, onde somente cinco equipes apresentaram seus conceitos inovadores a um júri presidido por Charles Champion, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus. A Equipe Levar convenceu o júri com uma apresentação muito bem feita, que deu vida à sua ideia.

Em entrevista à Unesco, Charles Champion disse que a solução da Equipe Levar foi “fantástica”, uma proposta “realmente inovadora”. “Eles tiveram uma visão ampla de como melhorar a indústria da aviação como um todo, não limitando suas ideias somente às aeronaves, mas também considerando as operações de solo e, por isso, são merecedores do prêmio”. Champion acrescentou que, de acordo com os estudantes, os passageiros poderão retirar suas bagagens 30% mais rápido e começar a usufruir mais cedo de seus feriados, e os transportadores de bagagens serão submetidos a um menor estresse físico.

Além do dinheiro do prêmio, os estudantes agora esperam receber em seu campus especialistas da divisão de inovação da Airbus, para uma semana de oficinas e de novos treinamentos, ainda este ano. Anunciada em uma cerimônia de entrega de prêmios na sede da UNESCO, em Paris, em 14 de junho, a equipe vencedora é composta pelos estudantes de design Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis e por Henrique Corazza, que estuda na Universidade Loughborough no Reino Unido.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador