Produção industrial brasileira está menos concentrada

Jornal GGN – Ao longo da última década, a produção industrial brasileira está menos concentrada nas regiões Sul e Sudeste e já se faz mais presente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. De acordo com mapa divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estado de São Paulo foi o responsável pela retração da região, já que no Rio de Janeiro e Minas Gerais a participação produtiva aumentou.

O PIB industrial do Sul e Sudeste caiu 2,1 e 1,7% respectivamente. Enquanto isso, o Norte registrou aumento de 1,9, Nordeste 1,3 e Centro-Oeste 0,6%. Na análise por estado, São Paulo registrou a maior queda (-7,7%), seguido pelo Rio Grande do Sul (-1,2%), Paraná (-1%) e Bahia (-0,2%). Os que mais aumentaram o PIB industrial foram Rio de Janeiro (2,5%), Minas Gerais (2,2%), Tocantins (1,5%), Espírito Santo (1,2%) E Goiás (0,5%).

São Paulo ainda responde por 31,3% do PIB industrial brasileiro, mas para Renato da Fonseca, gerente de Pesquisa da CNI, a redução na participação tem relação com a saturação dos grandes centros, onde estão aumentando as dificuldades para se expandir. Para ele, as regiões menos industrializadas oferecem espaço para crescimento e um mercado consumidor formado recentemente pelo aumento da renda da população.

Na opinião de Renato, com uma recuperação futura da indústria – que nos últimos anos vem reduzindo sua participação no PIB brasileiro – a descentralização deve se intensificar ainda mais, devido ao “congestionamento nos grandes centros e dificuldade para expandir”. “Essas empresas estão procurando ou se aproximar de mercados consumidores ou o fornecimento de insumos. No Centro-Oeste, a razão de terem vindo, inicialmente, é o crescimento do agronegócio. Quando há crescimento, você começa a trazer mais demanda. Obviamente, incentivos também ajudam a empresa a se instalar”.

Com informações da Agência Brasil

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. as montadoras fugiram do

    as montadoras fugiram do sindicato do ABC, muitas outras empresas fizeram o mesmo, boa parte delas foram para cidades do sul de Minas, onde contam com sindicatos companheiros, beneficio fiscal e ficam proximas de São Paulo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador