Óculos inteligentes facilitam procedimentos clínicos em hospitais

Jornal GGN – Um novo modelo de óculos inteligentes, parecidos ao Google Glass, foram desenvolvidos especialmente para serem usados por médicos durante procedimentos clínicos. Por meio de uma tecnologia própria de visão em infravermelho, patenteada pela Epson, os óculos permitem que os médicos e enfermeiros possam visualizar com clareza as veias dos pacientes. A ideia é facilitar, por exemplo, a aplicação de cateteres para injeções de medicamentos, minimizando erros e dores nas pessoas.

Além disso, o dispositivo usa a tecnologia de realidade aumentada, de forma que os usuários podem visualizar informações virtuais, em tempo real, sobrepostas aos objetos. O médico pode, por exemplo, ver a atividade cardiovascular do paciente apenas olhando para ele por meio dos óculos. De acordo com Anna Jen, diretora de novos empreendimentos e novos produtos da Epson América, os óculos “melhora o conforto do paciente e a eficiência da enfermagem”.

Outro recurso do aparelho é a possibilidade de transmitir as imagens visualizadas para locais remotos via Bluetooth, Wi-Fi e conexão 3G, para que outros médicos possam ter acesso aos procedimentos que estão sendo realizados à distância. Os óculos também são equipados com alto-falantes para a realização de conferências entre profissionais de saúde e contam com capacidade de armazenamento de fotos e vídeos. O dispositivo também permite que o usuário possa visualizar até o prontuário do paciente.

De acordo com dados da empresa, os óculos inteligentes serão vendidos por cerca de US$ 10 mil no começo de 2014. O desenvolvimento dos óculos começou após a Epson não ficar satisfeita com as funcionalidades práticas do Google Glass, óculos de realidade aumentada da gigante de buscas que já vêm sendo usados área médica.

Com informações do Mashable.com

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador