O investimento público em um New Deal verde

O investimento preventivo para reduzir as emissões atuais e futuras hoje é muitas vezes mais eficiente do que esperar para intervir até que o planeta tenha se aquecido.

do New Economics Foundation

Alterando as Regras Fiscais

Desbloquear o investimento público para um New Deal Verde

por Alfie Stirling, David Powell e Frank Van Lerven

A física da ciência do clima é clara. Enfrentamos mudanças irreversíveis no clima, na temperatura e nos níveis médios do mar, que podem se provar fundamentalmente incompatíveis com um futuro em que as sociedades humanas possam florescer.

Talvez pela primeira vez no Reino Unido, o reconhecimento da escala de mudança necessária começou a se tornar mainstream. O governo legislou para ‘Emissões de gases de efeito estufa Net Zero’ em 2050, seguindo o conselho de seus assessores oficiais sobre a política de emissões, o Comitê sobre Mudança do Clima (CCC). Atingir essa meta – que é significativamente menos ambiciosa do que as demandas de muitos ativistas climáticos e que talvez precisem ser antecipadas – exigirá a transformação em todos os setores de recursos e energia intensiva da economia, da geração de energia ao aquecimento, construção, indústria manufatureira e agricultura. Isso exigirá a maior mobilização de recursos em tempo de paz na história do país.

O financiamento comercial e o investimento serão fundamentais para uma transição bem sucedida, mas não será suficiente por si só. Nada nessa escala industrial e velocidade jamais foi alcançado antes sem o apoio financeiro direto do Estado. Até mesmo o Tesouro do Reino Unido reconheceu que os novos alvos da CCC não seriam credíveis sem planos para ‘Aumentar os gastos do governo’.

O nível geral de investimento público necessário para financiar tal transição é impossível de prever com precisão. O CCC estima um custo total de recursos para a transição de entre 1 e 2% do PIB por ano em média até 2050 – entre 20 e 25 bilhões de libras em termos 2019/20 (embora o Departamento de Negócios, Energia e Indústria estime são supostamente maiores) – o que terá que vir de uma mistura de finanças públicas e privadas. A participação das finanças públicas provavelmente precisará ser especialmente significativa e carregada na dianteira no curto prazo, com os principais benefícios para o meio ambiente e, portanto, para a sociedade aumentar de forma mais constante a médio e longo prazo.

Dada a velocidade e a escala de transição necessárias, as atuais regras fiscais (metas para dívida e empréstimos do governo) são um fator limitante real para financiamento público suficiente. Em ‘Tempos normais’, a dívida pública tem sido historicamente em torno de 1,3% do PIB por ano. No entanto, em meados da década de 2020, mesmo esse nível básico de empréstimos líquidos seria impedido pelas atuais regras fiscais do governo – sem falar do nível de empréstimo adicional necessário para uma transição industrial justa. O investimento público suficiente para apoiar a transição climática exigirá, portanto, cortes em outros lugares: exigindo compensações entre a saúde e o bem-estar da sociedade a longo prazo com os de uma economia e clima sustentáveis. Tendo em vista as crescentes pressões sobre os recursos públicos decorrentes do envelhecimento da população, as mudanças tecnológicas e a globalização, tais trade-offs provavelmente se mostrarão intoleráveis.

Mas como chegamos aqui? Essencialmente, as regras fiscais atuais pressupõem que a melhor época para usar os chamados ‘espaço fiscal’ (o espaço para novos empréstimos públicos antes do montante da dívida pública global apresentar riscos significativos para a economia) é sempre depois de uma crise já ter ocorrido. Mas com relação a evitar e mitigar uma emergência climática, essa suposição é totalmente inadequada. Em vista de um problema estrutural, e não temporário, o investimento preventivo para reduzir as emissões atuais e futuras hoje é muitas vezes mais eficiente do que esperar para intervir até que o planeta tenha se aquecido. As atuais regras fiscais orientam os formuladores de políticas a reter espaço para tomar empréstimos em reserva para o futuro, em vez de pedir empréstimos para investimentos preventivos hoje.

No Reino Unido, propomos que o Tesouro comece a trabalhar imediatamente sobre como definir novas metas fiscais a partir de uma análise mais sofisticada de como e quando usar o espaço fiscal. Para fazer isso de forma eficaz, será necessário o desenvolvimento de duas novas ferramentas analíticas:

O desenvolvimento de uma estrutura para avaliar, medir e prever ‘Espaço fiscal’ : definido em termos do limiar além do qual existe um risco significativo de efeitos econômicos adversos. Tal estrutura permitiria ao Tesouro avaliar de forma mais precisa (e mais responsável) o nível de espaço fiscal disponível para o Reino Unido em um determinado ponto no tempo.

Um método para conduzir uma forma de análise de custo-benefício de quanto espaço fiscal usar em um determinado ponto no tempo. Tal ferramenta permitiria que os formuladores de políticas avaliassem com precisão as implicações de reter o espaço fiscal em comparação com as implicações de empréstimos para investimento e, portanto, permitir que os políticos tenham uma opinião informada sobre a melhor combinação de intervenção fiscal ou prudência fiscal em um dado ponto. tempo, incluindo no que diz respeito aos riscos relacionados com o clima.

Também propomos uma cooperação mais explícita entre o Banco da Inglaterra e o Tesouro na gestão, maximização e implantação do espaço fiscal. Parte desse arranjo poderia fazer uso de um novo banco de investimento público (ou rede de bancos) – de agora em diante um banco de investimento nacional verde (GNIB) – para aumentar o crédito comercial para indústrias verdes. O GNIB poderia ser usado como um backstop contra a negligência política do governo na forma de subutilizar o espaço fiscal por razões ideológicas. Em circunstâncias excepcionais – como o governo não fornecer estímulo suficiente durante um grande choque econômico – o Banco da Inglaterra poderia delegar investimentos adicionais em empréstimos verdes ao GNIB, ao mesmo tempo em que compraria títulos do GNIB em mercados secundários para garantir isso. os empréstimos sempre poderiam ser financiados.

Este documento de trabalho do NEF foi adaptado de um ensaio escrito pelos mesmos autores para Commonwealth .

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador