Google completa 15 anos nesta sexta-feira

Jornal GGN – O que começou como um serviço de buscas na web, criado pelos desenvolvedores norte-americanos Larry Page e Sergey Brin, hoje se tornou uma das maiores empresas de internet do planeta, com dezenas de serviços como e-mail, mapas, imagens de satélite, plataforma para celulares e até dispositivos eletrônicos “vestíveis” com a ajuda da realidade aumentada. A gigante Google completa, nesta sexta-feira (27), 15 anos de existência com números cada dia mais impressionantes.

Segundo dados da própria empresa, são 100 bilhões de pesquisas mensais feitas pelo sistema de buscas. Para dar conta da demanda, a Google mantém uma varredura constante na web para catalogar dados de sites. São pelo menos 20 bilhões de sites catalogados diariamente para atualizar a base de dados e otimizar as buscas, que hoje somam 60 trilhões de endereços e 100 petabytes de volume de dados.

Em média, os resultados de uma busca precorrem, entre os servidores da empresa e o usuário, a distância de 2.400 quilômetros. Apesar do alto volume de buscas diárias, a empresa afirma que pelo menos 15% dos termos empregados nas buscas nunca foram pesquisados no Google antes. Hoje, a Google diversificou suas áreas de atuação em várias frentes. Uma delas é o armanezanento online de vídeos, por meio do YouTube. O upload diário é tão grande que apenas o número de vídeos em qualidade de DVD hospedados no Google somariam, ininterruptos, uma exibição de 4.000 anos.

O serviço dá conta de 146 idiomas em suas buscas, e pode traduzir 72 línguas diferentes – entre elas o latim, base de centenas de idiomas no planeta. Tanta sofisticação não acontece por acaso, e a empresa mantém aperfeiçoamentos constantes para garantir qualidade tanto nas buscas como nos demais serviços relacionados. Segundo a empresa, foram 119 mil aperfeiçoamentos no sistema de buscas apenas em 2012, ano em que também foram implementadas outras 10 mil modificações.

Tecnologia no Brasil

Pesquisas reais também são usadas para esse fim. No ano passado, as buscas feitas por internautas renderam 7.000 modificações no sistema. A empresa também mantém no Brasil, desde 2005, um centro de engenharia responsável por avaliar e implantar melhorias no sistema de buscas, com o trabalho de 100 engenheiros. O centro de engenharia fica em Belo Horizonte (MG), onde já foram investidos pela empresa US$ 150 milhões.

De acordo com a empresa, o centro brasileiro foi responsável, sozinho, por 17% dos 30 melhores aperfeiçoamentos do sistema de busca do Google feitos desde 2005. Cem por cento das buscas globais feitas diariamente no Google empregam tecnologias criadas no centro de engenharia de Belo Horizonte. Atualmente, o Google deslancha na plataforma móvel com o Android, que detém, desde o ano passado, 60% do mercado de smartphones. Ou seja, nove em cada dez telefones inteligentes vendidos no Brasil rodam a plataforma móvel da Google.

A empresa se prepara para lançar os óculos de realidade aumentada Google Glass, um dos dispositivos mais esperados do ano. Há a possibilidade de que os óculos sejam lançados apenas em 2014, mas enquanto os rumores sobre o lançamento não se confirmam, a empresa permanece criando novos aplicativos eletrônicos e abrindo sua plataforma para que desenvolvedores independentes façam suas próprias criações.

Com informações da Exame e do Google

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Feliz aniversario papai!

    Sinto muito pelo google, mas hoje é aniversario de meu pai e ele é, para mim, muito mais importante que esse sistema de buscas, ainda que esse santo-demônio google junto à internet tenha mudado as nossa vidas, meus parabéns vão para meu paizão! 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador