Facebook vai aprender tudo sobre você a partir de suas fotos

Jornal GGN – Os usuários do Facebook enviam, diariamente, cerca de 350 milhões de fotografias para a rede social, número muito além da capacidade humana de observá-las e analisá-las. Por isso, a empresa de Mark Zuckernerg acaba de contratar Yann LeCun, especialista em aprendizagem de máquina e inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) da New York University ( NYU) como diretor do novo laboratório de AI do Facebook, em Astor Place, em Nova York.

“O movimento de Yann LeCun será uma etapa emocionante, tanto para aprendizado de máquina e para o Facebook, que tem uma grande quantidade de dados sociais únicas”, diz Andrew Ng, que dirige o laboratório de Inteligência Artificial de Stanford e liderou um projeto de aprendizagem profunda para analisar vídeos do YouTube para o Google.

“A aprendizagem de máquina já é usada em centenas de locais em todo Facebook, que vão desde a marcação de fotos até o ranking de artigos para o seu feed de notícias. Um melhor aprendizado de máquina será capaz de ajudar a melhorar todos esses recursos, bem como ajudar o Facebook a criar novas aplicações que nenhum de nós sonhou ainda”, explica.

O Facebook ainda não se manifestou a respeito do novo projeto, mas especialistas de outras empresas tentam explicar os passos da maior rede social do mundo. Aaron Hertzmann, cientista de pesquisa da Adobe especializado em visão computacional e aprendizado de máquina, diz que o Facebook pode querer usar a aprendizagem de máquina para ver que tipo de conteúdo faz com que os usuários o conteúdo fiquem mais tempo na rede. E acredita que novos algoritmos de aprendizagem profunda também podem ser úteis para analisar uma quantidade enorme de dados das fotos armazenadas no Facebook, que chegam próximo dos 250 bilhões de registros.

Saber o que está acontecendo

“Se você posta uma foto de si mesmo esquiando, o Facebook não sabe o que está acontecendo a menos que você marque-a”, diz Hertzmann. “O sonho da AI é a construção de conhecimento do mundo e saber tudo o que está acontecendo”. Para tentar tirar conclusões inteligentes dos terabytes de dados que os usuários dão livremente ao Facebook todos os dias, LeCun aplicará seus 25 anos de experiência refinando a técnica de inteligência artificial conhecida como “aprendizagem profunda”, que livremente simula o passo passo-a-passo do processo de aprendizagem hierárquica do cérebro.

Aplicado o método ao problema de identificar objetos em uma foto, a abordagem de aprendizagem profunda de LeCun emula o córtex visual, a parte do cérebro para onde nossa retina envia dados visuais para análise. Através da aplicação de um filtro de alguns pixels ao longo de uma fotografia, a primeira camada de software de processamento de LeCun procura por elementos visuais simples, como uma aresta vertical. Uma segunda camada de processamento implanta um filtro que está poucos pixels maior, buscando reunir as bordas em partes de um objeto.

A terceira camada constrói as peças em objetos, testados por centenas de filtros padrões para classificar objetos como uma “pessoa” ou um “caminhão”, até que a camada final cria uma rica cena visual em que as árvores, céu e prédios são claramente delineados. Através de técnicas de formação avançada, alguns filtros – poderão melhorar dinamicamente em corretamente identificar objetos ao longo do tempo.

Raciocínio em tempo real

Realizar rapidamente estas muitas camadas de filtragem repetitivas traz exigências computacionais maciças. LeCun, por exemplo, foi especialista por trás de um projeto de US$ 7,5 milhões financiado pelo Office of Naval Research para criar um pequeno robô voador capaz de viajar através de uma floresta desconhecida a 35 milhas por hora (MPH). Extra-oficialmente conhecido como “Endor.tech”, o robô será executado em um computador personalizado, conhecido como um FPGA, capaz de realizar cerca de um trilhão de operações por segundo.

O robô analisa 30 quadros por segundo de imagens de vídeo a fim de tomar decisões em tempo real sobre como voar através de uma floresta. Não é difícil supor, segundo especialistas, que algoritmos similares serão utilizados para “ler” os vídeos que você carrega no Facebook e identificar quem e o quê está presente na cena.

Em vez de segmentar anúncios para usuários com base em palavras-chave escritas em posts, os algoritmos que analisam um vídeo de, por exemplo, você na praia com alguns amigos. O algoritmo pode, então, aprender qual cerveja que você anda bebendo ultimamente, a marca de protetor solar que você usa, com quem você está saindo e até definir se, naquela ocasião, você estava ou não de férias.

Com informações do Popular Science

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Liberdade”

    “A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão.” Aldous Huxley.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador