Poli/USP lança laboratório multidisciplinar voltado para a inovação

Jornal GGN – A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) lançou novas iniciativas para oferecer aos alunos espaço físico e experiências de aprendizagem diferenciadas. Em busca de uma formação voltada para a solução de problemas, as ações envolvem competências de trabalho em equipe e de empreendedorismo, alinhada com as tendências mais modernas observadas nas universidades de ponta no mundo.

Desde o ano passado, os alunos de graduação da POLI/USP passaram a ter acesso ao novo InovaLab@Poli, um laboratório multidisciplinar aberto que pode ser utilizado pelos alunos para realizarem trabalhos nas mais diversas disciplinas. Geralmente o ensino de engenharia é ‘departamentalizado’. Mecânica é mecânica, civil é civil e produção é produção. O objetivo do novo laboratório é permitir a integração entre as diferentes áreas da engenharia e outras como, design, administração e arquitetura.

O InovaLab@POLI oferece uma sala de projetos equipada com diversos softwares, mesas e salas de reunião, impressoras 3D e oficina mecânica. Estão previstas ainda uma oficina eletrônica e uma sala de aula adaptável para trabalho em equipe.

A partir da experiência adquirida nesses meses do InovaLab@POLI, os professores e coordenadores do projeto Eduardo Zancul e Roseli Lopes propuseram a criação de uma nova disciplina de graduação, com abordagem multidisciplinar, focada em desenvolvimento de produtos inovadores. A disciplina prevê a participação de alunos de toda a USP, atuando conjuntamente. De acordo com os professores, serão 10 equipes, cada uma composta por 6 alunos, sendo 3 de engenharia, 1 de administração ou economia, 1 de design ou arquitetura e outro de alguma especialidade dentro da USP.

Essa composição de equipe, com diferentes perspectivas tem como objetivo criar soluções mais inovadoras e alinhadas com as necessidades da sociedade e do mercado. Durante o curso, os alunos aplicarão o Design Thinking para desenvolver soluções para problemas reais, trazidos por empresas e instituições. As soluções serão desenvolvidas e prototipadas no InovaLab@POLI.

Com informações de Ascom POLI/USP

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador